Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

A principal diferença entre educação em saúde e promoção em saúde é que educação em saúde constitui-se de combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde, e promoção em saúde é uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam atingir ações e condições de vida que levem à saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

A produção de atos de saúde constitui um campo em que predominam as tecnologias leves, relacionais, em detrimento das tecnologias duras — equipamentos e saberes estruturados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

A prática educativa em saúde não se restringe às ações de âmbito de atenção primária, mas se faz necessária nos três níveis de prevenção: na promoção e na prevenção primária, no diagnóstico precoce, no tratamento e na redução do dano e na reabilitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Educação sanitária, educação em saúde, saúde na escola, educação na saúde, educação para a saúde constituem diferentes denominações para a mesma prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.

São exemplos de organismos não governamentais que atuam em âmbito nacional, representativos das IES, e que, de forma direta ou indireta, intervêm nos rumos da política do ensino superior: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU).

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração estratégica constituiu um tipo de gestão que pode ser aplicada da empresa comercial às instituições de ensino. O fazer escolar implica não apenas gerenciar conteúdos, métodos, técnicas e meios, mas, sobretudo, pessoas, habilidades, competências e conhecimentos. A respeito das etapas da administração estratégica, é correto afirmar que

  • A.

    a primeira fase do planejamento estratégico, nos sistemas de ensino e nas instituições educacionais, é a identificação de quais competências, habilidades e conhecimentos, expressos em recursos humanos, a instituição dispõe.

  • B.

    o segundo procedimento do planejamento estratégico é delinear a missão e os objetivos da instituição.

  • C.

    a quantificação dos recursos de que se dispõe é indispensável para se atingir a eficiência e a eficácia das atividades.

  • D.

    o planejamento estratégico requer uma cúpula política que defina previamente a missão da instituição.

  • E.

    o acompanhamento e a avaliação dos processos, no planejamento estratégico, devem ser feitos por uma equipe de consultores externos.

Abordar as diferenças não deve contribuir para isolar grupos, para criar guetos, para aumentar na sociedade a fragmentação que se pretende neutralizar. Separações não promovem igualdades. Na tentativa de articular as diferenças existentes na sociedade, um caminho mais eficaz é a promoção de

  • A.

    espaços para que todos tenham que falar.

  • B.

    espaços que aproximem os diferentes através de estratégias interativas, lúdicas e pedagógicas.

  • C.

    espaços de sensibilização e transmissão de informação.

  • D.

    trocas em que os diversos grupos possam participar como produtores de cultura e ampliar seus horizontes culturais.

  • E.

    espaços de troca entre grupos de diversas regiões do país para estudo e sistematização do conhecimento.

Segundo Libâneo, a organização e gestão escolar denominada

  • A.

    técnico-científica baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e igualitária de todos os membros da instituição.

  • B.

    autogestionária baseia-se na hierarquia de cargos e funções, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

  • C.

    democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e o pessoal da escola, defendendo uma forma coletiva de gestão.

  • D.

    funcionalista baseia-se na ausência de direção centralizada, enfatizando as decisões coletivas e a eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e poder.

As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação.

  • B.

    Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula.

  • C.

    A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder.

  • D.

    Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.

Na concepção inovadora, a responsabilidade individual se transforma em responsabilidade coletiva e confronta a equipe de professores com a necessidade de prestar contas de sua ação pedagógica. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Muitos conflitos ficam evidentes nesse tipo de administração participativa, o que obriga o sistema a impor regras prontas que independam da cultura local e de cada contexto. Nesse sentido, as mudanças locais são sempre provocadas por forças externas.

  • B.

    A administração e os profissionais que implantam propostas de mudança com base na gestão participativa precisam ter bastante cuidado na escolha dos parâmetros de ação, para não incorrerem na perda da autoridade. Nesse sentido, é aconselhável que o próprio sistema imponha os padrões de qualidade.

  • C.

    A orientação para a gestão participativa vem geralmente acompanhada de aumento da aceitação da diversidade, juntamente com uma nova cultura de avaliação, uma clarificação das regras do jogo e aumento da distribuição da responsabilidade.

  • D.

    Administração participativa provoca aumento da autonomia e da flexibilidade à ação dos educadores e ao direcionamento dos estabelecimentos. Diferentemente do que a teoria apresenta, essa é uma prática fortemente arraigada nas propostas burocráticas de administração.

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