Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

Uma vez observadas pelo professor as normas de avaliação da escola e as do sistema de ensino no desenvolvimento da avaliação educacional, é desnecessário adequar a avaliação aos objetivos, conteúdos e procedimentos de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

O Plano Nacional de Educação, de 2001, documento no qual se estabelecem diretrizes para o desenvolvimento do sistema educacional consoantes com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, constitui exemplo de planejamento educacional e base do planejamento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

A elaboração do planejamento de ensino deve iniciar-se pela seleção e organização de conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

São funções da avaliação de ensino o diagnóstico, o controle e a classificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para planejar uma aula, o professor deverá organizar, numa sequência, os elementos estruturantes da mesma. Assinale a alternativa que evidencia este encadeamento.

  • A. Avaliação dos conteúdos, estabelecimento da metodologia, delimitação dos objetivos.
  • B. Determinação dos conteúdos, estabelecimento da metodologia e avaliação do processo.
  • C. Delimitação de objetivos, estabelecimento da metodologia, determinação dos conteúdos, avaliação.
  • D. Delimitação de objetivos, determinação de conteúdos, estabelecimento da metodologia e avaliação.
  • E. Determinação de conteúdos, indicação dos objetivos, avaliação e estabelecimento da metodologia.

Analise as afirmativas sobre aula virtual, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A aula virtual, por ser divulgada através de computadores conectados à internet, isola as pessoas no seu espaço.

( ) Por se realizar em ambientes virtuais de aprendizagem, não existe a possibilidade de adotar métodos tradicionais numa aula virtual.

( ) A grande quantidade de conteúdos e materiais que a aula virtual disponibiliza é suficiente para garantir a aprendizagem do aluno.

  • A. V – V – V
  • B. V – F – V
  • C. F – F – V
  • D. F – V – F
  • E. F – F – F

Assinale a alternativa que corresponde à técnica mais apropriada para o professor apresentar um assunto de modo sistemático, quando os alunos possuem poucas possibilidades de ter contato direto com os fatos ou acontecimentos deste assunto.

  • A. Seminário
  • B. Júri simulado
  • C. Trabalho em grupo
  • D. Trabalho independente
  • E. Exposição pelo professor

Assinale a alternativa que representa a principal vantagem da avaliação somativa ou integradora.

  • A. Possibilitar a classificação dos alunos através das notas obtidas, permitindo a separação da classe.
  • B. Possibilitar a uniformização dos conhecimentos entre os alunos, evitando descompassos entre eles.
  • C. Possibilitar a percepção dos conhecimentos que os alunos já possuem, promovendo um melhor planejamento.
  • D. Possibilitar o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno, verificando o que deve ser reforçado ou melhorado.
  • E. Possibilitar a valoração do processo de aprendizagem do aluno oportunizando a validação das atividades realizadas.

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    2 , apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...