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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Diante destes contextos e sob a ótica da Gestão Escolar Democrática, a Avaliação Institucional
é temida porque tem um caráter punitivo, depreciador e não valoriza as potencialidades de cada indivíduo. Ela parte de uma análise de indicadores que são construídos e definidos pelo sistema, em cima dos quais se atribuem notas. É uma inferência dos órgãos centrais, que vai na contramão da autonomia da escola.
é um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade visando à ratificá-la ou retificála. É um processo que possibilita o levantamento das demandas, isto é, de tudo aquilo que o grupo identifica como sendo um problema que afeta a todos. Entre os desafios educacionais que exigem tratamento institucional, é comum aparecerem problemas relativos aos trabalhos em grupo dos alunos, ao conselho de classe, à alimentação, à indisciplina, ao bullying, ao uso da internet, à comunicação com os pais e ao sistema de avaliação.
não deve ser confundida com a Avaliação Educacional, que trata especificamente da aprendizagem, currículo e desempenho escolar, pois a Avaliação Institucional é mais ampla e abrangente, refere-se ou trata de políticas, das instituições, planos, programas e projetos, assim como das estratégias ou mecanismos utilizados para sua implementação nas unidades.
é a análise dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil/ MEC e de outros, pela própria instituição. Cada escola de Educação Infantil deve reunir a direção, os professores, as famílias e as entidades locais e discutir os elementos fundamentais que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua própria qualidade. A partir dessa conversa, e utilizando o documento, as instituições poderão mapear quais são os principais problemas e propor um plano de ação. Esta avaliação não é de uso exclusivo da escola, e a informação produzida por meio dela será divulgada publicamente, utilizada em rankings ou comparações entre instituições de ensino, para orientar a distribuição de verbas e a bonificação salarial.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Na escola Saber Partilhado, cada professor, funcionário e membro da equipe gestora atua de modo cooperativo e em prol da Educação como um todo. As tarefas são definidas, mas não há o predomínio da hierarquização. Aqueles que têm maiores habilidades em determinadas situações, lideram; a liderança não fica apenas concentrada na equipe gestora, todos assumem esse papel em algum momento. Refletindo sobre gestão democrática e trabalho em equipe, é correto afirmar que
o trabalho em equipe está pressuposto em qualquer atividade organizada na escola, por isso não é preciso reforçá-lo ou incentivá-lo.
só é significativo o trabalho em equipe em algumas situações. Às vezes, algumas pessoas não gostam ou não trabalham bem em equipe, nesse caso, quem prefere trabalhar em equipe, pode fazê-lo e quem não gosta é melhor que não o faça para evitar desentendimentos ou conflitos.
as discussões com o grupo de professores podem possibilitar trocas e reflexões interessantes e tornar o ambiente estimulante, contudo é preciso que cada um tenha suas responsabilidades e tarefas concretas e atue individualmente nas situações cotidianas.
a equipe que age verdadeiramente junta ou colabora com o mesmo trabalho faz parte de um sistema coletivo e, para tal, renuncia voluntariamente parte de sua autonomia.
Segundo Libâneo, uma escola que adota o modelo burocrático de gestão possui algumas características. Analise as afirmativas sobre este modelo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Espírito de equipe
( ) Decisões centralizadas
( ) Relações informais
( ) Ausência da comunidade
Assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo que permite a participação da comunidade na gestão participativa da escola:
Associe as atribuições do gestor escolar, relacionados na coluna da esquerda, com os respectivos tipos de gestores, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Analise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.
II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho.
III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.
IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional.
V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnicocientífica.
O plano de gestão escolar é
I. condição de garantia da autonomia da escola.
II. planejamento de ações individuais do gestor.
III. documento de identidade da escola.
IV. retrato do projeto coletivo.
V. burocracia inerente ao diretor.
Está correto o apresentado APENAS em
I, III e IV.
I, II e III.
III, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
O conselho de classe/série consiste em um
colegiado que tem como objetivo maior avaliar como a escola vem desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem.
dispositivo utilizado ao final do processo de avaliação dos alunos com problemas de aprendizagem.
espaço criado pelos diretores de escola para participar dos processos de avaliação dos alunos da escola.
recurso usado pelos professores para resolver questões relativas a comportamento e relacionamento com as turmas.
espaço democrático criado na escola para socializar com os alunos os resultados da avaliação da aprendizagem.
A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de
não interferência, já que o grêmio deve ser iniciativa dos alunos.
apoio, com a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar.
controle, pois os alunos do ensino fundamental precisam disso constantemente.
tutela, já que os alunos precisam se adaptar ao projeto pedagógico da escola.
não apoio, pois as experiências de grêmio estudantil acabam em conflitos com a gestão.
Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:
I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.
II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.
III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.
IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.
V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.
As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em
I, II e III.
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, II e V.
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