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... No _______________________ não se ensina, nem se aprende. Vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do _________, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento envolvimento esse que diz respeito ao ______________ em si, às pessoas e as instituições a ele pertencente. O _________________________ surge às vezes de um (aquele que já possuía em si a atitude) e se contamina para os outros e para o grupo. Num __________________________ , comumente, encontramo- nos com múltiplas barrreiras: de ordem material,pessoal,institucional e gnoseológica. Entretanto,tais barreiras poderão ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar, de ir além.
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, págs 17 e 18)
Ao processo descrito acima, a autora denomina :
Projeto Político Pedagógico;
Projeto Disciplinar;
Projeto Interdisciplinar;
Transversalidade;
N.d.a.
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A avaliação somativa se relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
A função principal do projeto é
Informar o aluno e prepará-lo para o mercado competitivo de trabalho
Possibilitar aos alunos a realização de pesquisas
Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação
Fazer com que os alunos aprendam sozinhos sem a presença de um professor
N.d.a.
A etapa inicial de um projeto de trabalho é
A definição de objetivos do projeto
Escolha do tema
Levantamento de dados sobre o tema
Levantamento de opiniões sobre o tema
N.d.a.
Nos projetos de trabalho a aprendizagem é:
Estanque
Estagnada
Significativa
Sem sentido
N.d.a.
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A concepção de avaliação como processo de medida teve sua origem na psicologia com a aplicação dos testes psicológicos, da psicometria, e dos testes de inteligência para crianças e adultos.
Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:
Ponto intermediário
Ponto de partida
Ponto final
Processo de desenvolvimento das aulas
N.d.a.
Ao ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica:
Que as crianças aprendessem a desenhar
Que as crianças se interessassem por representações teatrais
Que os alunos aprendessem padrões socialistas
Que os alunos percebessem a gama complexa de representações a respeito das normas e padrões ideais de comportamento socialmente aceitáveis
N.d.a.
Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:
As políticas que têm em comum o estabelecimento de uma contradição entre flexibilidade curricular e controle via avaliação, de forma a introduzir as forças do mercado e as formas de decisão próprias do setor privado.
Uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.
É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico.
É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico de uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.
N.d.a.
As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:
Identificar, propor e resolver questionamentos e problemas relacionados com elementos significativos do seu meio, usando estratégias gradativamente mais sistemáticas e complexas de busca, armazenamento e tratamento da informação, de formulação de conjecturas, de colocação das mesmas em prova e de exploração de soluções alternativas.
Critérios pessoais e raciocinados sobre questões científicas e tecnológicas básicas de nossa época, através da comparação e avaliação de informações obtidas de diferentes fontes.
Estratégias pessoais, coerentes com os procedimentos da ciência, na resolução de problemas, identificação do problema, formulação de hipóteses, planejamento e realização de atividades para compará-las, sistematização e análise dos resultados e comunicação dos mesmos.
O objetivo fundamental da formação científica dentro da Educação Básica será fazer com que os alunos sejam capazes de enfrentar situações cotidianas, analisando-as e interpretando-as através dos modelos conceituais e também dos procedimentos próprios da ciência.
N.d.a.
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