Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Uma instituição educacional, ao construir seu projeto político-pedagógico, na perspectiva da participação coletiva e da gestão democrática, deve pautar-se como pressuposto a:

  • A. necessidade de especialistas em elaboração de projetos.
  • B. participação de professores, de preferência os que tiverem maior experiência educacional.
  • C. participação efetiva da comunidade escolar baseada na responsabilidade de todos numa ação integrada, como elemento norteador.
  • D. centralização das tomadas de decisões na equipe da coordenação pedagógica da escola.

De acordo com uma concepção democrática, o projeto políticopedagógico

  • A.

    é o agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, e deve ser construído separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.

  • B.

    busca uma direção, por meio de ações não-intencionais, com objetivos implícitos definidos separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e deve ser encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.

  • C.

    instaura uma forma de organização do trabalho pedagógico que supera conflitos, buscando eliminar a competição e as práticas autoritárias, hierárquicas e fragmentadas que permeiam as relações no interior da escola.

  • D.

    visa simplesmente um arranjo formal da escola, construído pela direção escolar, permitindo-se a participação do corpo docente e do corpo discente da escola.

Em relação à gestão e à organização do trabalho pedagógico em uma perspectiva emancipadora da educação, assinale a opção correta.

  • A.

    Cabe à escola a construção do projeto político-pedagógico, coletivamente, fundamentado em uma concepção de sociedade, educação e escola que vise à libertação humana.

  • B.

    A escola, como instituição histórica e socialmente construída, não tem a função de propiciar uma organização de trabalho pedagógico fundamentada nos princípios democráticos.

  • C.

    Cabe à escola propiciar a estruturação de novas formas de organização de trabalho por meio do projeto políticopedagógico, construído de forma individual pelos diversos segmentos.

  • D.

    A escola deve propiciar a construção do projeto políticopedagógico de acordo com os conteúdos curriculares preestabelecidos pelo sistema de ensino e as necessidades da direção escolar.

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

As diferentes funções do conselho escolar incluem a função

  • A.

    mobilizadora, quando o conselho promove a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local.

  • B.

    deliberativa, quando o conselho tem caráter de assessoramento às unidades escolares.

  • C.

    fiscal, quando o conselho elabora as normas internas da escola em seus aspectos pedagógico, administrativo e financeiro.

  • D.

    consultiva, quando o conselho acompanha a execução das ações e garante o cumprimento das normas da escola.

São muitos os desafios atuais da educação brasileira, entre eles a realização da cidadania, a oferta de educação de qualidade e a superação das desigualdades. Nesse sentido, as responsabilidades da educação escolar contemporânea incluem

  • A.

    a atuação como agente de mudanças, o trabalho com a tradição e os valores e a preparação de cidadãos capazes de transformar a sociedade.

  • B.

    o estabelecimento de relações entre pessoas e idéias, o desenvolvimento do cumprimento de regras e o trabalho com o respeito às tradições.

  • C.

    a formação de indivíduos competitivos, que sigam as regras do mercado de trabalho, e o fortalecimento do liberalismo.

  • D.

    o incentivo à formação individualista e a capacitação para o exercício profissional e para a transformação da sociedade.

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

A variação no comportamento resultante de mudanças se dá pelo fator humano. Os dois principais diferenciais são a conscientização e a intensidade de resposta às mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

As mudanças propostas nas organizações não alteram nem restringem a capacidade dessas organizações reagirem a novas condições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

Os componentes informais da cultura organizacional são manifestações de valores compartilhados pelos membros da organização, e são invariáveis e pouco específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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