Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.

A finalidade da avaliação diagnóstica é levantarem-se dados de cada aluno para se conhecer o que cada um já sabe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca da relação entre o cotidiano escolar e a violência.

  • A.

    A violência presente na escola é sempre um processo de fora para dentro, ou seja, a violência presente na sociedade penetra no âmbito escolar.

  • B.

    A violência familiar é um fenômeno independente e não tem relação com a violência no interior da escola.

  • C.

    A banalização da violência pelos veículos de comunicação contribui para a superação do fenômeno da violência escolar.

  • D.

    A relação entre a violência social e a escolar não pode ser considerada de modo mecanicista e simplista.

Assinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar.

  • A.

    As especificidades de cada área de conhecimento são abandonadas e o trabalho pedagógico fica centrado naqueles saberes comuns a todas as áreas.

  • B.

    Durante cada bimestre, deve-se escolher um tema a ser trabalhado por todas as disciplinas isoladamente, a partir dos saberes elencados no início do ano letivo.

  • C.

    As disciplinas passam a ser o meio para a construção dos conhecimentos elencados pelos professores de todas as áreas e a pesquisa, a principal estratégia metodológica.

  • D.

    Para a realização da avaliação bimestral, cada professor deve incluir na sua prova uma pergunta sobre o tema trabalhado naquele período.

Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:

  • A. Analisar e delimitar a situação inicial.
  • B. Delinear a situação final, em função de critérios de desejabilidade e de factibilidade.
  • C. Identificar todos os problemas a serem resolvidos
  • D. Testar ou discutir a relevância científica e prática do que está sendo pesquisado, evitando, assim, redirecionamento da pesquisa.
  • E. Planejar as ações correspondentes.

A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):

I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.

III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.

IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.

V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

Estão corretas apenas:

  • A. I e II
  • B. III e IV
  • C. I, III e V
  • D. II e III
  • E. III, IV e V

Sobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar:

  • A. A função de controle, juntamente com a função de diagnóstico, e o seu significado didático-pedagógico ficam restringidas à simples tarefa de atribuição de notas e classificação.
  • B. A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor.
  • C. A função de controle refere-se aos meios e à freqüência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
  • D. A função pedagógico-didática diz respeito aos próprios objetivos do processo de ensino e está diretamente vinculada às funções de diagnóstico e controle.
  • E. A função pedagógico-didática refere-se ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.

Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:

I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.

II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.

III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.

IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.

Estão corretas apenas:

  • A. I e IV
  • B. I e III
  • C. I e II
  • D. II, III e IV
  • E. II e III

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino:

( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo.

( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente.

( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade.

 ( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem.

A seqüência correta é:

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, F, V, V.

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

Sobre a relação entre motivação e aprendizagem:

( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca.

( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem.

( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens.

( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado.

A seqüência correta é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, F, V, F.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.

1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.

2- Trazer para uma visita aos alunos, um Técnico da Secretaria de Trânsito, para ser entrevistado sobre os principais problemas de trânsito da cidade.

3- A produção, pelos alunos, de um mural sobre atitudes corretas no trânsito, articulando conteúdos de Artes e de Língua Portuguesa.

4- Trabalhar o tema – Educação para o Trânsito – somente com conteúdos de Ciências, porque o tema está diretamente relacionado a esta área.

O correto está somente em:

  • A. 1, 2 e 3.
  • B. 1 e 2.
  • C. 2 e 4.
  • D. 4.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...