Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:
– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.
Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza
o positivismo e o processo de investigação.
a psicologia da instrução e o behaviorismo.
o enfoque multidisciplinar e contextualizado.
a exposição de conteúdos, memorização e repetição.
o construtivismo e a experimentação.
Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento
Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:
uma exposição didática;
uma verificação da aprendizagem
um exercício de fixação;
um trabalho em grupo;
uma explicação para o momento da correção.
As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve
corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.
ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.
organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais
deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos
Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:
ao momento histórico-cultural;
à filosofia da escola;
aos objetivos propostos;
às tendências econômicas e aos recursos da escola;
aos diferentes grupos.
As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.
Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:
Ética, Matemática e Meio Ambiente;
Meio Ambiente, Ciências e Saúde;
Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;
Ética, Saúde e Meio Ambiente;
Matemática, História e Meio Ambiente.
Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema
apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita
viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres
facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar
evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.
A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:
um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;
os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;
um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;
o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;
o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...