Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as características abaixo.
I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.
Aplicam-se ao construtivismo educacional as características
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:
a professora ficará atrasada com a matéria, pois geralmente não há a profissão de pipoqueiro no texto do livro didático.
a direção da escola irá repreendê-la, pois essa não é uma profissão desejada pelos pais para seus filhos.
as crianças poderão, a partir da observação de uma realidade próxima, entender alguns aspectos das relações de trabalho
as crianças dessa faixa etária não têm condições de organizar uma entrevista, sendo tal atividade uma perda de tempo.
essa atividade só se justificaria se a escola atendesse a crianças de classes populares, pois essa profissão atende às suas expectativas
Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser
incentivar a investigação científica e o método empírico.
incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.
mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.
discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.
partir do contexto em direção à busca da verdade.
Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:
No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar
os parasitas e seus vetores.
a manutenção da saúde.
os ciclos das doenças.
as doenças endêmicas regionais.
a importância da medicina alternativa.
A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?
Aceitar o minhocário, porém deixar num canto por não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas para ensinar às crianças
Aceitar o minhocário e trabalhar observando e pesquisando com as crianças, apesar de não ter conhecimentos suficientes sobre minhocas
Aceitar, mas deixar só para enfeitar a sala, pois é melhor trabalhar com cães e gatos que são mais interessantes e as crianças gostam mais.
Não aceitar, pois a expectativa dos responsáveis na pré-escola é de um trabalho voltado para a leitura, escrita e raciocínio lógico
Não aceitar, por não ter tempo para ir a bibliotecas para pesquisar e estudar em livros científicos a respeito de minhocas
Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que
considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.
verifique a validade das propostas e projetos governamentais.
valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.
analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.
reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.
Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de
focalizar o trabalho em atividades significativas e motivadoras que desenvolvam as funções perceptoneurológicas
trabalhar mais sistematicamente com a cópia de bons modelos, para que a criança vá se familiarizando com o sistema
investir nas atividades de correção da produção infantil para que ela vá comparando sua escrita com o modelo convencional.
enfatizar a importância do treinamento motor, tanto em salas de aula como no pátio, para o aprendizado da escrita e da leitura.
enfatizar atividades que envolvam a reflexão da criança sobre o sistema e a mobilização de seus conhecimentos prévios
Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar
suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.
o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.
a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.
o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.
a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.
A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):
foco na promoção da integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais
atenção redobrada com os aspectos da saúde - alimentação e higiene - das crianças pobres
concepção de educação marcada pela estimulação cognitiva e postura assistencialista
grande preocupação com o atendimento à questão do desenvolvimento físico, a partir da merenda escolar
grande preocupação com a formação do cidadão, buscando ideais de igualdade e liberdade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...