Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:

  • A. organizar a turma em pequenos grupos e propor que registrem com desenhos o problema, encontrando uma solução
  • B. escrever o número correspondente à quantidade de cada animal, colocando ao seu lado o nome do mesmo por escrito
  • C. escrever no quadro a conta armada, colocando os números um abaixo do outro e procedendo à soma.
  • D. fazer uma lista com os números de 1 a 10 e, num primeiro momento, propor a memorização da seqüência numérica.
  • E. pedir às crianças que escrevam os números em um papel para que aprendam a registrá-los e possam fazer a conta armada.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação do rendimento escolar deve ser realizada por meio de provas bimestrais, sem a preocupação com o entendimento de que as capacidades do aluno se expressam no processo da atividade em diversas situações didáticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

A transposição de modelos metodológicos do ensino presencial para a educação virtual é garantia de qualidade para cursos na modalidade EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.

  • A.

    Solicitar às crianças que copiem várias vezes o título do livro para fixarem as escritas.

  • B.

    Escrever em um papel o título do livro para que as crianças leiam as palavras fora do contexto.

  • C.

    Associar as escritas expostas na sala com o título do livro

  • D.

    Pronunciar o som referente à primeira letra do título, procedendo à associação entre cada letra e o som correspondente

  • E.

    Insistir para que as crianças identifiquem cada letra do título e façam a correspondência fonética

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

Por avaliação institucional entende-se o processo de verificação das condições de ensino oferecidas pelo estabelecimento de ensino no qual estão envolvidos todos os atores, atitude que permite a tomada de novas decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

O processo de EAD é indicado exclusivamente a jovens e adultos que possuam computadores em suas residências, pois, sem esse instrumento, é impossível acompanhar cursos não-presenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    Na avaliação das aulas de educação física, não é necessário fazer-se a diferenciação entre medir e avaliar, pois, na prática, essas ações significam a mesma coisa.

  • B.

    A avaliação educacional, em uma perspectiva mais abrangente, deve estar centrada na congruência entre objetivos estabelecidos previamente e resultados obtidos ao final do processo educativo.

  • C.

    Na avaliação educacional, vista como uma forma eficaz de se obter subsídios para a tomada de decisões, não se consideram os aspectos imprevistos, que sequer foram imaginados no momento do planejamento.

  • D.

    É possível considerar que, em alguns casos, a obtenção de resultados insatisfatórios na educação física escolar redunda do mau uso que se faz das alternativas de avaliação.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Entende-se por função didático-pedagógica da avaliação aquela que permite identificar os progressos e as dificuldades dos alunos e a atuação do professor, modificando o processo de ensino para mais bem cumprir os objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

Improvisação e adequação às circunstâncias não são consideradas princípios metodológicos norteadores do processo de EAD, pois processos mediados pela tecnologia são padronizados e todas as suas etapas são rigorosamente planejadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.

  • A.

    Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais.

  • B.

    O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas.

  • C.

    O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo.

  • D.

    O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...