Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.
A finalidade da avaliação diagnóstica é levantarem-se dados de cada aluno para se conhecer o que cada um já sabe.
Assinale a opção correta acerca da relação entre o cotidiano escolar e a violência.
A violência presente na escola é sempre um processo de fora para dentro, ou seja, a violência presente na sociedade penetra no âmbito escolar.
A violência familiar é um fenômeno independente e não tem relação com a violência no interior da escola.
A banalização da violência pelos veículos de comunicação contribui para a superação do fenômeno da violência escolar.
A relação entre a violência social e a escolar não pode ser considerada de modo mecanicista e simplista.
Assinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar.
As especificidades de cada área de conhecimento são abandonadas e o trabalho pedagógico fica centrado naqueles saberes comuns a todas as áreas.
Durante cada bimestre, deve-se escolher um tema a ser trabalhado por todas as disciplinas isoladamente, a partir dos saberes elencados no início do ano letivo.
As disciplinas passam a ser o meio para a construção dos conhecimentos elencados pelos professores de todas as áreas e a pesquisa, a principal estratégia metodológica.
Para a realização da avaliação bimestral, cada professor deve incluir na sua prova uma pergunta sobre o tema trabalhado naquele período.
Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:
A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):
I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.
II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.
III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.
IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.
V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.
Estão corretas apenas:
Sobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar:
Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:
I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.
II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.
III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.
IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.
Estão corretas apenas:
NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.
São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino:
( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo.
( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente.
( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade.
( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem.
A seqüência correta é:
NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.
Sobre a relação entre motivação e aprendizagem:
( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca.
( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem.
( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens.
( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado.
A seqüência correta é:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.
1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.
2- Trazer para uma visita aos alunos, um Técnico da Secretaria de Trânsito, para ser entrevistado sobre os principais problemas de trânsito da cidade.
3- A produção, pelos alunos, de um mural sobre atitudes corretas no trânsito, articulando conteúdos de Artes e de Língua Portuguesa.
4- Trabalhar o tema – Educação para o Trânsito – somente com conteúdos de Ciências, porque o tema está diretamente relacionado a esta área.
O correto está somente em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...