Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:

  • A.

    a professora ficará atrasada com a matéria, pois geralmente não há a profissão de pipoqueiro no texto do livro didático.

  • B.

    a direção da escola irá repreendê-la, pois essa não é uma profissão desejada pelos pais para seus filhos.

  • C.

    as crianças poderão, a partir da observação de uma realidade próxima, entender alguns aspectos das relações de trabalho

  • D.

    as crianças dessa faixa etária não têm condições de organizar uma entrevista, sendo tal atividade uma perda de tempo.

  • E.

    essa atividade só se justificaria se a escola atendesse a crianças de classes populares, pois essa profissão atende às suas expectativas

Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

  • A.

    incentivar a investigação científica e o método empírico.

  • B.

    incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.

  • C.

    mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.

  • D.

    discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.

  • E.

    partir do contexto em direção à busca da verdade.

Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:

  • A. orientador e disciplinador, para que o trabalho seja produtivo
  • B. mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento
  • C. protetor amoroso, substituindo a família na escola.
  • D. transmissor de conhecimentos socialmente construídos
  • E. coordenador de ações educativas direcionadas para a alfabetização

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

  • A.

    os parasitas e seus vetores.

  • B.

    a manutenção da saúde.

  • C.

    os ciclos das doenças.

  • D.

    as doenças endêmicas regionais.

  • E.

    a importância da medicina alternativa.

A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?

  • A.

    Aceitar o minhocário, porém deixar num canto por não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas para ensinar às crianças

  • B.

    Aceitar o minhocário e trabalhar observando e pesquisando com as crianças, apesar de não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas

  • C.

    Aceitar, mas deixar só para enfeitar a sala, pois é melhor trabalhar com cães e gatos que são mais interessantes e as crianças gostam mais.

  • D.

    Não aceitar, pois a expectativa dos responsáveis na pré-escola é de um trabalho voltado para a leitura, escrita e raciocínio lógico

  • E.

    Não aceitar, por não ter tempo para ir a bibliotecas para pesquisar e estudar em livros científicos a respeito de minhocas

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  • A.

    considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.

  • B.

    verifique a validade das propostas e projetos governamentais.

  • C.

    valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.

  • D.

    analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.

  • E.

    reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

  • A.

    focalizar o trabalho em atividades significativas e motivadoras que desenvolvam as funções perceptoneurológicas

  • B.

    trabalhar mais sistematicamente com a cópia de bons modelos, para que a criança vá se familiarizando com o sistema

  • C.

    investir nas atividades de correção da produção infantil para que ela vá comparando sua escrita com o modelo convencional.

  • D.

    enfatizar a importância do treinamento motor, tanto em salas de aula como no pátio, para o aprendizado da escrita e da leitura.

  • E.

    enfatizar atividades que envolvam a reflexão da criança sobre o sistema e a mobilização de seus conhecimentos prévios

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

  • A.

    suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.

  • B.

    o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.

  • C.

    a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.

  • D.

    o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.

A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):

  • A.

    foco na promoção da integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais

  • B.

    atenção redobrada com os aspectos da saúde - alimentação e higiene - das crianças pobres

  • C.

    concepção de educação marcada pela estimulação cognitiva e postura assistencialista

  • D.

    grande preocupação com o atendimento à questão do desenvolvimento físico, a partir da merenda escolar

  • E.

    grande preocupação com a formação do cidadão, buscando ideais de igualdade e liberdade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...