Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui

  • A.

    a distinção entre o modo de representação icônico e o nãoicônico.

  • B.

    a construção de formas de diferenciação, ou seja, não há controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.

  • C.

    a fonetização da escrita, que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético.

  • D.

    a produção inicial de traços ondulados, que culminarão no domínio das regras ortográficas.

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Ao se realizar um planejamento de ensino, deve-se sempre considerar o projeto político-pedagógico da instituição para não perder de vista os seus objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são

  • A.

    a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social.

  • B.

    a contagem, a quantificação de objetos e a classificação.

  • C.

    a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades.

  • D.

    a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico.

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino é a concretização da intencionalidade e da sistematização que requer o processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

O planejamento muitas vezes transforma-se em formalismo, engodo, mistificação e instrumento de domínio sobre as pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em

  • A.

    combater a discriminação que impede a alfabetização de muitos e, ao mesmo tempo, não negar aos que aparentemente não fracassam a oportunidade de serem leitores e produtores de textos competentes e autônomos.

  • B.

    formar sujeitos que possam decifrar com competência o sistema de escrita, tornando-se capazes de fazer leitura oral de textos selecionados por outras pessoas.

  • C.

    preparar os alunos para se tornarem especialistas em suas redações ou composições, com eficácia e autonomia, conscientes da pertinência e da importância de emitir certas mensagens.

  • D.

    promover a descoberta e a utilização da escrita de forma que os alunos percebam que esta constitui um objeto de avaliação eficaz e profícuo.

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Para ser eficaz e eficiente, o planejamento deve trabalhar com a dimensão do aluno ideal, para não abandonar a qualidade desejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.

Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.

Alguns planejamentos definem intenções, ilustrações teóricas, propostas, possibilidades, mas não determinam intervenções concretas na realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Libâneo, há diferentes entendimentos em relação à educação ambiental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    A corrente naturalista defende a preservação das matas e dos animais, por meio da adoção de uma noção de natureza biofísica intocável.

  • B.

    A corrente da gestão ambiental propõe a educação pelo contato com a natureza, pela vida ao ar livre, o que levaria ao turismo ecológico.

  • C.

    A corrente da economia ecológica caracteriza-se por defender tecnologias alternativas com relação, entre outros, ao trato da terra, ao uso da energia e ao tratamento de resíduos.

  • D.

    A corrente conservacionista incentiva ações de movimentos sociais, de comunidades e de governos na luta pela despoluição das águas e do ar.

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

O planejamento deve ser flexível para possibilitar as adequações necessárias em todas as suas etapas, desde a elaboração até a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...