Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

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Com relação aos tipos de liderança e aos mecanismos de participação, julgue os próximos itens. Os três estilos básicos de liderança — autocrática, democrática e laissez faire — são definidos com base no comportamento do líder nos grupos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes a liderança e relações humanas no trabalho. Nas relações de trabalho, o líder assume destaque na organização e passa a ser um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes a liderança e relações humanas no trabalho. Independentemente das perspectivas teóricas sobre liderança, há um consenso de que esse fenômeno é grupal e envolve influência multidirecional para o alcance dos objetivos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a educação, treinamento e desenvolvimento humano, julgue os próximos itens. É correto afirmar que os papéis da escola e da empresa estão bem definidos, na atualidade, de forma que a escola prepara os indivíduos para o mundo do trabalho e, à empresa, reserva-se o papel de executar os objetivos empresariais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a educação, treinamento e desenvolvimento humano, julgue os próximos itens. Atualmente, o papel do profissional de treinamento e desenvolvimento é oferecer treinamentos às diferentes áreas da corporação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a educação, treinamento e desenvolvimento humano, julgue os próximos itens. Entende-se por treinamento aquele tipo de atuação cujo foco é imediato, já a educação é constante e permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A presença de grupos e equipes de trabalho tem sido uma constante no ambiente laboral. Um professor de pedagogia empresarial explicou corretamente aos seus alunos que:

  • A. a estruturação de equipes é o mais adequado para o trabalho nas organizações;
  • B. parte da efetividade do trabalho em equipe resulta de ela contar com pessoas com as competências necessárias;
  • C. o trabalho em equipe aumenta as chances de melhorar o desempenho e reduzir os conflitos;
  • D. equipes formadas por membros heterogêneos tendem a ser mais produtivas e harmônicas;
  • E. grupos de trabalho costumam ser mais eficientes do que equipes porque eles compartilham metas e identidades.

Um professor em um curso de pedagogia empresarial afirmou que “formação profissional compreende todos os processos educativos em escolas ou empresas que fornecem conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços”. Um atento aluno que estava na turma identificou que a frase apresentava uma definição restritiva do conceito de formação profissional, pois:

  • A. a natureza da formação profissional não é processual, já que a formação é um período específico da vida que antecede o ingresso no mercado de trabalho;
  • B. a ligação com o sistema educacional é tênue, sendo comum encontrar educação profissional apenas nos cursos de nível técnico que ainda são raros no Brasil;
  • C. a formação profissional não compreende todos os processos educativos relacionados à produção de bens e serviços, mas sim os processos iniciais de carreira;
  • D. a formação profissional não deve fornecer conhecimentos prontos, mas permitir que o indivíduo adquira e desenvolva conhecimentos;
  • E. os conhecimentos da formação profissional não se caracterizam como técnicos e operacionais, uma vez que a fase de formação antecede as experiências laborais.

A Sra. Marcelina foi convidada para trabalhar como pedagoga em uma organização de grande porte. Tendo atuado muitos anos em escolas de cursos livres de formação profissional, a Sra. Marcelina entendeu que o contexto organizacional tem características que lhe são próprias e, portanto, oferece desafios diferenciados para os profissionais. Para atuar bem em sua nova missão, ela decidiu estudar as responsabilidades do pedagogo empresarial e identificou na literatura da área que, embora não haja uma “receita” para atuar como pedagogo, há algumas diretrizes que favorecem o cumprimento das responsabilidades do pedagogo no ambiente corporativo, entre elas:

  • A. trabalhar mais na direção dos objetivos particulares da empresa do que na direção dos objetivos sociais;
  • B. promover mais a reflexão teórica das ações de educação corporativa do que as ações práticas;
  • C. priorizar mais os cursos com instrutores internos do que os cursos com instrutores externos;
  • D. fornecer feedbacks acerca das aprendizagens necessárias a cada funcionário mais por escrito do que verbalmente;
  • E. investir mais em ações de aprendizagem formal do que ações de aprendizagem informal.

Desenvolver relações humanas no ambiente de trabalho a partir de dinâmicas de grupo permite criar um espaço psicossocial alternativo, que pode ser muito útil para construir interações entre pessoas e áreas das empresas. São características da dinâmica de grupo:

  • A. clima de confiança mútua e treinamento em técnicas de ataque e defesa;
  • B. compartilhamento de pensamentos e adesão a uma tarefa comum;
  • C. consideração pelo outro e desenvolvimento de fórmulas de cortesia;
  • D. redução das diferenças individuais e aprendizagem de novas maneiras de agir;
  • E. valorização da integração grupal e adoção de condutas normativas.
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