Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Experiências recentes mostraram as dificuldades que as reformas educacionais centralizadoras encontraram para produzir uma mudança em curto prazo, dificuldades estas que estão vinculadas à falta de seriedade na consideração às culturas escolares. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Reformas centralizadoras não incentivam a participação e não levam os professores a se engajarem no processo cooperativo.

  • B.

    A descentralização de decisões provoca resistência às mudanças, fazendo que o processo de mudança não ocorra.

  • C.

    Os sistemas atuais têm como missão modificar a cultura escolar para promover as mudanças propostas.

  • D.

    As prescrições detalhadas sobre as propostas de mudanças sistêmicas estão sempre atualizadas e, por isso, devem ser cumpridas.

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Os projetos são formas de elaborar o trabalho didático, que pode integrar diferentes modos de organização curricular. Na organização dos conteúdos a serem trabalhados nos projetos, esses conteúdos devem, ser elencados pelos professores, sem a participação direta dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente que deve articular a atividade escolar e a problemática do contexto social. Na concepção de gestão participativa, o plano de ensino ou de curso é de responsabilidade exclusiva do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

O trabalho pedagógico organizado por temas deve levar em conta as diversas decisões tomadas pela comunidade escolar, o que demanda o envolvimento de todos no processo de decisão dos temas e das prioridades a serem eleitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Nos parâmetros curriculares elaborados pelo MEC, em 1998, há uma orientação no trabalho por áreas de conhecimento. Nesse sentido, é necessário que sejam trabalhados temas como educação ambiental, sexualidade, pluralidade cultural, entre outros, não de forma abrangente e integrada, mas como disciplinas autônomas denominadas genericamente de temas transversais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sociedade democrática, a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permitam a intervenção na realidade para transformá-la. Para que um projeto pedagógico alcance esse objetivo, deverá fazer que os educandos se posicionem frente às questões sociais, tratando os valores não apenas como conceitos ideais mas incluindo essa perspectiva nos conteúdos do ensino das áreas do conhecimento escolar. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes, acerca da organização curricular.

Uma escola que prepare moral e intelectualmente seus alunos para assumirem posições na sociedade, focando seus conteúdos nos valores sociais acumulados pelas gerações adultas, desvinculando-os dos problemas sociais, atende às necessidades da sociedade democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção

  • A.

    interpretativa, que enfatiza o caráter humanístico em detrimento do formal, estrutural e normativo.

  • B.

    técnico-científica, tipificada pela comunicação linear, baseada em normas e regras.

  • C.

    autogestionária, associada à crença no poder instituinte e à recusa a todo poder instituído.

  • D.

    democrático-participativa, caracterizada pela articulação e participação de todos os atores da comunidade escolar.

Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada

  • A.

    ao acompanhamento da prática educativa, com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

  • B.

    à fiscalização dos recursos públicos e privados que são destinados à instituição de ensino.

  • C.

    ao monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho apresentado pela direção escolar.

  • D.

    à análise das interferências político-partidárias que podem sofrer a escola e seus segmentos.

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

Em uma perspectiva emancipatória, o objetivo da avaliação é o controle da qualidade, por meio de instrumentos técnicoburocráticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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