Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação de ações. O planejamento, por si só, não assegura o andamento do processo educativo. É preciso que esteja continuamente ligado à prática, pois desse modo, vai acumulando e enriquecendo experiências. Assim sendo, para que o planejamento seja efetivamente instrumento para a ação, ele deve ser um guia de orientação
que seja rígido e absoluto para promover o desenvolvimento de habilidades.
que apresente objetividade, coerência, flexibilidade e ordem seqüencial.
para o desenvolvimento intelectual, físico e teológico do educando.
para que os conteúdos sejam trabalhados.
para a preparação das tarefas articuladas com os conhecimentos a serem transmitidos.
Por suas características específicas, a clientela da EJA demanda maior atenção do que a que freqüenta normalmente a escola, para realizar com igual desenvoltura as atividades. Essa atenção se realiza por meio de propostas contextualizadas e relacionadas à sua realidade.
Hoje, o novo cidadão precisa de um conjunto de competências e habilidades essenciais que lhe possibilite compreender e participar de um mundo em constante evolução. Com a experiência que têm, os alunos da EJA estão adiante das crianças e já dominam essas competências. Para eles, a escola deve empenhar-se no objetivo principal de transmitir conhecimentos sobre a atualidade.
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
Na escola organizada por ciclos, o sistema de avaliação tem a função de medir os conhecimentos do aluno entre as séries: se não for aprovado, ele repete a série.
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
A alfabetização ocorre nas séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente nos 3 primeiros anos, no ensino de 9 anos. Nos ciclos seguintes, o aluno deve ser considerado alfabetizado, e o ensino deve preocupar-se apenas com outros componentes curriculares.
O sistema alfabético da escrita é o único material de que o alfabetizador precisa. É suficiente mostrar aos alunos que há famílias de palavras e como as palavras são formadas por letras.
A respeito de desenvolvimento e educação, julgue os itens seguintes.
A educação a distância, quando amparada em pressupostos construtivistas, demanda maior capacidade de o aluno gerir sua aprendizagem.
Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".
– Quem começa?
Paulinho: – Eu!
Marcelo – Eu!
– Par ou ímpar?
Paulinho: – Par
Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!
Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.
Paulinho grita: – Errou!
Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.
– Regra é regra, diz Paulinho.
O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:
Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.
( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.
( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.
( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.
( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.
A seqüência está correta em:
F, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, F, V, V, V
F, V, V, F, V
F, V, F, V, F
As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:
Extrapolar o lúdico nos espaços e tempos exclusivos.
Integrar diversão, alegria e senso de humor à escola e ao trabalho.
Priorizar, no espaço de trabalho, o lúdico sobre a construção.
Incorporar a criatividade ao lazer, resultando em produtuvidade.
A escola deverá ser coerente com valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição Federal e a LDB.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...