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No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto
propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.
deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.
prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.
visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.
possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.
Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema.
apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita.
viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres.
facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar.
evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.
As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.
De modo geral, os indivíduos justificam sua impossibilidade de participação por intermédio de motivos racionalizadores tais como falta de tempo, falta de recursos e ineficácia do esforço. Esses argumentos racionais, em geral, escondem motivações emocionais e socioculturais tais como medo de represálias; receio dos efeitos da projeção do indivíduo e(ou) do grupo; insegurança quanto à própria competência individual e(ou) do grupo; e desconhecimento de saberes e de procedimentos específicos necessários à ação.
Segundo as concepções atuais de leitura, os textos
sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.
devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.
podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.
só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.
são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.
Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:
- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.
- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.
Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.
Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças.
separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização.
alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas.
apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem.
propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças.
Considere a entrevista abaixo.
Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.
Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque
supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.
desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.
centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.
requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.
considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.
Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.
Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:
não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência.
não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes.
é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O conteúdo e o desenvolvimento do texto por intermédio de atividades não se prestam à avaliação devido ao seu foco ideológico.
Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.
Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm
As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:
confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.
localização do tema ou da idéia principal dos textos.
consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.
identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.
reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.
Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que
as atividades sejam agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo como atividades permanentes, seqüência de atividades e projetos de trabalho, a fim de facilitar a aprendizagem.
os conteúdos sejam trabalhados de forma integrada e relacionados entre si, a fim de possibilitar que a realidade seja analisada por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.
os diferentes conteúdos sejam tratados de maneira apropriada, de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, a fim de que sejam valorizados pelas crianças.
as atividades desenvolvidas na volta à sala de aula, oportunizem que as crianças trabalhem com símbolos, idéias, imagens e representações que permitam atribuir sentido à realidade.
os conteúdos e as atividades sejam desenvolvidos como recursos para pensar, permitindo a apropriação de formas de representação e comunicação com a maior fidedignidade possível pelas crianças.
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