Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.

( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.

( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.

( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.

( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.

 A sequência correta é:

  • A.

    V,V, F, F,V.

  • B.

    F, F,V,V, F.

  • C.

    V, F,V, F,V.

  • D.

    V, F, F,V, F.

  • E.

    F,V, F,V, F.

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejamento Participativo pressupõe:

I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.

II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.

III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.

IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.

V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.

VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, IV e VI.

  • B.

    II, III, IV e VI.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    IV, V e VI.

Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que

  • A.

    a escola é um lugar separado da realidade; por isso, só pode admitir a participação, em sua gestão, de profissionais com formação específica para a atuação pedagógica.

  • B.

    é preciso que haja participação de todos os envolvidos no processo pedagógico, mas a tomada de decisão sempre será do diretor ou do gestor da escola.

  • C.

    não há órgãos deliberativos, na gestão participativa, apenas os consultivos.

  • D.

    a participação significa a atuação dos profissionais e dos usuários da educação na gestão da escola.

  • E.

    a escola não deve ser o lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.

À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica

  • A.

    promover a integração e a articulação entre a escola e a comunidade, com apoio e iniciativa do conselho da escola.

  • B.

    supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas da escola, bem como as atividades com os pais e a comunidade, e responder por todas essas atividades.

  • C.

    garantir a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares.

  • D.

    prestar assistência pedagógico-didática aos professores, por meio de observação de aulas, desenvolvimento de planos de ensino, práticas de gestão e desenvolvimento de competência reflexiva.

  • E.

    conferir e assinar documentos escolares, encaminhar processos e dar andamento aos expedientes da escola, em comum acordo com a secretaria.

Cada concepção de organização e de gestão educacional corresponde a um tipo de planejamento e de prática pedagógica próprios. Em uma instituição educacional em que prevaleça uma concepção interpretativa de gestão, as práticas educacionais refletirão

  • A.

    uma articulação das atividades diretivas com a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.

  • B.

    uma comunicação linear conjugada a uma crença no poder instituinte de um sistema de autogestão.

  • C.

    as decisões coletivas com eliminação de todas as formas de exercício de poder e de autoridade.

  • D.

    os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o normativo.

  • E.

    a prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar.

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