Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.
Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?
Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.
O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.
A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.
A função primordial de uma língua é a comunicação.
Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.
A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante
processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.
avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.
Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.
I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:
busca melhorar a qualidade da educação valorizando os conhecimentos mais cobrados na sociedade
enriquece o vocabulário das crianças e auxilia a formação de um cidadão que respeite a natureza
pode constituir uma formalização de conteúdos não significativos para as crianças, enfatizando a escolarização.
dispensa a realização de atividades práticas com animais, o que pode gerar problemas de saúde nas crianças
diminui o conhecimento das crianças em relação a outros conteúdos, prejudicando seu desempenho em Estudos Sociais
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.
O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:
observação.
falseabilidade.
elaboração de hipóteses.
comprovação da verdade.
descrição de um fenômeno.
No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:
— Oba! Oba!
— Viva ! Viva !
— Será que é mesmo ovo de borboleta?
— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!
— É... e está morta.
— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......
— Vamos contar quantos tem?
— 230 ovos!.....
— Até cansei de contar....
— E o que será que vai sair daí?
— Borboleta, ora!
— Já direto?
— Não....
— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?
— Vamos.
Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,
ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:
do que está registrado em livros, considerando que o acesso das crianças ao conhecimento científico é a estratégia mais acertada.
de experiências provocadoras, considerando que o conhecimento dos pesquisadores é essencial para a busca de informações
de questionários de perguntas e respostas, provocando as crianças a buscar informações com seus familiares
de pesquisas na Internet, considerando o conhecimento universal e utilizando diferentes estratégias de busca de informações
de perguntas interessantes, provocadoras, considerando o conhecimento das crianças e utilizando diferentes estratégias de busca de informações
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...