Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A autora destaca a importância do aprendizado das transformações multiplicativas no desenvolvimento do pensamento proporcional e na capacidade de trabalhos com medidas, sobretudo as de áreas e de volume, justificariam por si só o desempenho do professor em aprofundar o estudo da Matemática referente ao assunto. A esse fato deve-se acrescentar o desenvolvimento do pensamento combinatório, ainda no âmbito da Psicologia. Uma abordagem bem feita do princípio multiplicativo oferecerá condições favoráveis para que o aluno da 5ª. a 8ª. série aprenda...

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 52)

  • A.

    pensar, repensar e encontrar soluções empríricas;

  • B.

    pensar, refletir e encontrar soluções;

  • C.

    potenciação, radiciação e logaritmação;

  • D.

    somar, subtrair, multiplicar e dividir;

  • E.

    N.d.a.

O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os modelos de educação a distância são similares em virtude de sua clientela ter uma característica única.

  • C. Certo
  • E. Errado

A autora considera para que a aprendizagem da Matemática aconteça,é necessário que o professor:

I- tenha um conhecimento amplo e estrutural dos conteúdos que deverão ensinar a seus alunos;

II- realize atividades com material didático e aprenda a elaborá-lo com matéria prima simples e acessível no seu ambiente social;

III -Entre em contato com as Teorias que estão sendo elaboradas sobre aprendizagem de Matemática; IV- Reflita sobre princípios metodológicos que norteiam a sua prática pedagógica.

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 21)

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • B.

    Todas as afirmativas acima estão corretas;

  • C.

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV estão corretas;

  • E.

    N.d.a.

O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os conceitos de educação a distância e educação aberta são idênticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Considera-se a Matemática como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A consequência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e transmite a um aluno passivo, que deve moldar à autoridade da ‘perfeição científica’.”

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991, S.Paulo, pág.15)

A autora refere-se acima:

  • A.

    à visão da matemática que em geral norteia o ensino;

  • B.

    o que pensam professores de Matemática sobre essa disciplina;

  • C.

    o que a sociedade espera dessa ciência e o que a escola deve fazer;

  • D.

    é o que realmente pensam e esperam os alunos dessa disciplina;

  • E.

    N.d.a.

O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1980, o National Council of Teachers of Mathematics — NCTM —, dos Estados Unidos, apresentou recomendações para o ensino de Matemática no documento “Agenda para Ação”. Nele destacava-se __________________ como foco do ensino da Matemática nos anos 80. Também a compreensão da relevância de aspectos sociais, antropológicos, lingüísticos, na aprendizagem da Matemática, imprimiu novos rumos às discussões curriculares.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

  • A.

    a resolução de problemas;

  • B.

    ao desenvolvimento de formas e localização;

  • C.

    a geometria espacial;

  • D.

    a números e operações;

  • E.

    N.d.a.

“Descobrir-se ......................................... é uma experiência gratificante. Acredito que essa descoberta começa justamente quando você se interessa pela palavra ___________. Palavra difícil de ser dita, por sua extensão. Complexa na cabeça de muita gente, comprometedora, utópica para muitos e instigadora para alguns.”

(Fazenda, I. org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 35)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima.

  • A.

    educador(a);

  • B.

    mestre;

  • C.

    interdisciplinar;

  • D.

    gestor;

  • E.

    N.d.a.

“A apreensão da atitude interdisciplinar garante , para aqueles que a praticam, um grau elevado de ________________________. Isso decorre devido ao exercício de uma certa PROFESSOR III - GEOGRAFIA 11 forma de encarar e pensar os acontecimentos. Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.”

(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 57)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

  • A.

    politização;

  • B.

    maturidade;

  • C.

    paciência;

  • D.

    resignação;

  • E.

    N.d.a.

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, inclusive dispensando esta última. Entende que, no espaço educativo, os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...