Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para as questões 23 e 24

Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.

A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos

  • B.

    O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.

  • C.

    O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.

  • D.

    Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.

Considerando os pressupostos da metodologia de projetos em educação, assinale a opção correta.

  • A.

    A ação do professor torna-se dispensável no planejamento de trabalho, visto que a centralidade do processo é a aprendizagem e, não, o ensino, e o protagonismo dos estudantes é essencial.

  • B.

    É dada validade ao conhecimento do senso comum por meio da ampliação do diálogo com o conhecimento científico, tornando a aprendizagem significativa para todos os atores do processo.

  • C.

    A interdisciplinaridade busca transformar o saber fragmentado em saber da totalidade, por isso as especificidades das diferentes áreas de conhecimento precisam ser superadas.

  • D.

    Os sistemas municipais são os responsáveis por indicar os objetos de estudos a serem trabalhados pelos alunos e professores para preservar a coesão dos conhecimentos em toda a rede de ensino.

Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.

  • A.

    A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.

  • B.

    A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais

  • C.

    A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.

  • D.

    A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.

Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.

  • A.

    Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.

  • B.

    Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

  • C.

    Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

  • D.

    Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.

Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental

  • A. a transformação do espaco-tempo dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a normatização dos pesquisadores responsáveis pela condução do processo de pesquisa.
  • B. o envolvimento dos pesquisadores de forma a imergir no campo para que possa ouvir os sujeitos e tomar decisões que possam tomar sozinhos em prol da comunidade.
  • C. o engajamento da comunidade de forma que todos auxiliem o pesquisador para que este assuma as responsabilidades do processo e de prosseguimento as ações.
  • D. as avaliações dos sujeitos acerca dos problemas da comunidade devem intervir pouco nas ações dos pesquisadores para que o fazer cientifico não se descaracterize.
  • E. a participação de todos os envolvidos, tanto dos pesquisadores quanto da comunidade ou grupo no qual será aplicada a ação, com a discussão conjunta das decisões e ações a serem desenvolvidas.

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

O professor deve posicionar-se contra a tradição da neutralidade dos conteúdos e da prática docente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

A burocracia e a meritocracia deixam de ser os mecanismos utilizados pelo professor para alcançar a legitimidade do saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

O profissional deve ser um consumidor de teorias e investigações produzidas fora do cotidiano da escola, sendo desnecessária uma avaliação crítica sobre seus conteúdos ou procedimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

O professor deve preocupar-se em apreender as contradições existentes na convivência em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

Para o materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva do modo de produção na sua totalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...