Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Partindo de uma visão progressista de educação, que prega o trabalho coletivo no interior da escola, nada mais é feito de maneira aleatória na escola, nada mais é improvisado; tudo passa a ter significado. A esse respeito, assinale a alternativa correta que pontua o papel do supervisor.
A formação do supervisor para atuar nessa perspectiva não pode romper com as teorias tecnicistas, reforçando a ação tecnicista e fragmentada do trabalho escolar.
Não cabe ao supervisor viabilizar articulações no processo ensino-aprendizagem, discutir e avaliar a qualidade dos conteúdos trabalhados e tudo o que faz parte do trabalho pedagógico na sua totalidade.
Para o supervisor, intelectual comprometido com a transformação social, pensar a escola concreta é ponto estratégico.
O trabalho pedagógico do supervisor, na perspectiva progressista, está descomprometido com a construção de uma sociedade democrática.
O supervisor progressista valoriza não mais um conhecimento que nasce da relação orgânica com a realidade concreta, mas a informação propagada, recebida dos órgãos hierarquicamente superiores.
O supervisor deve constituir-se um sujeito de mudanças para a instituição onde atua e para os professores, deve manter um diálogo mútuo favorecendo o crescimento de todos e, consequentemente, da escola e de seus alunos. Nesse sentido, ele tem um importante papel na organização do trabalho pedagógico e na formação continuada. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A supervisão é o processo pelo qual se orienta a escola como um todo, para a consecução de suas finalidades.
Não é dever do supervisor proporcionar a possibilidade de uma melhor formação aos professores.
Um projeto de formação continuada deve ter apenas a perspectiva de analisar os conhecimentos dos profissionais da educação, não provocando mudanças de conceitos.
A formação continuada faz sentido independentemente da valorização individual; é possível aperfeiçoar o professor que não quer crescer. O diferencial estará na capacidade de convencimento do supervisor.
A organização do trabalho pedagógico já está estruturada no projeto político pedagógico da escola, não dependendo da ação de supervisão.
O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais profícuo para o alcance das novas finalidades da educação escolar, porque a natureza do trabalho na escola, que é a produção do humano, é diferente da natureza do trabalho em geral na elaboração de outros produtos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O trabalho coletivo geralmente é descrito pelos estudiosos da educação como uma tarefa simples.
A sociedade moderna acostumou-se a formas de vida individualista que cultuam o trabalho coletivo.
O modo de produção capitalista ignora o trabalho coletivo.
A cooperação é um fator de instabilidade na liderança escolar.
O trabalho coletivo favorece formas de resistência à dominação.
A preocupação com a melhoria da qualidade da educação levantou a necessidade de descentralização e de democratização da gestão escolar e, consequentemente, a participação tornou-se um conceito nuclear. A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas que analisam situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.
A participação tem como característica fundamental a força de atuação consciente, pela qual os membros de uma unidade social (de um grupo, de uma equipe) reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica, da cultura da unidade social.
Executar uma ação não significa ter parte, ou seja, responsabilidade sobre a ação, só será seu sujeito quem puder decidir sobre ela.
A participação é fundamental para garantir a gestão democrática da escola, pois é assim que todos os envolvidos no processo educacional da instituição estarão presentes, tanto nas decisões e construções de propostas, quanto no processo de implementação, acompanhamento e avaliação.
Diante das perspectivas de inovação da atualidade, o papel do supervisor escolar deve representar uma figura de inovação. A esse respeito, assinale alternativa correta.
A ação supervisora é independente da dos demais especialistas em educação (orientador escolar, secretário escolar e administrador escolar).
Ao supervisor cabe apenas conhecer e dominar os conteúdos lógico-sistematizados do processo de ensinar e aprender.
Hoje ainda é admissível manter as políticas de submissão, em que a estrutura escolar se submete aos interesses da classe dominante.
A nova realidade denota que a função do supervisor educacional assume um parecer diferente do que era conceituado na escola tradicional.
O supervisor escolar possui um conhecimento abrangente a respeito das atividades de quem ensina e das formas de encaminhá-las, considerando que as condições de existência dos que aprendem é papel do professor.
As finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se nestas aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e de valores sociais importantes. A liderança é, pois, mais uma função do que um cargo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os líderes de uma instituição de ensino devem estar autorizados pela hierarquia escolar.
A liderança deve ser papel exclusivo do supervisor.
O papel de liderança está a serviço da manutenção do autoritarismo e do bom funcionamento da escola.
Nas estruturas orgânicas e horizontais, as lideranças são divididas entre os vários papéis e as funções.
A liderança está ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas.
Uma mudança paradigmática da organização e da gestão centrada nos modelos racional-funcionalistas para um paradigma de organização e gestão escolar interacionista não requer somente uma mudança individual [...] a mudança tem que ser institucional Kenneth Zeichner (2000,p.15). Isso implica:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, julgue os próximos itens.
As associações de pais e mestres (APM) são exemplos de conselhos escolares.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, julgue os próximos itens.
Os colegiados escolares devem ser formados exclusivamente por professores e direção da escola.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
Com relação às estruturas da escola apresentada no texto, assinale a opção correta, acerca das configurações organizacionais.
A estrutura simples é uma configuração característica de grandes organizações, que contam com uma forte liderança exercendo autoridade de maneira informal, através de uma supervisão direta, em que a tecnoestrutura é convocada para avaliar e coordenar o centro operacional.
A burocracia mecanicista é caracterizada pela dependência da estrutura hierárquica definida pelo organograma, na qual os fluxos são altamente regulados e a informação percorre a organização sempre de uma maneira formal, impedindo a padronização dos processos de trabalhos e resultados.
Uma estrutura divisionalisada pressupõe um vértice estratégico como o órgão de poder central, tal qual o Ministério da Educação, o qual subdivide-se em diferentes departamentos (delegacias regionais de ensino), que ao dispersarem as funções operacionais, minimizam a interdependência entre as divisões.
A inexistência de uma tecnoestrutura realça as características da escola como uma burocracia mecanicista, sendo que o papel de analisar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos está entregue aos professores, dentro da sala de aula, ou em alguns casos ao corpo docente nas reuniões de conselho pedagógico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...