Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
A avaliação do rendimento escolar deve ser realizada por meio de provas bimestrais, sem a preocupação com o entendimento de que as capacidades do aluno se expressam no processo da atividade em diversas situações didáticas.Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
A transposição de modelos metodológicos do ensino presencial para a educação virtual é garantia de qualidade para cursos na modalidade EAD.
Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.
Solicitar às crianças que copiem várias vezes o título do livro para fixarem as escritas.
Escrever em um papel o título do livro para que as crianças leiam as palavras fora do contexto.
Associar as escritas expostas na sala com o título do livro
Pronunciar o som referente à primeira letra do título, procedendo à associação entre cada letra e o som correspondente
Insistir para que as crianças identifiquem cada letra do título e façam a correspondência fonética
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
Por avaliação institucional entende-se o processo de verificação das condições de ensino oferecidas pelo estabelecimento de ensino no qual estão envolvidos todos os atores, atitude que permite a tomada de novas decisões.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
O processo de EAD é indicado exclusivamente a jovens e adultos que possuam computadores em suas residências, pois, sem esse instrumento, é impossível acompanhar cursos não-presenciais.
De acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta.
Na avaliação das aulas de educação física, não é necessário fazer-se a diferenciação entre medir e avaliar, pois, na prática, essas ações significam a mesma coisa.
A avaliação educacional, em uma perspectiva mais abrangente, deve estar centrada na congruência entre objetivos estabelecidos previamente e resultados obtidos ao final do processo educativo.
Na avaliação educacional, vista como uma forma eficaz de se obter subsídios para a tomada de decisões, não se consideram os aspectos imprevistos, que sequer foram imaginados no momento do planejamento.
É possível considerar que, em alguns casos, a obtenção de resultados insatisfatórios na educação física escolar redunda do mau uso que se faz das alternativas de avaliação.
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
A avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Entende-se por função didático-pedagógica da avaliação aquela que permite identificar os progressos e as dificuldades dos alunos e a atuação do professor, modificando o processo de ensino para mais bem cumprir os objetivos.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
Improvisação e adequação às circunstâncias não são consideradas princípios metodológicos norteadores do processo de EAD, pois processos mediados pela tecnologia são padronizados e todas as suas etapas são rigorosamente planejadas.
Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.
Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais.
O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas.
O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo.
O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...