Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:

  • A.

    oferecimento de subsídios para a decisão da melhoria da aprendizagem, conformismo psíquico e ênfase em resultados.

  • B.

    auxílio na construção de aprendizagem satisfatória, desenvolvimento do autocontrole e compromisso com a geração de competências.

  • C.

    práticas pedagógicas centradas na avaliação, ajuda na construção de um psiquismo auto-referente e ação didática voltada para a promoção social.

  • D.

    controle da aprendizagem e da disciplina baseado no medo, internalização positiva de padrões de conduta e reforço à estruturação social classista.

  • E.

    secundarização do significado do ensino e da aprendizagem, desenvolvimento de personalidades submissas e produção de seletividade social.

Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):

  • A.

    momento de fixação de conteúdos e de aferição de resultados, no intuito de devolver ao aluno uma compreensão o mais clara e fiel possível dos conhecimentos trabalhados pela escola.

  • B.

    elemento de reflexão sobre o processo de construção do conhecimento, subsidiando a reformulação de tarefas e a revisão sobre o modo como os conteúdos são trabalhados.

  • C.

    resultado da interação entre a subjetividade do aluno e a subjetividade do professor, oferecendo ao docente a possibilidade de medir a aprendizagem com maior precisão e fazer a decorrente classificação.

  • D.

    possibilidade de conhecer as hipóteses dos alunos e de retê-las, pois são a expressão da criatividade necessária para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

  • E.

    busca de problematização, tendo em vista a seleção dos mais aptos e a recuperação dos que ainda precisam de reforço, por meio da reescritura após a correção.

Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?

  • A.

    O desenho de um currículo escolar deve se voltar às necessidades dos estudantes da comunidade.

  • B.

    A escola deve se preocupar em conhecer a inserção sócio-econômica dos estudantes da comunidade.

  • C.

    O envolvimento de todos que compõem a comunidade escolar − professores, diretores, estudantes, funcionários da escola − é desejado.

  • D.

    O professor deve concentrar-se em literaturas canônicas, que representam leituras poucas vezes feitas pelos estudantes da comunidade.

  • E.

    Deve-se identificar o que os alunos lêem, porque lêem, se lêem em livros, na internet, na tela de cinema, que práticas de leitura desenvolvem.

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:

  • A.

    subsidia a ação educativa ao proporcionar a compreensão de avanços, limites e dificuldades dos educandos diante dos objetivos.

  • B.

    supõe observação, obtenção, análise e síntese dos dados que delimitam os conteúdos com os quais se está trabalhando.

  • C.

    culmina com a obtenção da informação necessária para constatar se o educando atingiu os objetivos traçados.

  • D.

    proporciona ao educando a utilização de instrumentos diferenciados de medida, que possibilitam uma melhoria de sua nota.

  • E.

    classifica os alunos segundo critérios de aproveitamento que são registrados e escalonados para a formulação de uma média.

A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?

  • A.

    Estimular os alunos a posicionarem-se em relação ao tema que leram e a ouvir a opinião dos colegas.

  • B.

    Conscientizar os alunos sobre os filtros ideológicos de cada leitor no processo interpretativo.

  • C.

    Conduzir o debate, acrescentando alternativas à reflexão e opinião dos alunos.

  • D.

    Evitar o monopólio da análise de poucos estudantes.

  • E.

    Desestimular as subjetividades nas leituras dos alunos, ensinando-lhes um modelo interpretativo aceitável.

A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:

  • A.

    visão dos desempenhos distribuídos em diferentes graus e referenciais comparativos entre os educandos.

  • B.

    resultados individualizados a partir de práticas coletivizadas e relação utilitarista com o conhecimento.

  • C.

    possibilidade de trabalhar com notas e com conceitos, e de expressar o desempenho de modo quantitativo e qualitativo.

  • D.

    identificação e explicação de erros e interpretações quanto às estratégias e atitudes dos alunos.

  • E.

    maior tempo dedicado às atividades de avaliação e resultados mais correspondentes à aprendizagem real.

Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno

  • A.

    atinge fluência, correção e boa pronúncia na comunicação oral.

  • B.

    está ciente da exigência do conhecimento da língua inglesa para a sobrevivência na sociedade globalizada.

  • C.

    compreende que quem usa a linguagem o faz de um lugar situado na história, numa cultura e instituição.

  • D.

    sabe escrever textos coesos e coerentes em todos os gêneros do discurso.

  • E.

    demonstra conhecimento sistêmico na leitura do gênero estudado.

Analise as afirmações abaixo.

I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.

II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.

III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.

IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.

No que diz respeito às pedagogias diferenciadas, são corretas, apenas, as afirmações:

  • A. I e III
  • B. I e IV
  • C. II e III
  • D. III e IV
  • E. II, III e IV

Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:

  • A.

    a necessidade de escolha de um modelo, visando à aprendizagem eficiente da produção oral.

  • B.

    as diferenças nos usos do sistema fonético e fonológico nas línguas materna e estrangeira; pode haver interferências de uma para outra.

  • C.

    a necessidade de interferência imediata do professor na ocorrência de um erro de pronúncia, evitando-se a recorrência do mesmo.

  • D.

    a inadequação das correções de pronúncia, de acordo com as metodologias atuais.

  • E.

    a eficiência dos exercícios programados de repetição para a prática da pronúncia correta.

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

  • A.

    Divisão do programa em unidades independentes, tendo cada uma um tempo delimitado de sensibilização, de exercício e de controle.

  • B.

    Apresentação da matéria e aplicação de exercícios de fixação em atividades de aula, com encaminhamento de mais exercícios para casa.

  • C.

    Aplicação eqüitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.

  • D.

    Adoção de um livro didático de referência a partir do qual é possível fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.

  • E.

    Proposição de atividades grupais em que os alunos observem fenômenos naturais e pesquisem outros fenômenos correlatos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...