Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
É difícil entender os componentes formais da cultura organizacional das instituições devido à importância que têm em definir o que é ou não aceitável dentro de uma organização.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:
I. A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a certeza.
II. Essa nova cultura profissional não implica uma redefinição dos sistemas de ensino e das instituições escolares.
III. o professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.
IV. A necessidade de se refletir hoje sobre o novo papel do professor, as novas exigências da profissão docente, principalmente da formação continuada do professor.
V. O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento.
VI. A mudança do sistema deve partir do professor e de uma nova concepção do seu papel.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Segundo a LDB, a elaboração do PPP é de responsabilidade dos conselhos escolares, sob a supervisão das secretarias estaduais e municipais.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Com base no pressuposto da emancipação, a elaboração do PPP deve ficar sob a responsabilidade de estrategistas externos para que a ação dos concretizadores ou executores seja facilitada.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Na lógica democrática de gestão de um PPP, a autonomia da escola precisa ser construída social e politicamente, por meio da interação de diferentes agentes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva da gestão democrática, a qualidade formal e total e o planejamento técnico e eficaz são diretrizes de uma concepção emancipatória do PPP de uma escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
O PPP revela a cultura organizacional de uma escola, sendo formas de manifestação dessa cultura a arquitetura e a organização dos espaços físicos, a utilização de equipamentos e os rituais e eventos realizados.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
A democratização do sistema escolar, inclusive da escola, é um caminho para se alcançar a efetiva democratização da educação pública, pois deve proporcionar a participação cada vez mais ampla de todos os segmentos e setores da sociedade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:
I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.
II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.
III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.
IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.
V. Avaliação compartilhada.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
processo de organização escolar dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando os instrumentos de ação, abaixo, relacione-os com os seus respectivos conceitos, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Planejamento ( ) Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.
( 2 ) Organização ( ) Processo de explicitação dos objetivos, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.
( 3) Direção/Coordenação ( ) Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para o desenvolvimento de competências.
( 4 ) Formação continuada ( ) Comprovação e reflexão do funcionamento da escola.
( 5 ) Avaliação ( ) Atividade que envolve a racionalização de recursos e a viabilização de condições para realizar o que foi planejado.
( 6 ) Pesquisa
A seqüência correta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...