Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A dimensão formativa da avaliação da aprendizagem caracteriza-se pelo (pela)

  • A. sua função processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os êxitos e as dificuldades do aluno ao longo do trabalho escolar.
  • B. organização e pelo arquivamento de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com o objetivo de fornecer uma síntese de seu percurso de aprendizagem.
  • C. diagnóstico da situação da aprendizagem em que se encontra o aluno no início do processo de ensino.
  • D. caráter classificatório e controlador, tendo como objetivo a certificação, no final do percurso escolar.

No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.

Integram o processo avaliativo do aluno os registros provisórios sobre o seu desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a)

  • A. maior e principal causa da reprovação escolar reside nas práticas avaliativas adotadas pela escola.
  • B. processo burocrático instalado no âmbito da escola é o grande responsável pelos altos índices de reprovação escolar.
  • C. adoção de práticas pedagógicas que atendam as diferenças individuais do educando com a efetivação do processo avaliativo classificatório constituem os determinantes do fracasso escolar.
  • D. fracasso escolar é causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicológica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovação, bem como a efetivação da repetência um dos fatores determinantes desse fracasso.

No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.

Processo avaliativo que se fundamenta na mediação não deve utilizar-se de um planejamento inflexível, visto que este impede o desenvolvimento e a construção de conhecimentos pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.

Ao avaliar um aluno em processo de alfabetização, o professor deve enfatizar os erros de maneira quantitativa, garantindo, assim, um processo avaliativo mediador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

Na educação infantil, a avaliação dos alunos limita-se ao registro de notas no boletim escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a documentação pedagógica — planejamento, registro e avaliação —, julgue os próximos itens.

A avaliação deve constituir-se como elemento norteador do planejamento de atividades, tendo como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação deve ser vista como instrumento do planejamento escolar: é ela que permite caminhar, com relativa segurança, em direção às metas, porque elas são constantemente monitoradas.

Acerca do processo de avaliação, julgue os itens a seguir.

A avaliação pode ser corretamente interpretada como um procedimento para julgar o trabalho do professor, o que pode contribuir para decisões quanto à sua permanência ou não na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação deve ser vista como instrumento do planejamento escolar: é ela que permite caminhar, com relativa segurança, em direção às metas, porque elas são constantemente monitoradas.

Acerca do processo de avaliação, julgue os itens a seguir.

A avaliação aponta os pontos frágeis do ensino ministrado aos alunos, permitindo que novas formas de ensino sejam elaboradas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.

  • A.

    No desenvolvimento de habilidades necessárias à alfabetização, os professores devem explorar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral, para depois explorar seus conhecimentos pertinentes ao texto escrito.

  • B.

    É recomendável ao professor escolher uma única estratégia para o ensino de leitura e escrita, ou seja, ele não deve combinar estratégias.

  • C.

    Os professores das séries iniciais devem pensar na aquisição do sistema da língua escrita como algo complexo, que vai exigir esforços seus e das crianças, mas não deve subestimar a capacidade das crianças para enfrentar esse desafio.

  • D.

    É correto afirmar que a leitura e a escrita são competências, e que saber ler e escrever são procedimentos para que os alunos se tornem leitores competentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...