Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a elaboração de um projeto de pesquisa, NÃO faz parte do desenho da investigação a

  • A. elaboração de questões, do problema e dos objetivos de pesquisa
  • B. construção dos instrumentos para levantamento dos dados
  • C. apresentação dos resultados obtidos e sua aplicação prática
  • D. definição do quadro teórico e do referencial metodológico
  • E. revisão de literatura e o levantamento bibliográfico

  • A. a transposição didática das ciências como conhecimentos escolares.
  • B. a ausência de pesquisas no campo educacional.
  • C. a articulação entre as teorias e as práticas pedagógicas.
  • D. o fato de a educação não ser ciência, mas, sim, uma prática social.
  • E. o processo de profissionalização do magistério.

  • A. administração da escola
  • B. construção de políticas curriculares
  • C. formação continuada de professores
  • D. transformação das disciplinas escolares
  • E. elaboração do projeto político-pedagógico

Uma professora procura preparar suas aulas, considerando os conhecimentos que desenvolveu no seu curso de formação inicial. No entanto, ela percebe que também mobiliza outras aprendizagens, principalmente aquelas desenvolvidas nos cursos de formação continuada, na prática pedagógica com seus alunos, na troca com outros professores, nas atividades culturais de que ela participa e mesmo através da memória que mantém sobre professores quando era aluna na escola e na universidade. Esse conjunto de aprendizagens que essa professora mobiliza e vem desenvolvendo ao longo de sua profissão são os

  • A. saberes técnicos e empíricos
  • B. conhecimentos científicos
  • C. conhecimentos práticos
  • D. hábitos professorais
  • E. saberes docentes

Leia as proposições abaixo:

PROPOSIÇÃO I

O Conselho Escolar é um órgão colegiado responsável pela gestão da escola. E uma das prerrogativas deste órgão é promover a participação dos grupos representativos da escola em diversas atividades contribuindo para a efetivação da participação social da educação.

PROPOSIÇÃO II

Cabe ao Conselho Escolar manifestar-se sobre a proposta curricular da escola.

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. A Proposição II está correta, pois zelar pela proposta curricular da escola também é uma atribuição do Conselho Escolar.
  • B. A Proposição I está equivocada, pois o órgão colegiado responsável pela gestão da escola é o Caixa Escolar.
  • C. As Proposições I e II são faltas, pois ambas dizem respeito às atribuições do Conselho Municipal de Educação e não do Conselho Escolar.
  • D. Apenas a Proposição II está equivocada em suas considerações.

O “bullying” acontece tanto na infância como na adolescência, resultando em agressões físicas e verbais. E um dos trabalhos do profissional supervisor escolar é garantir que no ambiente escolar tal mazela não encontre espaço. De tal forma, pode-se apontar estratégia de combate ao “bullying” na escola:

  • A. Punir com expulsão ou suspensão temporária de aulas os agressores e vítimas do processo de “bullying”.
  • B. Caracterizar o “bullying” como falta gravíssima no regimento escolar, de forma a punir o agressor com expulsão da escola.
  • C. Coibir conversas e diálogos sobre o “bullying” no ambiente escolar, uma vez que assim ninguém saberá o que é e, não o cometerá.
  • D. Organizar projetos e ações educativas para combater o avanço do “bullying”, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade.

O conjunto de normas que regem as relações intra e extraescolares pode ser expresso:

  • A. No diário escolar.
  • B. No caixa escolar.
  • C. No plano de aula.
  • D. No regimento escolar.

Considerando as abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na abordagem qualitativa, o pesquisador procura aprofundar‐se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando‐os, segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito.

( ) As divergências entre as abordagens qualitativa e quantitativa refletem diferentes epistemologias, estilos de pesquisa e formas de construção teórica. Portanto, os métodos quantitativos e qualitativos, devido às especificidades de cada uma, se excluem.

( ) Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente.

( ) A pesquisa qualitativa ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação, e se apresenta como uma dentre as diversas possibilidades de investigação.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. V, V, V, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. V, V, F, V.

A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

  • A. I III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e V.

A instituição deve atribuir valores ao trabalho, caracterizar a importância de cada atividade, bem como definir o valor do profissional que irá executar atividades diversas. Avaliar o desempenho de um profissional requer um aprofundamento das necessidades da organização e o potencial apresentado pelo avaliado. Como participante do processo, o pedagogo reconhece o momento em que a avaliação deve ser feita utilizando instrumentos tais como os seguintes, exceto:

  • A. entrevistas.
  • B. observações com relato.
  • C. pesquisa de campo
  • D. comparações entre grupos e pessoas.
  • E. questionário.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...