Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos educacionais devem ser formulados com base em pelo menos três referências: a legislação educacional, os conteúdos básicos das ciências e as expectativas de formação cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na educação a distância, há dois tipos de docentes — o professor autor e o professor tutor. Essa é uma das características que diferencia o curso a distância do curso presencial. Cada um desses profissionais desempenha um papel específico no sistema de educação a distância. A respeito desse tema, julgue o itens que se seguem.

A educação a distância independe das teorias andragógicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Todo objetivo de ensino requer uma ação definida; contudo, não é necessário determinar o prazo para que a ação seja executada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Geraldi, na escola, o aluno deve aprender

  • A.

    a norma popular, uma vez que a norma culta é elitista e fruto de preconceitos sociais.

  • B.

    a norma padrão, sem desvalorizar a variedade linguística que o aluno traz de sua comunidade.

  • C.

    a norma subpadrão, pois é a variedade que reflete a realidade social dos alunos.

  • D.

    a norma regional, que é uma legítima manifestação da cultura popular não valorizada pela escola.

  • E.

    N.d.a.

As atividades de Geometria devem ter caráter___________ , favorecendo, assim, a aproximação ou reaproximação ao estudo da Matemática de algum aluno que, por acaso, tenha se afastado dele por uma situação escolar anterior. (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 72)

  • A.

    lúdico;

  • B.

    visual;

  • C.

    olfativo;

  • D.

    recreacionista;

  • E.

    N.d.a.

A fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54)

  • A.

    somatória;

  • B.

    multiplicidade;

  • C.

    proporcionalidade;

  • D.

    divisibilidade;

  • E.

    N.d.a.

O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As causas da evasão em cursos a distância são categorizadas em fatores exógenos e endógenos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...