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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado
uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
prática de gestão participativa, organização regrada da rotina escolar e o estabelecimento do planejamento de curso.
participação na construção do Projeto Pedagógico da escola, relacionamento unilateral com professores e criação de regras disciplinares.
definição de objetivos claros discutidos com a equipe escolar, respeito à diversidade e prática de gestão participativa.
organização do plano de trabalho para uma escola de qualidade, definição de objetivos claros e relacionamento de ordem com a comunidade.
prática da gestão participativa, elaboração de regras de conduta aos alunos e professores e organização das festas escolares para arrecadação de fundos.
É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.
O trecho acima nos leva a:
refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;
localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;
manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;
cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;
conhecer os amigos da escola e quem é do contra.
Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:
ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;
ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;
ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;
ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;
ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.
Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.
a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.
b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.
c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.
d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.
e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.
f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.
Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.
Somente a alternativa a está correta.
Estão corretas as alternativas b, d e f.
Estão corretas as alternativas b, c e f.
Estão corretas as alternativas c, d e f.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca do planejamento participativo.
Dado o caráter democrático do planejamento participativo, a presença de um coordenador ou mediador compromete ou invalida seu processo de elaboração.
A concepção de totalidade da realidade a ser transformada por meio das ações do planejamento é pressuposto estruturante desse método.
A neutralidade é característica fundante dos instrumentos gerenciais utilizados na avaliação externa das ações previstas no planejamento participativo.
A elaboração do planejamento participativo deve fundamentarse no princípio da centralidade do orçamento, para se assegurar a implementação bem-sucedida das ações nele previstas.
A formação de grupos homogêneos favorece a consecução das etapas do planejamento, pois inibe o aparecimento de conflitos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às concepções de gestão educacional, assinale a opção correta.
A concepção democrático-participativa privilegia a aquisição de qualificação e competência profissional e rejeita todo poder instituído.
A concepção funcionalista enfatiza a administração e o poder instituinte da escola.
A concepção autogestionária focaliza o vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social e a responsabilidade coletiva.
A concepção democrático-participativa privilegia a divisão técnica do trabalho escolar e a avaliação sistemática com finalidade pedagógica.
A concepção autogestionária enfatiza as relações interpessoais e as de subordinação.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,
o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
os conselhos de escola têm função deliberativa.
as decisões são centralizadas, e os espaços escolares são essencialmente coletivos.
o gestor escolar, indicado pelo poder local, zela pelos interesses da comunidade.
as relações entre os segmentos escolares estruturam-se horizontalmente.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Em relação ao princípio da adoção da gestão democrática nas escolas públicas, pode-se afirmar que
a construção coletiva da gestão escolar pressupõe precipuamente a atuação dos profissionais da Educação.
se impõe a instauração de um processo no interior da escola em que a alteridade esteja cotidianamente presente.
deve ser reconhecida a autonomia absoluta de que gozam as escolas na elaboração do seu Projeto Pedagógico.
a liberdade de cátedra, corporificada em cada plano de ensino docente, é plena e não deve ser desrespeitada, dado que a gestão pedagógica é mister próprio do professor.
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.
nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.
na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.
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