Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
O comportamentalismo é identificado na avaliação quando o professor constata que o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos após a conclusão de uma etapa de estudos.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
Em uma avaliação mediadora, é função do professor interpretar o resultado das provas e, com base nessa interpretação, estabelecer estratégias pedagógicas que intervenham de forma positiva no processo de aprendizagem de seus alunos.
Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
De acordo com os críticos do ensino jesuítico, este promoveu a separação entre a escola e a vida, visto que, por meio dele, não se transmitiam aos alunos as inovações da época.
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
Ao propor uma metodologia com foco em estímulos externos e reforços ou em estímulos de situações esperadas, Skinner promoveu o tecnicismo na educação.
Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na Ratio Studiorum, previam-se castigos e admoestações, como as punições físicas que deveriam ser aplicadas pelos mestres.
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
A metodologia que se baseia nas ideias de Maria Montessori é fundamentada na solução de problemas e no aprender fazendo.
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
A metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor é própria da concepção tecnicista da educação.
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...