Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A expressão corporal encontra-se implícita em toda ação desenvolvida por nosso corpo.Sendo um meio de comunicação com o exterior e com a gente mesmo, deve-se aprender a linguagem corporal, que é a base da........................................
(ZABALA, A. COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 129)
da comunicação não verbal;
expressão e da comunicação verbal;
tomada de consciência do eu;
expressão e do insight cognitivo;
N.d.a.
Com base no texto acima, podemos concluir que a obra em questão trata-se de:
um método de ensino para a educação de jovens e adultos;
um livro de ficção;
um tratado psicopedagógico;
um livro de memórias;
N.d.a.
Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.
Sempre que surge um problema em sala de aula, faz-se necessária a intervenção de uma autoridade maior.
A maioria das escolas possui um departamento específico, de orientação psicopedagógica, que visa solucionar problemas disciplinares na relação professor/aluno.
Problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou por meio da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).
O professor não tem autonomia para resolver os problemas disciplinares em sala de aula, por isso sempre deve recorrer ao que está escrito no regimento escolar.
As autoridades policiais sempre devem ser chamadas para solucionar os problemas disciplinares da sala de aula.
A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
No decorrer do curso, o ensino que leva o aluno a ter experiências em várias posições, passando por um processo reflexivo, abandonando velhos conceitos, que proporciona ao aluno construir o seu conhecimento a partir da observação, da análise e do desenvolvimento, foge à tendência tradicional.
Plano de aula deve ser entendido como
roteiro organizado das unidades didáticas do ano.
detalhamento do plano de ensino.
plano administrativo da unidade escolar.
guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
aquele que é elaborado pela comunidade escolar.
Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos.
A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação.
Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta.
A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento.
A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola.
Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A gestão não deve ser assumida pelo professor, e sim pelo diretor ou por outras pessoas ligadas ao setor administrativo da escola.
Gestão do conteúdo refere-se ao preparo das aulas e à administração do tempo e dos espaços escolares propícios ao processo de ensino e aprendizagem.
A gestão da conduta refere-se exclusivamente ao dever do professor de cuidar de sua aparência em sala de aula, pois ele deve ser exemplo para os alunos.
A gestão do consenso é realizada, quando o professor consegue fazer que todos os alunos concordem com o que ele está dizendo.
A gestão da conduta e do consenso são a mesma coisa, fazem que os alunos se comportem bem.
Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito
às atividades interativas.
às atividades interativas.
ao cenário educativo/avaliativo.
à gênese do conhecimento.
ao compromisso social do docente.
A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.
Planeja, realiza e avalia situações didáticas que permitam a criação de estratégias de ensino e avaliação.
Provoca mudanças de comportamento.
Assume uma prática pedagógica não aberta a críticas.
Está em uma reconstrução constante de seu fazer pedagógico.
Combate avaliações conservadoras.
Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa
contínua.
mediadora.
científica.
supervisora.
tradicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...