Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto se refere ao conceito de:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:
ajudar a memorização, processo mais importante na aprendizagem.
melhor fixação de aprendizagem através da memorização, devido a diversidade de características dos alunos.
estimular a competição e levar a agir impessoalmente.
facilitar troca de idéias e experiências e desenvolver o sentimento do "nós", o que vai favorecer o diálogo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:
ter necessidade de saber usar tesoura, lápis de cor, tinta e pincel para favorecer a aprendizagem do desenho e da pintura, sem os quais não pode concluir o ensino fundamental.
poder desenvolver habilidades de representar papéis por meio do teatro de máscara, de fantoches, de sombra e de marionetes, para valorizar esta arte milenar.
obter da escola as condições necessárias para o desenvolvimento global da personalidade, valendo-se de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.
chegar à escola com muitas deficiências culturais e problemas sócio-econômicos, razões pelas quais as atividades artísticas compensariam a falta de motricidade provocada pela pobreza.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:
corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética.
deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita.
busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras.
trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser
mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor.
orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas.
melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas.
orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento.
orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque
a utilização do correio eletrônico facilita a comunicação entre professor e aluno, acabando com os encontros presenciais, que não se fazem tão necessários com o advento das novas tecnologias.
possibilita a adoção de chat ou bate-papo, a fim de descontrair a relação professor-aluno.
favorece a reprodução e correção de provas e trabalho, substituindo a realização de trabalhos manuscritos e, desta forma, agiliza o processo de ensino e de aprendizagem.
oferece recursos facilitadores de aprendizagem, como a confecção de CD-ROM e material em Power Point.
permite o uso de lista de discussão, cujo objetivo é substituir os cursos e aulas presenciais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.
Promover, automaticamente, o aluno defasado para série seguinte, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.
Implantar a avaliação focada na seletividade dos alunos, agrupando-os em turmas com dificuldades semelhantes.
Reconstruir o contrato tácito entre a família e a escola, explicando que avaliar o aluno sem atribuir-lhe nota é mais interessante para seu autoconceito.
Adotar a sistemática de divulgação pública dos resultados dos alunos para estimular a competição entre os alunos e, conseqüentemente, sua melhoria de desempenho.
Analisar o problema apresentado em sua base ou raízes e modificar os procedimentos didáticos para atender suas dificuldades.
A educação "on line" é a educação a distância. Ela é geralmente destinada a adultos e os adultos a utilizam num sistema de comunicação mediada por computador, através de uma plataforma informática como entorno, através da qual professores e alunos se comunicam.
Assinale a opção que não caracteriza uma plataforma informática:
multidirecionalidade, interatividade e múltiplas formas de codificação;
flexibilidade na recepção, interatividade e tempo determinado e rígido;
multidirecionalidade, flexibilidade sincrônica, recepção restrita da informação;
unidirecionalidade dos broadcast média, imagens e vídeos, flexibilidade de campo;
flexibilidade de tempo, recepção reduzida da informação e unidirecionalidade.
Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...
Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão
cultural, pois nem todos os alunos apresentam gosto pela leitura.
econômica, pela dificuldade de aquisição de livros.
formativa, pela falta de salas de leitura.
gerencial, ao não definir os professores responsáveis.
institucional, via elaboração de projetos.
A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:
um deslocamento de pequena ênfase na linguagem multimídia;
materiais didáticos que operam com linguagens multimídias e se aproximam da experiência cotidiana;
acesso à navegação na internet de maneira definitiva e fácil;
metamorfose da visão da educação e da produtividade;
representação de um alfabeto multimidiático que só dá acesso a uns poucos consumidores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...