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Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
O objetivo da avaliação escolar é o de diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
A avaliação, cujos resultados fornecem ao professor dados sobre o progresso dos alunos e sobre as dificuldades a serem superadas, é essencial ao avanço do processo educativo, podendo ser denominada, em razão de tal função, feedback.c
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar.
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
Uma vez observadas pelo professor as normas de avaliação da escola e as do sistema de ensino no desenvolvimento da avaliação educacional, é desnecessário adequar a avaliação aos objetivos, conteúdos e procedimentos de ensino.
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002), é crucial para a concretização do projeto educacional. De acordo com o autor:
I. É a avaliação que sinaliza a titulação dos professores.
II. É a avaliação que sinaliza aos alunos o que o professor e a escola valorizam.
III. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar repetência injustamente.
IV. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar evasão do aluno.
V. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar um processo que inviabiliza a centralização do ensino.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
O saber do aluno deve ser o ponto de partida para a organização do trabalho pedagógico na abordagem progressista.
Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:
escolha criteriosa do livro didático que irá nortear o trabalho realizado pelo professor.
vínculo do estudo dos fatos históricos às datas do calendário cívico, dando maior significação ao conhecimento.
conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas.
primazia para a pesquisa de fontes documentais como instrumentos de informação a serem analisadas e interpretadas.
ensino formal do conceito de tempo desde os dois primeiros ciclos, tratando-o como elemento que possibilita organizar os acontecimentos.
Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.
Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.
Durante a pesquisa, os alunos tomaram contato com os Índices de Massa Corporal (IMC) das modelos da indústria da moda nas últimas décadas. Calcularam o IMC das modelos e seus próprios índices, elaboraram gráficos e tabelas, estudaram as diferentes décadas trabalhando o tempo histórico, redigiram textos sobre o assunto e publicaram um informativo. A este respeito foram feitas as afirmativas a seguir.
I – Trata-se de um exemplo de transversalidade, pois estabelece, na prática educativa, uma relação entre a aprendizagem de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real.
II – A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, pois questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento, levando em conta sua inter-relação.
III – Por se tratar de um procedimento didático, é um modelo de centro de interesse, que está na gênese da pedagogia de projetos.
O modo como a professora conduziu a pesquisa está relacionado à(s) afirmação(ões):
Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.
Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:
psicológica, na qual a indisciplina é resultado de uma carência psíquica infra-estrutural.
socio-histórica, na qual a indisciplina se torna força legítima de resistência.
social-condicionante, na qual a pobreza e as carências alimentares geram situações de indisciplina.
ético-moralizante, na qual se constata que a crise de valores atinge o espaço escolar.
do conhecimento e da relação professor-aluno, na qual a agitação é catalisadora do ato de conhecer.
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