Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.
Se a criança tem dificuldades em ler um problema ou em respondê-lo por escrito representando os dados e operações de forma simbólica, ela deve ser incentivada a resolvê-lo mentalmente ou usando objetos, pois assim não se desviará da compreensão desse problema.
Problemas que exigem diferentes operações devem ser apresentados à criança de forma alternada para que ela possa decidir qual a operação mais adequada para resolvê-los com base na repetição e na memorização de enunciados semelhantes.
Resolver problemas deve tornar-se uma atividade automática; por isso, seu ensino deve enfatizar a repetição, os cálculos orais e a memorização dos procedimentos que levam à abstração.
A representação formal, oral ou escrita, dos dados de um problema deve ser desvinculada da compreensão que a criança tem dos dados reais que podem ser manipulados.
Assinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais.
Para aprender a escrever, a criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica, devendo ter um grande convívio com materiais impressos.
O professor precisa promover situações de ensinoaprendizagem que levem à explicitação dos conhecimentos infantis sobre ortografia.
Durante o aprendizado da ortografia, o uso de nomenclatura gramatical é um requisito a ser exigido do aluno na aprendizagem de regras contextuais e morfológicogramaticais.
O professor precisa definir metas ou expectativas para o rendimento ortográfico de seus alunos ao longo da escolaridade.
Acerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta.
A criança que compreende a escrita alfabética e que lê e escreve seus primeiros textos já internalizou a norma ortográfica.
As situações de escrita espontânea não são adequadas ao ensino de língua por fomentar a dúvida ortográfica.
Ao aprender ortografia, a pessoa atua de modo passivo, apenas memorizando as informações que recebe sobre a forma correta das palavras.
A ortografia constitui uma forma unificada da língua que facilita a comunicação entre usuários de diferentes variedades.
Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.
Tradicionalmente, os alunos iniciam a leitura e a interpretação de mapas, oficialmente, no 1.º ano do ensino fundamental.
Para que o aluno compreenda a organização espacial da sociedade, a escola deve prepará-lo para utilizar as técnicas e os instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização.
Uma vez que a finalidade exclusiva da leitura de mapas é a decodificação das convenções cartográficas, a escola deve orientar os alunos de forma direta na localização das territorialidades.
A geografia deve ser ministrada principalmente por seu caráter disciplinar, que prioriza o processo enciclopédico e descreve as riquezas territoriais.
Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.
Uma quantidade contínua consta de partes ou unidades separadas, individualizadas umas das outras.
Uma quantidade é dita contínua quando é divisível em partes sempre divisíveis, não podendo, portanto, resultar em elementos indivisíveis.
A conservação da quantidade se baseia na premissa de que a quantidade contínua ou discreta é variável.
A conservação de quantidade contínua antecede a conservação de quantidade discreta, em geral, em um ano.
Em uma abordagem interdisciplinar, deve-se
articular os conhecimentos científicos e não-científicos.
priorizar os conhecimentos não-científicos, em detrimento dos científicos.
priorizar os conhecimentos científicos, em detrimento dos não-científicos.
enfatizar os saberes populares e as questões ambientais, renegando-se os saberes constituídos a segundo plano.
A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita
resultou de um processo de codificação de um sistema de representação.
pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras.
é um conjunto de marcas gráficas espontâneas construídas socialmente e assimiladas culturalmente.
pode ser considerada como a representação do fonema.
Em relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, assinale a opção correta.
O planejamento de ensino se resume ao detalhamento das etapas de avaliação que determinam o que deve ser ensinado.
Os métodos e as técnicas utilizadas pelo professor independem dos objetivos de ensino da instituição escolar.
O planejamento de ensino deve conter exclusivamente a ementa, os objetivos e os conteúdos, enquanto o plano de aula deve conter os métodos e as formas de avaliação.
Os objetivos orientam o professor na seleção dos conteúdos, métodos e processos de avaliação, que devem ser compatíveis com o projeto político-pedagógico da instituição escolar.
No que se refere a situações de escrita, Délia Lerner propõe que
a coerência do texto, desde que viabilizada por meio da leitura, dispensa sucessivas revisões.
a escolha do texto a ser produzido pelas crianças deve estar prevista no planejamento concebido pelo professor e discutida nas reuniões de coordenação pedagógica.
o processo de elaboração de texto deve ser realizado por meio de um ditado das crianças para o professor, quando se tratar de produção de texto único.
a produção de texto construído coletivamente dispensa a revisão final, já que esse texto já foi lido diversas vezes.
Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
As condições objetivas de trabalho não interferem no processo de planejamento de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...