Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A docência não é mais uma profissão com função de transmissão de conhecimentos como fora antes. À vista disso, a formação de um professor crítico deve voltar-se ao

  • A. preparo metodológico de sequências didáticas, visando a uma aula mais eficiente e produtiva.
  • B. estudo dos conhecimentos teóricos que embasam a disciplina que irá ministrar nas suas aulas, para assim obter maior competência em sua prática educativa.
  • C. exercício da reflexão coletiva, que possibilite uma efetiva participação na análise, na compreensão e na proposição do conteúdo e do processo de seu trabalho.
  • D. desenvolvimento de temas geradores escolhidos a partir dos assuntos de maior relevância em sua disciplina.
  • E. aprendizado de técnicas motivacionais que levem o aluno a ter prazer em estudar e apresentar maior rendimento nas aulas.

vaA escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais. Para a inversão desse quadro, é preciso

I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.

II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.

III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.

IV. promover ações afirmativas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II e III.

Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola

  • A. permitirá que seus pais reconheçam sua capacidade de estudar e, assim, obter um trabalho mais qualificado.
  • B. será capaz de profissionalizar-se e, consequentemente, conseguir sua inserção no mercado formal de trabalho.
  • C. poderá ter um certificado que irá permitir obter um emprego e, assim, melhor contribuir com a renda familiar.
  • D. irá obter auxílio da equipe pedagógica para aprender a lidar melhor com sua situação de pobreza.
  • E. terá acesso à informação, ao ensino e poderá, portanto, ter a compreensão da sua condição de explorada e lutar contra essa situação.

Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos

  • A. mostram uma clara preocupação em corrigir as injustiças sociais.
  • B. indicam a necessidade de políticas compensatórias na área da alfabetização.
  • C. demonstram a importância da assistência aos pobres e muito pobres.
  • D. apontam para a exigência de políticas assistencialistas.
  • E. denunciam a desigualdade socioeconômica brasileira e a exclusão do analfabeto.

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

  • A. deve escolher a cultura que mais se aproxima da maioria de seus alunos, visando a um tratamento democrático.
  • B. é obrigada a equilibrar os diferentes valores dessas diferentes culturas para atender igualmente a todos os alunos.
  • C. precisa colocar-se aberta às diversas culturas existentes nos grupos de alunos.
  • D. necessita perceber qual é a melhor cultura para, assim, poder contribuir com um ensino de qualidade.
  • E. exige a definição de qual cultura propicia uma melhor aprendizagem.

Uma prática pedagógica inclusiva é aquela:

  • A. Em que o professor acredita na capacidade dos alunos, com exceção dos alunos especiais, e que encontra maneiras de fazer com que superem os desafios escolares.
  • B. Em que o professor prioriza os testes, provas e exames, pois sabe que esses métodos de avaliação são fundamentais para analisar o potencial de cada aluno.
  • C. Em que o professor acredita que todos os alunos podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária, dentre elas as crianças com deficiência física.
  • D. Em que o professor avalia seus alunos de forma única e objetiva.

Possuir habilidade para gestão de pessoas é um requisito essencial para profissionais que ocupam cargos de liderança. Sendo assim, no que se refere às habilidades necessárias para um bom gestor, assinale a alternativa correta:

  • A. Deve saber ouvir, para que possa enfatizar o estilo de gestor autocrata.
  • B. Deve saber se impor aos seus subordinados de forma autoritária.
  • C. Deve saber delegar, para tornar uma equipe participante, responsável e criativa.
  • D. Deve centralizar o poder, pela relação mandar x obedecer.

Buscar uma escola de qualidade é tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico, como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno, durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios. Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Concepção Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente.

( ) Articulação de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do raciocínio e da memorização.

( ) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados.

( ) Ação do diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do projeto políticopedagógico da instituição.

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, F, V, F
  • D. V, F, V, V

No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.
  • B. Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.
  • C. Práticas de gestão participativa.
  • D. Capacidade de liderança dos dirigentes.

É na própria escola que o preconceito e a exclusão aparecem. São formas de um orientador educacional promover diversidade cultural e inclusão social no ambiente escolar junto ao corpo docente, exceto:

  • A. Incluir no currículo escolar matérias que contem a origem de diferentes culturas resgatando os conceitos humanitários e mudar as expressões de conceitos sobre os afrodescentes na escola.
  • B. A diversidade cultural e a inclusão social são questões pontuais e fragmentadas, por isso, é preciso superar todas as fronteiras e abrir espaços para a qualidade na educação brasileira, priorizando ações educativas tradicionais em detrimento de currículos culturais.
  • C. Pensar e discutir essas questões relacionadas à diversidade cultural e inclusão social, uma vez que os problemas são os mesmos para todos, ou seja, temos que aprender a conviver juntos, começando pela escola.
  • D. Buscar promover a diversidade e inclusão na própria sala de aula, com conhecimento formal de diferentes comunidades culturais, de diversas origens.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...