Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Partindo de uma visão progressista de educação, que prega o trabalho coletivo no interior da escola, nada mais é feito de maneira aleatória na escola, nada mais é improvisado; tudo passa a ter significado. A esse respeito, assinale a alternativa correta que pontua o papel do supervisor.

  • A.

    A formação do supervisor para atuar nessa perspectiva não pode romper com as teorias tecnicistas, reforçando a ação tecnicista e fragmentada do trabalho escolar.

  • B.

    Não cabe ao supervisor viabilizar articulações no processo ensino-aprendizagem, discutir e avaliar a qualidade dos conteúdos trabalhados e tudo o que faz parte do trabalho pedagógico na sua totalidade.

  • C.

    Para o supervisor, intelectual comprometido com a transformação social, pensar a escola concreta é ponto estratégico.

  • D.

    O trabalho pedagógico do supervisor, na perspectiva progressista, está descomprometido com a construção de uma sociedade democrática.

  • E.

    O supervisor progressista valoriza não mais um conhecimento que nasce da relação orgânica com a realidade concreta, mas a informação propagada, recebida dos órgãos hierarquicamente superiores.

O supervisor deve constituir-se um sujeito de mudanças para a instituição onde atua e para os professores, deve manter um diálogo mútuo favorecendo o crescimento de todos e, consequentemente, da escola e de seus alunos. Nesse sentido, ele tem um importante papel na organização do trabalho pedagógico e na formação continuada. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A supervisão é o processo pelo qual se orienta a escola como um todo, para a consecução de suas finalidades.

  • B.

    Não é dever do supervisor proporcionar a possibilidade de uma melhor formação aos professores.

  • C.

    Um projeto de formação continuada deve ter apenas a perspectiva de analisar os conhecimentos dos profissionais da educação, não provocando mudanças de conceitos.

  • D.

    A formação continuada faz sentido independentemente da valorização individual; é possível aperfeiçoar o professor que não quer crescer. O diferencial estará na capacidade de convencimento do supervisor.

  • E.

    A organização do trabalho pedagógico já está estruturada no projeto político pedagógico da escola, não dependendo da ação de supervisão.

O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais profícuo para o alcance das novas finalidades da educação escolar, porque a natureza do trabalho na escola, que é a produção do humano, é diferente da natureza do trabalho em geral na elaboração de outros produtos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O trabalho coletivo geralmente é descrito pelos estudiosos da educação como uma tarefa simples.

  • B.

    A sociedade moderna acostumou-se a formas de vida individualista que cultuam o trabalho coletivo.

  • C.

    O modo de produção capitalista ignora o trabalho coletivo.

  • D.

    A cooperação é um fator de instabilidade na liderança escolar.

  • E.

    O trabalho coletivo favorece formas de resistência à dominação.

A preocupação com a melhoria da qualidade da educação levantou a necessidade de descentralização e de democratização da gestão escolar e, consequentemente, a participação tornou-se um conceito nuclear. A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas que analisam situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.

  • B.

    A participação tem como característica fundamental a força de atuação consciente, pela qual os membros de uma unidade social (de um grupo, de uma equipe) reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica, da cultura da unidade social.

  • C.

    Executar uma ação não significa ter parte, ou seja, responsabilidade sobre a ação, só será seu sujeito quem puder decidir sobre ela.

  • D.

    A participação é fundamental para garantir a gestão democrática da escola, pois é assim que todos os envolvidos no processo educacional da instituição estarão presentes, tanto nas decisões e construções de propostas, quanto no processo de implementação, acompanhamento e avaliação.

  • E. De acordo com a etimologia da palavra, participação origina-se do latim participatio (pars + in + actio) que significa ter parte na ação. Para ter parte na ação, não é necessário ter acesso às decisões que orientam o agir, é preciso ser sujeito da ação.

Diante das perspectivas de inovação da atualidade, o papel do supervisor escolar deve representar uma figura de inovação. A esse respeito, assinale alternativa correta.

  • A.

    A ação supervisora é independente da dos demais especialistas em educação (orientador escolar, secretário escolar e administrador escolar).

  • B.

    Ao supervisor cabe apenas conhecer e dominar os conteúdos lógico-sistematizados do processo de ensinar e aprender.

  • C.

    Hoje ainda é admissível manter as políticas de submissão, em que a estrutura escolar se submete aos interesses da classe dominante.

  • D.

    A nova realidade denota que a função do supervisor educacional assume um parecer diferente do que era conceituado na escola tradicional.

  • E.

    O supervisor escolar possui um conhecimento abrangente a respeito das atividades de quem ensina e das formas de encaminhá-las, considerando que as condições de existência dos que aprendem é papel do professor.

As finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se nestas aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e de valores sociais importantes. A liderança é, pois, mais uma função do que um cargo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os líderes de uma instituição de ensino devem estar autorizados pela hierarquia escolar.

  • B.

    A liderança deve ser papel exclusivo do supervisor.

  • C.

    O papel de liderança está a serviço da manutenção do autoritarismo e do bom funcionamento da escola.

  • D.

    Nas estruturas orgânicas e horizontais, as lideranças são divididas entre os vários papéis e as funções.

  • E.

    A liderança está ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas.

Uma mudança paradigmática da organização e da gestão centrada nos modelos racional-funcionalistas para um paradigma de organização e gestão escolar interacionista “não requer somente uma mudança individual [...] a mudança tem que ser institucional” Kenneth Zeichner (2000,p.15). Isso implica:

  • A. sair da zona de conforto instituída e consolidada, romper com a rotina e correr o risco de enfrentar um período de instabilidade, em busca de uma nova estabilidade mais qualificada.
  • B. enfatizar os aspectos conceituais e experimentais da qualificação dos educadores, em detrimento do caráter social, com vistas a conferir maior cientificidade ao fenômeno educativo.
  • C. reafirmar, com base na seletividade, na produtividade e no interesse individual, os eixos básicos da política educacional para descentralizar e desburocratizar os sistemas de ensino.
  • D. desenvolver indicadores de qualidade a serem utilizados na aferição de resultados do trabalho discente, docente e da gestão institucional nos diferentes níveis dos sistemas de ensino.

Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, julgue os próximos itens.

As associações de pais e mestres (APM) são exemplos de conselhos escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, julgue os próximos itens.

Os colegiados escolares devem ser formados exclusivamente por professores e direção da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 23 e 24

Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.

Com relação às estruturas da escola apresentada no texto, assinale a opção correta, acerca das configurações organizacionais.

  • A.

    A estrutura simples é uma configuração característica de grandes organizações, que contam com uma forte liderança exercendo autoridade de maneira informal, através de uma supervisão direta, em que a tecnoestrutura é convocada para avaliar e coordenar o centro operacional.

  • B.

    A burocracia mecanicista é caracterizada pela dependência da estrutura hierárquica definida pelo organograma, na qual os fluxos são altamente regulados e a informação percorre a organização sempre de uma maneira formal, impedindo a padronização dos processos de trabalhos e resultados.

  • C.

    Uma estrutura divisionalisada pressupõe um vértice estratégico como o órgão de poder central, tal qual o Ministério da Educação, o qual subdivide-se em diferentes departamentos (delegacias regionais de ensino), que ao dispersarem as funções operacionais, minimizam a interdependência entre as divisões.

  • D.

    A inexistência de uma tecnoestrutura realça as características da escola como uma burocracia mecanicista, sendo que o papel de analisar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos está entregue aos professores, dentro da sala de aula, ou em alguns casos ao corpo docente nas reuniões de conselho pedagógico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...