Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:

  • A. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • B. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • C. age no sentido de transformar totalmente a realidade, sem estabelecer nenhuma relação com a mesma, produzindo uma distância entre o real e o imaginário
  • D. é um processo infantil que aparece, especialmente, nos seis primeiros anos de vida, quando a criança ainda não desenvolveu plenamente o sentido de realidade
  • E. é um processo rico, mas é fundamental que na Educação Infantil possamos dar os necessários limites para que a criança não se distancie da realidade.

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

As etapas de um projeto não podem ser estanques, por isso o planejamento deve ser flexível, permitindo adequações necessárias em todos os momentos de realização das atividades previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:

  • A. possibilita a aprendizagem, pois a partir dessa experiência se dá a apropriação de conteúdos, formas e figuras por meio da representação
  • B. inibe a criatividade da criança, tornando-a passiva frente às exigências da escola e diminuindo sua auto-estima
  • C. constrói parâmetros etários gráficos a partir das trocas de experiências sociais, emocionais e culturais distintas
  • D. promove a interação da criança com seus pares, facilitando com isso o desenvolvimento da habilidade viso-motora
  • E. limita a percepção da criança em relação ao meio que a cerca, tornando sua leitura de mundo desprovida de significado

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

A divisão do saber em compartimentos é um facilitador na implementação de uma metodologia de projetos, pois possibilita a realização de projetos diversificados e originais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

A partir do estudo do livro "O Homem que Amava Caixas", alunos de 4 a 5 anos de uma escola construíram um projeto de trabalho que culminou com um grande encontro com pais e convidados que trouxeram caixas de diversos formatos e tamanhos e com elas construíram brinquedos, casinhas, máscaras e até um trenzinho.

  • A.

    construído a partir de um eixo de trabalho e organizado ao redor de um problema, partindo dos conteúdos programáticos de cada série

  • B.

    construído a partir de um tema gerador, escolhido pela escola, que trabalha conhecimentos específicos de leitura, escrita e raciocino lógico.

  • C.

    de caráter pedagógico, partindo dos conteúdos programáticos de cada série, e trabalhando conhecimentos necessários para a alfabetização

  • D.

    de caráter lúdico, partindo do interesse e de indagações da criança sobre a realidade para trabalhar conhecimentos específicos.

  • E.

    de caráter lúdico, partindo do interesse da criança sobre a leitura e a escrita para trabalhar conhecimentos necessários para o Ensino Fundamental

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, o planejamento de ensino é focado na interdisciplinaridade, devido à integração das diferentes áreas de conhecimento, por meio da coordenação de conexões necessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:

  • A. coordenar a conversa e problematizar as questões que surgem.
  • B. verificar se as crianças aprenderam os conceitos trabalhados no dia anterior
  • C. organizar as mesas para o trabalho diversificado
  • D. conversar com as crianças enquanto espera que todas cheguem
  • E. comunicar para as crianças o planejamento do dia.

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, a aprendizagem deve ser algo ativo e significativo, por isso é necessário o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, desde a concepção até a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:

  • A. exercer intensa vigilância sobre o comportamento sexual das crianças.
  • B. evitar que meninos e meninas brinquem juntos em jogos e brincadeiras
  • C. demarcar claramente os objetos e cores usados por meninos e meninas
  • D. incentivar a constituição de grupos de trabalho de meninos e meninas
  • E. trabalhar com as crianças os conceitos de gênero desde a pré-escola

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, o sucesso individual é desconsiderado, pois o que importa é a evolução de todo o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...