Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação formativa consiste na verificação de ausência ou presença de requisitos necessários à aprendizagem de conhecimento novo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação

  • A.

    traz, de forma generalizada, o sentimento de vitória e de satisfação evidenciado no divertimento para todos os participantes.

  • B.

    ocasiona, geralmente, conflitos e rivalidade, como, por exemplo, um aluno empurrar outro ou tirar a bola do outro durante uma atividade esportiva.

  • C.

    acentua, normalmente, o surgimento de dúvidas sobre, por exemplo, quem chegou primeiro na competição de natação ou se a bola caiu dentro ou fora do campo.

  • D.

    propicia, em situações de respeito às regras e aos outros, oportunidades criativas e a prática de ações e relações.

Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.

Por meio da avaliação diagnóstica, realiza-se a retroalimentação do processo de avaliação, auxiliando o aluno em seu crescimento individual e estimulando sua capacidade de se autoavaliar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor

  • A.

    escolher preferencialmente os conteúdos com base nas experiências vividas pelos estudantes, visto que compete ao professor prepará-los para enfrentar os desafios imediatos que lhes impõe o cotidiano.

  • B.

    dar prioridade, no trabalho em sala de aula, aos conteúdos mais próximos da realidade do estudante, visto que o domínio desses conteúdos favorece a transformação das condições de vida do estudante, conduzindo-o ao progresso científico, social e econômico.

  • C.

    privilegiar o acesso dos estudantes a conteúdos e valores sociais acumulados ao longo dos tempos, visto tratar-se de conteúdos já consagrados no âmbito educacional em razão de sua universalidade, devendo o professor apenas preocupar-se com a utilização de técnicas didáticas adequadas de transmissão de conhecimento.

  • D.

    relacionar os conteúdos às vivências dos alunos, traduzindo a linguagem científica para uma linguagem que permita aos estudantes a sua apropriação, de forma significativa.

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a

  • A.

    avaliações elaboradas pelos próprios professores da escola para turmas diferentes, com objetivo de verificar se o trabalho dos docentes está sendo desenvolvido de acordo com o previsto no projeto pedagógico da escola e de garantir a manutenção do padrão de qualidade do ensino oferecido pela escola.

  • B.

    avaliações realizadas por agentes externos, em estreita colaboração com a equipe gestora da escola, com objetivo de verificar o alcance das metas de aprendizagem estabelecidas no projeto pedagógico.

  • C.

    avaliações para diagnóstico, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelos sistemas de ensino, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

  • D.

    avaliações realizadas pelo Ministério da Educação para identificar o nível de proficiência dos estudantes em interpretação e produção de textos em língua portuguesa e na resolução de problemas de ciências e matemática.

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Nas situações em que o diálogo é o cerne da aprendizagem, não há troca entre as partes na relação de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A utilização de tecnologias em processos de formação e o debate a esse respeito se desvinculam da discussão sobre o papel do professor e sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Definem-se estratégias pedagógicas como os recursos relacionais que orientam o professor na criação de canais dialógicos com objetivo de adentrar o pensamento do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...