Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.
Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos
O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.
O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.
Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando os pressupostos da metodologia de projetos em educação, assinale a opção correta.
A ação do professor torna-se dispensável no planejamento de trabalho, visto que a centralidade do processo é a aprendizagem e, não, o ensino, e o protagonismo dos estudantes é essencial.
É dada validade ao conhecimento do senso comum por meio da ampliação do diálogo com o conhecimento científico, tornando a aprendizagem significativa para todos os atores do processo.
A interdisciplinaridade busca transformar o saber fragmentado em saber da totalidade, por isso as especificidades das diferentes áreas de conhecimento precisam ser superadas.
Os sistemas municipais são os responsáveis por indicar os objetos de estudos a serem trabalhados pelos alunos e professores para preservar a coesão dos conhecimentos em toda a rede de ensino.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.
A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.
A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais
A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.
A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.
Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.
Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.
Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.
Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O professor deve posicionar-se contra a tradição da neutralidade dos conteúdos e da prática docente.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
A burocracia e a meritocracia deixam de ser os mecanismos utilizados pelo professor para alcançar a legitimidade do saber.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O profissional deve ser um consumidor de teorias e investigações produzidas fora do cotidiano da escola, sendo desnecessária uma avaliação crítica sobre seus conteúdos ou procedimentos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O professor deve preocupar-se em apreender as contradições existentes na convivência em sala de aula.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.
Para o materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva do modo de produção na sua totalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...