Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas

  • A.

    concentram-se num sistema lingüístico e suprem a aprendizagem pretendida.

  • B.

    aplicam-se a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e possibilitam a recuperação desses alunos.

  • C.

    relacionam, por meio de atividades, fatos e experiências da sociedade ao ensino da sala de aula.

  • D.

    resumem-se em experiências de comunicação oral, com vistas à melhoria dessa habilidade, como por exemplo, a pronúncia.

  • E.

    baseiam-se numa prática instrucional individualizada que, por meio de exercícios lingüísticos, promove a aprendizagem correta da língua inglesa.

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):

  • A.

    corpo docente busca o intercâmbio de saberes e a construção coletiva de aprendizagem.

  • B.

    cultura escolar é elitista por ditar conteúdos exigentes e aprendizagens precoces.

  • C.

    gestão escolar se aproxima das decisões pedagógicas e gera planejamento participativo.

  • D.

    formulação curricular está baseada no saber das classes populares e nos conteúdos oficiais.

  • E.

    instituição escolar se submete a mecanismos externos de avaliação.

O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes

  • A.

    oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira.

  • B.

    oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas.

  • C.

    garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas.

  • D.

    proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira.

  • E.

    possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês.

A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):

  • A.

    método inspirado no pragmatismo que visa à solução de problemas concretos.

  • B.

    percurso singular que procura estabelecer conexões entre diferentes tipos de informação e fenômenos.

  • C.

    desenvolvimento de unidades didáticas fundadas na seleção de conteúdos preestabelecidos.

  • D.

    metodologia de ensino centrada nas atividades, baseada nos pressupostos escolanovistas.

  • E.

    seqüência estável de passos em torno de um tema vinculado a uma tipologia de informação.

A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?

A resposta correta da pergunta acima é:

  • A.

    Não. O ensino de língua inglesa deve concentrar-se nos costumes e valores dos países nos quais a língua inglesa é primeira língua.

  • B.

    Sim, mas deve ocorrer nas séries em que os alunos já têm conhecimento básico de língua inglesa.

  • C.

    Não, porque essa noção representa uma ideologia imperialista, não mais adotada na educação atualmente.

  • D.

    Sim. Esse trabalho pode desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.

  • E.

    Talvez. O professor é quem deve avaliar se seus alunos têm a competência lingüística para esse aprendizado.

Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):

  • A.

    integração entre as disciplinas tendo em vista uma ampliação da especialização e o aprofundamento de conhecimentos próprios de cada campo.

  • B.

    identificação de aproximação de conceitos entre disciplinas com enfoques diferenciados, segundo metodologias específicas.

  • C.

    criação de disciplinas a partir da junção de áreas do conhecimento que possuem afinidade epistemológica.

  • D.

    concepção de pesquisa compartilhada por várias disciplinas, acompanhada por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares.

  • E.

    estabelecimento de uma rede de comunicação entre disciplinas para que haja troca recíproca de informações.

Considere o trecho abaixo de uma aula de leitura de 8ª série.

Professora: Now, let's read a text. It's about global warming. Global warming? Do you know what it is? It's aquecimento global. Já ouviram falar, não é? Como no filme 'Era do Gelo 2'. Did you see it? Yes? Ok, let's read.

Observa-se que a professora conduz sua aula utilizandose tanto da língua inglesa, quanto da língua portuguesa. Segundo as teorias recentes sobre ensino de língua inglesa, esse procedimento é considerado

  • A.

    errado, porque os alunos devem ser expostos apenas à língua inglesa.

  • B.

    inadequado, porque não se deve falar inglês nas atividades de leitura, apenas ler.

  • C.

    inaceitável; demonstra o despreparo lingüístico da professora para se comunicar em inglês.

  • D.

    adequado; a professora utiliza-se da língua materna para explicações breves, que não comprometem o objetivo de sua atividade.

  • E.

    correto; a professora aproveita a atividade de leitura para ensinar a habilidade oral.

Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento

  • A.

    aconselhável porque reflete uma situação privilegiada de ampliação de repertório e de desenvolvimento do espírito de parceria.

  • B.

    inadequado porque a escrita constitui uma prática individual.

  • C.

    adequado apenas em alguns gêneros textuais, como é o caso dos diálogos.

  • D.

    desaconselhável porque um aluno pode assimilar formas incorretas da escrita com o outro.

  • E.

    recomendado apenas na fase inicial do aprendizado, como estímulo, porque a essência da escrita é individual.

No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

  • A.

    receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.

  • B.

    procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.

  • C.

    concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.

  • D.

    enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.

  • E.

    desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.

Ler é compreender um texto. Ao escolher textos para o trabalho cotidiano na Educação Infantil, é fundamental que estes sejam:

  • A.

    autênticos, sendo necessário desvendar seu significado com um objetivo claro e explícito.

  • B.

    de leitura fácil e fluente, para que as crianças possam facilmente compreendê-los e memorizá-los.

  • C.

    simples, com poucas palavras, preferencialmente compostos de monossílabos e dissílabos.

  • D.

    produzidos com a letra manuscrita, para que a criança se familiarize com esse padrão.

  • E.

    acompanhados de ilustrações coloridas e de tamanhos diversos, para simplificar a leitura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...