Lista completa de Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2011
Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.
( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.
( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.
( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.
( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.
( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.
A sequência correta é:
V,V, F, F,V.
F, F,V,V, F.
V, F,V, F,V.
V, F, F,V, F.
F,V, F,V, F.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.
Planejamento Participativo pressupõe:
I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.
II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.
III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.
IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.
V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.
VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, IV e VI.
II, III, IV e VI.
II, III e V.
I, II e III.
IV, V e VI.
Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que
a escola é um lugar separado da realidade; por isso, só pode admitir a participação, em sua gestão, de profissionais com formação específica para a atuação pedagógica.
é preciso que haja participação de todos os envolvidos no processo pedagógico, mas a tomada de decisão sempre será do diretor ou do gestor da escola.
não há órgãos deliberativos, na gestão participativa, apenas os consultivos.
a participação significa a atuação dos profissionais e dos usuários da educação na gestão da escola.
a escola não deve ser o lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.
À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica
promover a integração e a articulação entre a escola e a comunidade, com apoio e iniciativa do conselho da escola.
supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas da escola, bem como as atividades com os pais e a comunidade, e responder por todas essas atividades.
garantir a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares.
prestar assistência pedagógico-didática aos professores, por meio de observação de aulas, desenvolvimento de planos de ensino, práticas de gestão e desenvolvimento de competência reflexiva.
conferir e assinar documentos escolares, encaminhar processos e dar andamento aos expedientes da escola, em comum acordo com a secretaria.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Cada concepção de organização e de gestão educacional corresponde a um tipo de planejamento e de prática pedagógica próprios. Em uma instituição educacional em que prevaleça uma concepção interpretativa de gestão, as práticas educacionais refletirão
uma articulação das atividades diretivas com a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.
uma comunicação linear conjugada a uma crença no poder instituinte de um sistema de autogestão.
as decisões coletivas com eliminação de todas as formas de exercício de poder e de autoridade.
os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o normativo.
a prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...