Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:

– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.

Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza

  • A.

    o positivismo e o processo de investigação.

  • B.

    a psicologia da instrução e o behaviorismo.

  • C.

    o enfoque multidisciplinar e contextualizado.

  • D.

    a exposição de conteúdos, memorização e repetição.

  • E.

    o construtivismo e a experimentação.

Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento

  • A. relativo ao assunto do texto, pois este não deve ser familiar à realidade imediata da criança, para poder despertar o interesse.
  • B. convencional das letras que aparecem nos textos, as famílias silábicas e os sons relacionados às letras
  • C. de finalidade e necessidade da leitura, bem como dos indicadores do contexto, úteis para antecipar a leitura, o tema e o vocabulário, dentre outros
  • D. do significado correto das palavras presentes no texto, pois, em caso contrário, a compreensão fica impossibilitada
  • E. do tipo de texto e do autor que o produziu, pois textos mais complexos impedem a interpretação da crianç

Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:

  • A.

    uma exposição didática;

  • B.

    uma verificação da aprendizagem

  • C.

    um exercício de fixação;

  • D.

    um trabalho em grupo;

  • E.

    uma explicação para o momento da correção.

As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve

  • A.

    corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.

  • B. promover a socialização sistemática da criança, já que o processo anterior à escolaridade não tem bases pedagógicas.
  • C.

    ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.

  • D.

    organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais

  • E.

    deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos

Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:

  • A.

    ao momento histórico-cultural;

  • B.

    à filosofia da escola;

  • C.

    aos objetivos propostos;

  • D.

    às tendências econômicas e aos recursos da escola;

  • E.

    aos diferentes grupos.

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

  • A. significados.
  • B. faz-de-conta
  • C. memorização.
  • D. simbolismo.
  • E. recursos.

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:

  • A.

    Ética, Matemática e Meio Ambiente;

  • B.

    Meio Ambiente, Ciências e Saúde;

  • C.

    Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;

  • D.

    Ética, Saúde e Meio Ambiente;

  • E.

    Matemática, História e Meio Ambiente.

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  • A.

    ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema

  • B.

    apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita

  • C.

    viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres

  • D.

    facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar

  • E.

    evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.

A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:

  • A.

    um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;

  • B.

    os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;

  • C.

    um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;

  • D.

    o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;

  • E.

    o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...