Questões sobre Planejamento de Ensino

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A Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante.

Dessa maneira, a Educação a Distância exige

  • A.

    comunicação de informações e conhecimentos, que possam se configurar num processo de transmissão individual, específico e intransferível.

  • B.

    estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio da transmissão de informações técnicas que irão constituir o autoensino.

  • C.

    atendimento pedagógico, superador da distância e que promova a essencial relação professor-aluno, por meio de estratégias institucionalmente garantidas.

  • D.

    eliminação da distância entre o gerador e o receptor de informações, por meio de aulas presenciais para que se viabilize a verdadeira comunicação bilateral.

  • E.

    disponibilização de materiais instrucionais de boa qualidade que sirvam de base para uma aprendizagem mecânica e significativa.

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, apenas.

  • D.

    1 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral de homens e mulheres numa realidade plural, portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos

  • A.

    que priorizem os programas governamentais como forma de atingirem os índices satisfatórios de aprendizagem nas avaliações institucionais.

  • B.

    com um tema comum, de interesse social, previamente aprovado pelo conjunto dos professores e que permita superar a organização interdisciplinar.

  • C.

    que reorganizem os espaços educativos como forma de se manter o interesse e disciplina dos alunos na escola.

  • D.

    interligados com as necessidades dos educadores tendo em vista as precárias condições de trabalho em que se encontram.

  • E.

    integrados, interdisciplinares, fruto de planejamento conjunto, com participação ativa e compartilhada de todos os envolvidos, considerando-se, também, a realidade sociocultural.

Papagaio velho não aprende a falar...

Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...

É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que

  • A.

    entendam que as experiências escolares são tão ou mais importantes do que as que vivenciaram fora da escola.

  • B.

    o sistema da aprendizagem dos conteúdos escolares seja mais lento do que o da escola regular.

  • C.

    os saberes e experiências de vida dos adultos sejam reconhecidos e valorizados.

  • D.

    as matérias do ensino fundamental tenham só conteúdos práticos.

  • E.

    aceitem que falar direito exige dedicação aos ensinos escolares.

A estratégia de realizar a sondagem dos conhecimentos

prévios dos aprendizes de um curso possibilita ao educador:

I. classificar os aprendizes em melhores ou piores.

II. planejar atividades de acordo com a capacidade

dos aprendizes.

III. propor agrupamentos diferenciados da turma de

aprendizes.

IV. facilitar a avaliação da aprendizagem dos aprendizes.

V. preparar os aprendizes para a realização de exames.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II, III e IV.

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

  • A.

    organiza os saberes e experiências dos alunos em disciplinas.

  • B.

    considera as suas próprias experiências como mais significativas, visto que o seu grau de escolaridade é maior.

  • C.

    convence os adultos a aumentarem o grau de escolaridade para que se adequem às exigências da sociedade.

  • D.

    participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.

  • E.

    realiza atividades indicadas para as crianças, reportando- se, sistematicamente, às experiências de seus ancestrais.

A forma de avaliação educacional que busca compreender os avanços e as dificuldades ao longo de um processo de aprendizagem considera o aprendiz como alguém

  • A.

    cuja aprendizagem irá depender de suas competências preexistentes à situação formativa.

  • B.

    responsável por suas escolhas e dono de um modo próprio de perceber o mundo e as relações que dele fazem parte.

  • C.

    dependente do acompanhamento por parceiros experientes para desempenho de diferentes tarefas cognitivas.

  • D.

    com diferentes graus de motivação e de prontidão para a realização das tarefas de aprendizagem que lhe são propostas.

  • E.

    capaz de construir conhecimentos por meio de um contínuo esforço de organização e reorganização de significados, mediado pela ação educativa.

Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias

  • A.

    são sinônimos.

  • B.

    traduzem a habilidade em ensinar do professor.

  • C.

    não são relevantes para a prática de professores.

  • D.

    expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar.

  • E.

    organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática.

A videoconferência é um recurso pedagógico privilegiado na modalidade de Educação a Distância, pois

  • A.

    apresenta um baixo custo de implementação e manutenção, favorecendo assim sua viabilidade.

  • B.

    dispensa mediadores, uma vez que o vídeo é o principal recurso utilizado nesta modalidade.

  • C.

    possibilita a apresentação simultânea de imagem e áudio, favorecendo, em tempo real, a interação entre os participantes e mediador.

  • D.

    proporciona o autodidatismo, uma vez que os participantes podem desenvolver as atividades de modo autônomo.

  • E.

    tem como recurso principal o estabelecimento de comunicação via chat, que pode ser registrado para possíveis sistematizações.

O desenvolvimento do conceito de DI (Designer Instrucional) utiliza como referencial teórico

  • A.

    a taxonomia de Bloom.

  • B.

    o fordismo.

  • C.

    o taylorismo.

  • D.

    o cognitivismo.

  • E.

    o construtivismo.

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