Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A autora destaca a importância do aprendizado das transformações multiplicativas no desenvolvimento do pensamento proporcional e na capacidade de trabalhos com medidas, sobretudo as de áreas e de volume, justificariam por si só o desempenho do professor em aprofundar o estudo da Matemática referente ao assunto. A esse fato deve-se acrescentar o desenvolvimento do pensamento combinatório, ainda no âmbito da Psicologia. Uma abordagem bem feita do princípio multiplicativo oferecerá condições favoráveis para que o aluno da 5ª. a 8ª. série aprenda...
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 52)
pensar, repensar e encontrar soluções empríricas;
pensar, refletir e encontrar soluções;
potenciação, radiciação e logaritmação;
somar, subtrair, multiplicar e dividir;
N.d.a.
O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os modelos de educação a distância são similares em virtude de sua clientela ter uma característica única.
A autora considera para que a aprendizagem da Matemática aconteça,é necessário que o professor:
I- tenha um conhecimento amplo e estrutural dos conteúdos que deverão ensinar a seus alunos;
II- realize atividades com material didático e aprenda a elaborá-lo com matéria prima simples e acessível no seu ambiente social;
III -Entre em contato com as Teorias que estão sendo elaboradas sobre aprendizagem de Matemática; IV- Reflita sobre princípios metodológicos que norteiam a sua prática pedagógica.
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 21)
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
Todas as afirmativas acima estão corretas;
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas;
N.d.a.
O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os conceitos de educação a distância e educação aberta são idênticos.
Considera-se a Matemática como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A consequência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e transmite a um aluno passivo, que deve moldar à autoridade da perfeição científica.
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991, S.Paulo, pág.15)
A autora refere-se acima:
à visão da matemática que em geral norteia o ensino;
o que pensam professores de Matemática sobre essa disciplina;
o que a sociedade espera dessa ciência e o que a escola deve fazer;
é o que realmente pensam e esperam os alunos dessa disciplina;
N.d.a.
O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.
Em 1980, o National Council of Teachers of Mathematics NCTM , dos Estados Unidos, apresentou recomendações para o ensino de Matemática no documento Agenda para Ação. Nele destacava-se __________________ como foco do ensino da Matemática nos anos 80. Também a compreensão da relevância de aspectos sociais, antropológicos, lingüísticos, na aprendizagem da Matemática, imprimiu novos rumos às discussões curriculares.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
a resolução de problemas;
ao desenvolvimento de formas e localização;
a geometria espacial;
a números e operações;
N.d.a.
Descobrir-se ......................................... é uma experiência gratificante. Acredito que essa descoberta começa justamente quando você se interessa pela palavra ___________. Palavra difícil de ser dita, por sua extensão. Complexa na cabeça de muita gente, comprometedora, utópica para muitos e instigadora para alguns.
(Fazenda, I. org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 35)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima.
educador(a);
mestre;
interdisciplinar;
gestor;
N.d.a.
A apreensão da atitude interdisciplinar garante , para aqueles que a praticam, um grau elevado de ________________________. Isso decorre devido ao exercício de uma certa PROFESSOR III - GEOGRAFIA 11 forma de encarar e pensar os acontecimentos. Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 57)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
politização;
maturidade;
paciência;
resignação;
N.d.a.
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, inclusive dispensando esta última. Entende que, no espaço educativo, os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...