Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):

  • A.

    importância da criança estabelecer contato com diferentes expressões de arte.

  • B.

    relevância do planejamento de saídas da escola para diversificar as atividades.

  • C.

    inadequação às propostas sugeridas pelo RNC e pelas Diretrizes Curriculares.

  • D.

    despreocupação da educadora em relação à segurança das crianças.

  • E.

    desconhecimento de educadores em relação às possibilidades de percepção de crianças de 2 anos.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

É desejável que o laboratório dessa escola seja sempre iluminado por luz natural e artificial, de forma a propiciar a realização de aulas de óptica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto a seguir.

Lendo com atenção o relato dessa experiência do cotidiano, pode-se afirmar, corretamente, que a discussão das crianças sobre a nomenclatura "creche" e "escolinha", decorre do(a):

  • A. escasso vocabulário dos pequenos.
  • B. pouco domínio da turma, por parte da educadora.
  • C. teimosia característica dessa faixa etária.
  • D. falta de uma fonoaudióloga na creche.
  • E. identidade institucional da creche.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

Se a pretensão do professor se realizar, quando o laboratório estiver em funcionamento, durante as aulas práticas, nesse ambiente, o uso de caderno e bloco de anotações passa a ser dispensável para os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitos autores alertam para as conseqüências de ações educativas que geram imobilidade dentro das escolas. Por isso, na Educação Infantil, é importante a presença de atividades que contemplem o movimento, entre as quais a dança.

 A educadora de Educação Infantil que cria espaços e estratégias que facilitam a aprendizagem da arte do movimento através da dança possibilita à criança:

  • A.

    ampliar seu repertório sobre a estrutura e o funcionamento corporal, criando novas possibilidades de expressão e de conhecimento sobre o mundo.

  • B.

    desenvolver uma acuidade rítmica que irá auxiliá-la nas atividades diversificadas que envolvem o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

  • C.

    compreender as manifestações culturais do seu entorno, a partir do conhecimento de diferentes estilos (eruditos e populares) e ritmos de músicas.

  • D.

    estabelecer as diferenças entre o repertório de danças infantis e de danças de adulto, percebendo assim suas possibilidades e limitações.

  • E.

    usufruir de experiências artísticas que favoreçam o conhecimento sobre outros países, contribuindo, assim, para uma leitura mais abrangente de mundo.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

O laboratório pretendido pelo professor deve ser necessariamente azulejado, branco e equipado com vidrarias e reagentes químicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil é mundialmente conhecido pela sua extensão de terra e por ser dividido em regiões que apresentam diferenças muito grandes entre si. Por este motivo, as brincadeiras e os jogos infantis também são diferentes de uma região para outra. Sabendo que as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pode-se afirmar que, em comparação às crianças de áreas urbanas, as crianças de áreas rurais:

  • A. desenvolvem mais problemas psicológicos.
  • B. demoram mais a desenvolver a linguagem.
  • C. possuem a mesma realidade educacional.
  • D.

    são subjetivadas de maneiras diferentes, mas aprendem de igual forma.

  • E. são intelectualmente mais desenvolvidas.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

A atividade apresenta riscos à integridade dos alunos, devendo ser conduzida somente pelo professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analisando a proposta de rotina orientadora acima para um grupo de berçário e maternal, pode-se afirmar que a concepção de infância que ela expressa leva a uma conduta que:

  • A. parece preservar as diferenças e individualidades.
  • B. contempla basicamente as necessidades sociais.
  • C. contempla as singularidades das crianças.
  • D.

    presume a homogeneidade de necessidades nas crianças.

  • E.

    demonstra preocupação com a interação criançaeducador.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

A atividade prática proposta pode estar relacionada ao estudo do ciclo da água.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...