Questões sobre Planejamento de Ensino

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“... No _______________________ não se ensina, nem se aprende. Vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do _________, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento – envolvimento esse que diz respeito ao ______________ em si, às pessoas e as instituições a ele pertencente. O _________________________ surge às vezes de um (aquele que já possuía em si a atitude) e se contamina para os outros e para o grupo. Num __________________________ , comumente, encontramo- nos com múltiplas barrreiras: de ordem material,pessoal,institucional e gnoseológica. Entretanto,tais barreiras poderão ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar, de ir além.”

(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, págs 17 e 18)

Ao processo descrito acima, a autora denomina :

  • A.

    Projeto Político Pedagógico;

  • B.

    Projeto Disciplinar;

  • C.

    Projeto Interdisciplinar;

  • D.

    Transversalidade;

  • E.

    N.d.a.

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

A avaliação somativa se relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função principal do projeto é

  • A.

    Informar o aluno e prepará-lo para o mercado competitivo de trabalho

  • B.

    Possibilitar aos alunos a realização de pesquisas

  • C.

    Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação

  • D.

    Fazer com que os alunos aprendam sozinhos sem a presença de um professor

  • E.

    N.d.a.

A etapa inicial de um projeto de trabalho é

  • A.

    A definição de objetivos do projeto

  • B.

    Escolha do tema

  • C.

    Levantamento de dados sobre o tema

  • D.

    Levantamento de opiniões sobre o tema

  • E.

    N.d.a.

Nos projetos de trabalho a aprendizagem é:

  • A.

    Estanque

  • B.

    Estagnada

  • C.

    Significativa

  • D.

    Sem sentido

  • E.

    N.d.a.

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

A concepção de avaliação como processo de medida teve sua origem na psicologia com a aplicação dos testes psicológicos, da psicometria, e dos testes de inteligência para crianças e adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:

  • A.

    Ponto intermediário

  • B.

    Ponto de partida

  • C.

    Ponto final

  • D.

    Processo de desenvolvimento das aulas

  • E.

    N.d.a.

Ao ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica:

  • A.

    Que as crianças aprendessem a desenhar

  • B.

    Que as crianças se interessassem por representações teatrais

  • C.

    Que os alunos aprendessem padrões socialistas

  • D.

    Que os alunos percebessem a gama complexa de representações a respeito das normas e padrões ideais de comportamento socialmente aceitáveis

  • E.

    N.d.a.

Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:

  • A.

    As políticas que têm em comum o estabelecimento de uma contradição entre flexibilidade curricular e controle via avaliação, de forma a introduzir as forças do mercado e as formas de decisão próprias do setor privado.

  • B.

    Uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.

  • C.

    É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico.

  • D.

    É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico de uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.

  • E.

    N.d.a.

As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:

  • A.

    Identificar, propor e resolver questionamentos e problemas relacionados com elementos significativos do seu meio, usando estratégias gradativamente mais sistemáticas e complexas de busca, armazenamento e tratamento da informação, de formulação de conjecturas, de colocação das mesmas em prova e de exploração de soluções alternativas.

  • B.

    Critérios pessoais e raciocinados sobre questões científicas e tecnológicas básicas de nossa época, através da comparação e avaliação de informações obtidas de diferentes fontes.

  • C.

    Estratégias pessoais, coerentes com os procedimentos da ciência, na resolução de problemas, identificação do problema, formulação de hipóteses, planejamento e realização de atividades para compará-las, sistematização e análise dos resultados e comunicação dos mesmos.

  • D.

    O objetivo fundamental da formação científica dentro da Educação Básica será fazer com que os alunos sejam capazes de enfrentar situações cotidianas, analisando-as e interpretando-as através dos modelos conceituais e também dos procedimentos próprios da ciência.

  • E.

    N.d.a.

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