Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um professor, ao buscar um texto de divulgação científica para ser trabalhado no Ensino Fundamental I, deve ter em mente quais são os objetivos que deseja que os alunos atinjam. Nesse contexto, um texto de divulgação científica sobre o corpo humano deveria conter

  • A.

    nomes de partes do corpo, para que os alunos aprendam os termos científicos corretos.

  • B.

    instruções que ensinem os alunos a usar corretamente um microscópio ou outro instrumento.

  • C.

    informações que estimulem os alunos a conhecer mais o próprio corpo e a respeitá-lo.

  • D.

    dados aprofundados sobre a prática de profissões da saúde, para que os alunos reflitam sobre o futuro.

  • E.

    detalhes sobre doenças mais comuns, para que os alunos reconheçam seus sintomas.

A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:

  • A.

    solicitar que os alunos copiem trechos do texto, para que treinem a escrita.

  • B.

    criar situações didáticas que permitam aos alunos desenvolver capacidades envolvidas no ato de ler para estudar.

  • C.

    dar prioridade a esse tipo de material, que contém informações verdadeiras.

  • D.

    pedir que os alunos façam resumos, que podem ler para alunos não alfabéticos.

  • E.

    propor que os alunos façam a leitura do texto em casa, para que as famílias também possam aprender.

Um tema de grande importância a ser abordado com os alunos refere-se ao lixo. Dentre os elementos que fazem parte da discussão pode-se citar

  • A.

    o fato de, atualmente, todas as cidades brasileiras terem 100% do lixo coletado.

  • B.

    a realização de queimadas como solução para evitar o acúmulo de lixo.

  • C.

    o conceito de lixo como conjunto de resíduos líquidos e pastosos descartáveis.

  • D.

    a desmistificação do lixo como elemento poluidor do solo e da água.

  • E.

    a tendência mundial em reaproveitar partes do lixo, reciclando-o.

Julgue os itens que se seguem, acerca do projeto políticopedagógico (PPP) e da sua gestão em uma perspectiva estratégicoempresarial.

A avaliação é realizada por meio de instrumentos padronizados para que estes possam ser utilizados em grande escala e para o atrelamento de repasse de verbas à elevação dos índices de promoção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.

Para avaliar a qualidade do processo educativo, a metodologia a ser utilizada deve ser pluralista e flexível, além de romper com a lógica da comparação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.

A utilização da avaliação educacional para medir e quantificar as mudanças comportamentais, a aprendizagem e os resultados do processo educativo têm como fundamento o positivismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.

Em uma perspectiva emancipatória da avaliação, os processos avaliativos devem propiciar a coerência conceitual, epistemológica e prática, além da mediação entre a teoria pedagógica e a prática de ensino na sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os seguintes itens.

No modelo de avaliação somativa, não se adota o procedimento de premiação ou punição; ao contrário, enfatiza-se o respeito aos ritmos diferentes de cada aluno no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação somativa tem caráter seletivo, competitivo, autoritário e classificatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se que a cultura corporal é o resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que precisam passar constantemente por revisões, reflexões e críticas para serem transmitidos aos alunos, é correto afirmar que a cultura corporal desenvolvida nas escolas consiste

  • A.

    em uma parte do conhecimento desenvolvido na educação física que resulta de formas culturais da atividade física.

  • B.

    na educação do corpo, de acordo com o caráter funcionalista.

  • C.

    na aptidão física, de acordo com a abordagem da saúde renovada.

  • D.

    na abordagem enfática dos aspectos utilitaristas relacionados à sobrevivência, tais como a corrida, a caça e o lançamento de objetos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...