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Quais são as justificativas para que todos os alunos aprendam as Ciências da Natureza?
Justifica seu sentido mais amplo, isto é, refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, é referir-se a um sistema de adquirir conhecimentos baseados nos métodos científicos, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
Porque a ciência é o conhecimento claro e evidente de algo, fundado sobre princípios evidentes e demonstrações sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos. Esta justificativa permite distinguir os três tipos de ciência: ciências formais; ciências físico-químicas e ciências experimentais.
Justifica-se pela idéia de produção de conhecimento; isto é, os vários domínios reconhecidos como científicos não tem por objetivo a produção de conhecimentos apenas, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos, assim propondo a noção de investigação técnicoinstrumental.
A ciência para todos justifica-se parcialmente na medida em que consiga fazer com que os alunos e futuros cidadãos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem escolar para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também os projetos tecnológicos gerados pela ciência, que têm, muitas vezes, conseqüências sociais relevantes.
N.d.a.
Quais são as justificativas mais comuns para a inclusão das Ciências da Natureza como uma parte substantiva do currículo de Educação Básica?
As justificativas mais freqüentes para o ensino de ciências é a necessidade de melhorar a educação científica e promover uma melhor compreensão da ciência pelo público em geral.
A justificativa da estrutura e conteúdo do currículo, como instrumento promotor da compreensão de ciências pelo público.
A justificativa de que a falta de eficiência do ensino de ciências é uma conseqüência do currículo oferecido.
N.d.a.
É possível desenvolver conteúdos de física nas primeiras séries do ensino fundamental?
Para que essa unidade se concretize, é preciso considerar os seguintes aspectos: reconhecer o papel que desempenha a escolha do conteúdo no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas; e, reconhecer a existência de concepções espontâneas.
O ensino somente se realiza e merece este nome se for eficaz, se fizer o aluno de fato aprender. O trabalho do professor, portanto, deve direcionar-se totalmente para a aprendizagem dos alunos.
O aluno das primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na área de Ciências, não aprende conteúdos estritamente disciplinares, científicos. Por isso, temos de buscar conteúdos, num recorte epistemológico isto é, dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca , que possam ser trabalhados nessas séries e que levem ao aluno a construir os primeiros significados importantes do mundo científico.
O aluno das primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na área de Ciências, não aprende conteúdos estritamente disciplinares, científicos. Por isso, temos de buscar conteúdos, num recorte epistemológico isto é, dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca , que possam ser trabalhados nessas séries e que levem aos alunos a construir os primeiros significados importantes do mundo científico, considerando os seguintes aspectos: reconhecer o papel que desempenha a escolha do conteúdo no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas; reconhecer a existência de concepções espontâneas; saber que os conhecimentos são respostas as questões; e, conhecer o caráter social da construção do conhecimento científico.
N.d.a.
A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres vivos uma relação entre populações de espécies vivas e seu ambiente, como resultado de seleção natural exprime uma idéia diferente do uso cotidiano do tempo ao se dizer que um vaso de planta está bem adaptado numa janela... Situar o aluno neste confronto é necessário, mas não costuma ser simples romper com conhecimentos intuitivos.
Sabendo disso, escolha a opção que traga em seu conteúdo as dificuldades e soluções no ensino aprendizagem de Ciências Naturais.
Busca mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola fundamental. Seus conceitos e procedimentos contribuem para o questionamento do que se vê e se ouve, para interpretar os fenômenos da natureza, para compreender como a sociedade nela intervém utilizando seus recursos e criando um novo meio social e tecnológico.
Busca, dependendo da escolaridade anterior e das 10 PROFESSOR III - CIÊNCIAS oportunidades de vivência que os estudantes tiveram, os professores podem contar com maior maturidade intelectual dos estudantes, que já estabelecem relações mais complexas e detalhadas entre diferentes elementos em estudo, ampliando também as práticas de análise e síntese.
Busca superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerindo o trabalho com temas que dão contexto aos conteúdos e permitem uma abordagem das disciplinas científicas de modo interrelacionado, buscando-se a interdisciplinaridade possível dentro da área de Ciências Naturais.
Buscar as características e os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes, pois permitem assim, que os professores proponham os novos conteúdos com diferentes enfoques. A aprendizagem dos conteúdos pode ser bastante ampliada, levandose em conta também que os estudantes expressam raciocínios sobre escalas maiores de tempo e espaço, podendo percorrer mentalmente distâncias temporais que abarcam séculos e milênios e visualizando o planeta como um todo.
N.d.a.
A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações.
Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades.
Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................
(LERNER, D. A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
de aprender tabuada;
de realizar as quatro operações;
de propor problemas;
de propor soluções;
N.d.a.
Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................
(LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
sentido do ponto de vista da didática;
sentido do ponto de vista do aluno;
sentido do ponto de vista da escrita;
sentido do ponto de vista da comunidade;
N.d.a.
Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na perspectiva do planejamento educacional, a educação não se limita às questões pedagógicas, pois, além da dimensão educativa, a educação tem uma dimensão política e uma função social.
Délia Lerner afirma:
(LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 73)
I- Ler é entrar em outros mundos possíveis;
II- É indagar a realidade para compreendê-la melhor;
III- É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica;
IV- É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.
Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas a afirmativa IV está incorreta;
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
N.d.a.
Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Do ponto de vista institucional, o planejamento da educação teria por função uma reforma educacional planejada, com vistas a preservar a eficiência e a equidade na provisão da educação.
Para Délia Lerner, o desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. É formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro. É:
I- formar seres humanos críticos;
II- capazes de ler entrelinhas;
III- de assumir uma posição própria.
(LERNER, D. LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 27)
Assinale a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas a afirmativa I está correta;
Apenas a afirmativa II está correta;
Apenas a afirmativa III está correta;
N.d.a.
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