Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?

  • A.

    A creche influencia, negativamente, o desenvolvimento motor do bebê, pois, normalmente, ele fica muitas horas no berço.

  • B.

    O ideal é que o bebê fique apenas com um adulto de referência, pois ainda não tem condições de se relacionar com muitas pessoas.

  • C.

    Os cuidados que a criança terá na creche, provavelmente, não serão tão afetivos, higiênicos e atenciosos como seriam os de casa.

  • D.

    Existe o perigo de um trauma da separação da mãe, que é o principal vínculo do bebê, dificultando outro vínculo com novos adultos.

  • E.

    Estudos atuais mostram que a criança na creche não corre riscos de trauma, pois a separação é parcial e o ambiente, acolhedor.

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

Pedagogicamente, é desejável que cada canteiro seja cuidado por turmas distintas de séries diferentes, para que os alunos das diversas turmas possam ser incentivados, pela competição, a cuidar melhor da horta.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:

I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;

II - respeitar as singularidades do bebê;

III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;  

IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I, II e III
  • E. I, II e IV

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

A escolha das hortaliças a serem plantadas é um assunto adequado para integrar a aprendizagem de conceitos de segurança alimentar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.

Patrícia Corsino

Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:

  • A.

    usuária dos serviços oferecidos, cujos direitos devem ser assegurados, cabendo à creche manter a família satisfeita com seu atendimento.

  • B.

    cliente que deve fornecer informações sobre a criança e participar das atividades, como reuniões e festas, mas sem interferir na rotina.

  • C.

    parceira que precisa ser orientada pela instituição para adquirir mais conhecimentos sobre como cuidar dos filhos de forma adequada.

  • D.

    desafio permanente a enfrentar e a conquistar, para evitar que os pais queiram opinar sobre o funcionamento da instituição.

  • E.

    aliada na função de educar as crianças, possuindo um saber sobre os próprios filhos que não pode ser comparado ao da creche.

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

O planejamento da construção dos canteiros é um assunto adequado ao ensino da geometria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.

Oliveira, 2002.

Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:

  • A.

    físico externo, as atividades dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a criança.

  • B.

    físico interno, as atividades livres e dirigidas, o contato com a família e a maneira de se relacionar com a proposta pedagógica.

  • C.

    físico interno e externo, as atividades livres e dirigidas e a maneira de se relacionar com a criança.

  • D.

    físico interno e externo, as atividades de artes e de leitura e a maneira de se relacionar com a criança.

  • E.

    das salas de aula e de leitura, o contato com a direção da escola e a maneira de se relacionar com a criança.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

O laboratório não necessita ser equipado com trenas, obrigatoriamente, para avaliar a estatura dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:

  • A.

    permite o controle eficiente do desenvolvimento dos bebês.

  • B. diminui a necessidade de profissionais por turma.
  • C. dificulta a mobilidade e iniciativa das crianças.
  • D. tranqüiliza as mães ansiosas.
  • E.

    auxilia na internalização de limites pelos pequenos.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

Em laboratórios escolares, durante a reciclagem de papel e fabricação de papel machê, os alunos devem, eles mesmos, adicionar 10 mL de formol para cada litro da mistura de água e papel triturado, para que o papel não mofe.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...