Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?

  • A.

    Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.

  • B.

    O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.

  • C.

    A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.

  • D.

    A função primordial de uma língua é a comunicação.

  • E.

    Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.

A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra

  • A. representar cada sílaba por mais de uma letra
  • B. representar cada sílaba por uma letra ou grafia.
  • C. representar cada sílaba por uma letra ou grafia.
  • D. relacionar os sons da fala com as letras do alfabeto
  • E. diferenciar o desenho da escrita de grafias diversas

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teóricas e práticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

  • A.

    busca melhorar a qualidade da educação valorizando os conhecimentos mais cobrados na sociedade

  • B.

    enriquece o vocabulário das crianças e auxilia a formação de um cidadão que respeite a natureza

  • C.

    pode constituir uma formalização de conteúdos não significativos para as crianças, enfatizando a escolarização.

  • D.

    dispensa a realização de atividades práticas com animais, o que pode gerar problemas de saúde nas crianças

  • E.

    diminui o conhecimento das crianças em relação a outros conteúdos, prejudicando seu desempenho em Estudos Sociais

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

  • A.

    observação.

  • B.

    falseabilidade.

  • C.

    elaboração de hipóteses.

  • D.

    comprovação da verdade.

  • E.

    descrição de um fenômeno.

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

  • A.

    do que está registrado em livros, considerando que o acesso das crianças ao conhecimento científico é a estratégia mais acertada.

  • B.

    de experiências provocadoras, considerando que o conhecimento dos pesquisadores é essencial para a busca de informações

  • C.

    de questionários de perguntas e respostas, provocando as crianças a buscar informações com seus familiares

  • D.

    de pesquisas na Internet, considerando o conhecimento universal e utilizando diferentes estratégias de busca de informações

  • E.

    de perguntas interessantes, provocadoras, considerando o conhecimento das crianças e utilizando diferentes estratégias de busca de informações

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...