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O planejamento do trabalho formativo em uma empresa requer
normas explícitas em relação ao processo formativo e estratégias motivacionais adequadas à população de aprendizes.
material didático atualizado, com tarefas instigantes a serem realizadas individualmente ou em grupo pelos aprendizes.
atividades sempre relacionadas ao foco de trabalho da empresa como um todo.
diagnóstico inicial, objetivos claramente expressos, situações significativas de aprendizagem e avaliação continuada.
a seleção de conteúdos de aprendizagem ligados ao posto de trabalho de cada aprendiz e aos princípios e metas da empresa.
A avaliação formativa propõe-se a levantar informações úteis para a regulação do processo ensino/aprendizagem (Hadji, 2001, p 19). Nesse sentido, a avaliação formativa deve ser realizada no
início do processo de ensino, com o objetivo de verificar qual o nível de conhecimento dos aprendizes para classificá-los e planejar melhor a ação educativa a ser desenvolvida.
final do processo de formação, com o objetivo de reconhecer quais os resultados atingidos e reprovar os alunos que não atingiram o resultado esperado.
decorrer do processo formativo, com o objetivo de realizar possíveis alterações nas práticas propostas, a fim de atingir melhores resultados.
início e no final do processo formativo, para verificar o que os alunos sabiam inicialmente e o que aprenderam após a formação.
momento em que for possível verificar o impacto real das ações educativas desenvolvidas.
O Moodle pode ser caracterizado como
uma ferramenta de busca de artigos educacionais.
uma rede social para educadores.
um fórum interativo voltado à educação.
um software livre de apoio à aprendizagem.
uma plataforma virtual educacional elaborada pelo MEC.
Ao definir objetivos de aprendizagem, o educador
atinge os resultados esperados, pois explicita a intencionalidade de sua ação educativa.
determina as atividades a serem realizadas, uma vez que os objetivos configuram-se também no campo da ação educativa.
parametriza a ação educativa para proporcionar mudanças de conceitos, procedimentos e atitudes dos aprendizes.
simplifica o processo educacional, uma vez que limita as possibilidades de aprendizagem aos objetivos definidos.
prejudica a verificação de novas aprendizagens, uma vez que delimita os objetivos a serem atingidos.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Adaptações curriculares são essenciais para que se possa atender bem, na escola, aos alunos com necessidades especiais. Na sala de aula, elas pretendem alcançar
o desenvolvimento de uma apreensão fina e sutil das diferenças individuais.
a articulação da escola com a família e o respeito mútuo e unilateral de todos.
a participação e a integração efetiva dos alunos em sala e sua aprendizagem.
o organização da classe para tomar decisões democráticas no âmbito escolar.
o registro dos procedimentos e do desempenho dos alunos nas avaliações.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Uma adaptação curricular significativa, no campo da avaliação escolar de alunos com necessidades especiais, é eliminar os critérios gerais de avaliação, colocando, em seu lugar, outros, mais
relativos.
específicos.
pedagógicos.
acurados.
brandos.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Ensinar crianças com deficiências físicas/neuromotoras, de um modo geral, não requer revisões drásticas de currículo. Em sala de aula, para facilitar a aprendizagem desses alunos, pode-se ter
degraus pequenos e inclinados, que auxiliem a subida de rampas ou o acesso ao pátio.
corrimões antiderrapantes, próximos a bebedouros e a assentos dos banheiros.
assentos giratórios nas carteiras, para facilitar o movimento de levantar e sentar.
brinquedos especializados, que contenham cantos arredondados e pontiagudos.
móbiles que sinalizem e chamem a atenção para a mudança de uma atividade à outra.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Uma professora que trabalha com alunos de 09 a 14 anos, com deficiência mental, optou, em Língua Portuguesa, por trabalhar com a criação e produção de textos, porque isso permite a esses alunos desenvolverem ações:
intuitivas.
práticas.
concretas.
simbólicas.
técnicas.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Como eu posso ajudar um aluno com deficiência visual a aprender e permanecer na escola aprendendo?
Adaptar o trabalho pedagógico à condição visual do aluno.
Proibir os alunos de usarem chapéus ou bonés em sala de aula.
Desestimular o uso constante de óculos em sala de aula.
Não exigir o mesmo desempenho esperado dos demais alunos.
Posicionar o aluno com fotofobia em locais bem iluminados.
A leitura de tabelas é uma habilidade importante a ser ensinada durante o Ciclo I do Ensino Fundamental porque a tabela
é uma maneira de se organizar informações usadas na vida cotidiana e em diferentes disciplinas.
é uma habilidade limitada à escola e que só será necessária durante a vida acadêmica do aluno.
permite uma única interpretação dos fatos, facilitando a vida escolar da criança.
indica para o estudante que o texto só pode ser de matemática ou ciências da natureza.
independe do letramento dos alunos, podendo ser de utilidade também para os não alfabetizados.
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