Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

  • A.

    propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.

  • B.

    deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.

  • C.

    prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.

  • D.

    visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.

  • E.

    possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  • A.

    ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema.

  • B.

    apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita.

  • C.

    viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres.

  • D.

    facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar.

  • E.

    evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

De modo geral, os indivíduos justificam sua impossibilidade de participação por intermédio de motivos racionalizadores tais como falta de tempo, falta de recursos e ineficácia do esforço. Esses argumentos racionais, em geral, escondem motivações emocionais e socioculturais tais como medo de represálias; receio dos efeitos da projeção do indivíduo e(ou) do grupo; insegurança quanto à própria competência individual e(ou) do grupo; e desconhecimento de saberes e de procedimentos específicos necessários à ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

  • A.

    sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.

  • B.

    devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.

  • C.

    podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.

  • D.

    só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.

  • E.

    são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.

Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:

- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.

- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.

Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.

Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):

  • A.

    lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças.

  • B.

    separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização.

  • C.

    alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas.

  • D.

    apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem.

  • E.

    propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças.

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  • A.

    supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.

  • B.

    desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.

  • C.

    centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.

  • D.

    requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.

  • E.

    considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.

Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.

Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:

  • A.

    não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência.

  • B.

    não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes.

  • C.

    é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental.

  • D.

    é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.

  • E.

    é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

O conteúdo e o desenvolvimento do texto por intermédio de atividades não se prestam à avaliação devido ao seu foco ideológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.

Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm

As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:

  • A.

    confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.

  • B.

    localização do tema ou da idéia principal dos textos.

  • C.

    consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.

  • D.

    identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.

  • E.

    reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.

Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que

  • A.

    as atividades sejam agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo como atividades permanentes, seqüência de atividades e projetos de trabalho, a fim de facilitar a aprendizagem.

  • B.

    os conteúdos sejam trabalhados de forma integrada e relacionados entre si, a fim de possibilitar que a realidade seja analisada por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.

  • C.

    os diferentes conteúdos sejam tratados de maneira apropriada, de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, a fim de que sejam valorizados pelas crianças.

  • D.

    as atividades desenvolvidas na volta à sala de aula, oportunizem que as crianças trabalhem com símbolos, idéias, imagens e representações que permitam atribuir sentido à realidade.

  • E.

    os conteúdos e as atividades sejam desenvolvidos como recursos para pensar, permitindo a apropriação de formas de representação e comunicação com a maior fidedignidade possível pelas crianças.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...