Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“A expressão corporal encontra-se implícita em toda ação desenvolvida por nosso corpo.Sendo um meio de comunicação com o exterior e com a gente mesmo, deve-se aprender a linguagem corporal, que é a base da........................................”

(ZABALA, A. – COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 129)

  • A.

    da comunicação não verbal;

  • B.

    expressão e da comunicação verbal;

  • C.

    tomada de consciência do eu;

  • D.

    expressão e do insight cognitivo;

  • E.

    N.d.a.

Com base no texto acima, podemos concluir que a obra em questão trata-se de:

  • A.

    um método de ensino para a educação de jovens e adultos;

  • B.

    um livro de ficção;

  • C.

    um tratado psicopedagógico;

  • D.

    um livro de memórias;

  • E.

    N.d.a.

Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  • A.

    Sempre que surge um problema em sala de aula, faz-se necessária a intervenção de uma autoridade maior.

  • B.

    A maioria das escolas possui um departamento específico, de orientação psicopedagógica, que visa solucionar problemas disciplinares na relação professor/aluno.

  • C.

    Problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou por meio da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).

  • D.

    O professor não tem autonomia para resolver os problemas disciplinares em sala de aula, por isso sempre deve recorrer ao que está escrito no regimento escolar.

  • E.

    As autoridades policiais sempre devem ser chamadas para solucionar os problemas disciplinares da sala de aula.

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

No decorrer do curso, o ensino que leva o aluno a ter experiências em várias posições, passando por um processo reflexivo, abandonando velhos conceitos, que proporciona ao aluno construir o seu conhecimento a partir da observação, da análise e do desenvolvimento, foge à tendência tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Plano de aula deve ser entendido como

  • A.

    roteiro organizado das unidades didáticas do ano.

  • B.

    detalhamento do plano de ensino.

  • C.

    plano administrativo da unidade escolar.

  • D.

    guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.

  • E.

    aquele que é elaborado pela comunidade escolar.

Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos.

  • B.

    A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação.

  • C.

    Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta.

  • D.

    A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento.

  • E.

    A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola.

Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A gestão não deve ser assumida pelo professor, e sim pelo diretor ou por outras pessoas ligadas ao setor administrativo da escola.

  • B.

    Gestão do conteúdo refere-se ao preparo das aulas e à administração do tempo e dos espaços escolares propícios ao processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    A gestão da conduta refere-se exclusivamente ao dever do professor de cuidar de sua aparência em sala de aula, pois ele deve ser exemplo para os alunos.

  • D.

    A gestão do consenso é realizada, quando o professor consegue fazer que todos os alunos concordem com o que ele está dizendo.

  • E.

    A gestão da conduta e do consenso são a mesma coisa, fazem que os alunos se comportem bem.

Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito

  • A.

    às atividades interativas.

  • B.

    às atividades interativas.

  • C.

    ao cenário educativo/avaliativo.

  • D.

    à gênese do conhecimento.

  • E.

    ao compromisso social do docente.

A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Planeja, realiza e avalia situações didáticas que permitam a criação de estratégias de ensino e avaliação.

  • B.

    Provoca mudanças de comportamento.

  • C.

    Assume uma prática pedagógica não aberta a críticas.

  • D.

    Está em uma reconstrução constante de seu fazer pedagógico.

  • E.

    Combate avaliações conservadoras.

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa

  • A.

    contínua.

  • B.

    mediadora.

  • C.

    científica.

  • D.

    supervisora.

  • E.

    tradicional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...