Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:

I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;

 II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;

III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.

É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:

  • A.

    proporcionam uma seqüência fixa de procedimentos que treina os alunos para a complexidade da decodificação de textos.

  • B.

    favorecem a desinibição para a leitura em público, divisão de tarefas e vínculos de dependência com o professor.

  • C.

    baseiam-se em leitura dirigida com comando em voz alta, seguida de perguntas e atividades de extensão.

  • D.

    permitem condução integral da tarefa pelo professor e ampla tutoria da interpretação de textos por seu caráter inquiritivo.

  • E.

    permitem fazer previsões sobre o texto, perguntas sobre o que foi lido, esclarecimentos de dúvidas e capitulação de idéias.

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    As dificuldades ortográficas devem ser alvo de uma depuração do texto logo no início da produção, quando deve ser feita uma revisão fina.

  • B.

    A correção ortográfica não deve obscurecer as outras dimensões implicadas na produção textual, como a própria qualidade do texto.

  • C.

    Os obstáculos encontrados criam um lugar de questionamento onde é possível corrigir as regras provisórias elaboradas pelos alunos.

  • D.

    Um levantamento dos erros mais freqüentes serve como base para escolha das noções a serem revistas nos momentos destinados à ortografia.

  • E.

    Quanto mais os alunos escrevem, mais correm o risco de cometer erros ortográficos, o que não significa renunciar à proposição de textos.

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    Na escola, o trabalho com os gêneros textuais objetiva conhecê-los ou apreciá-los para melhor compreendê-los e produzi-los.

  • B.

    Na produção de um texto de determinado gênero, o aluno deve levar em conta o destinatário, a finalidade e seu próprio ponto de vista.

  • C.

    As produções textuais dos alunos constituem instrumentos de observação que permitem refinamento, modulação e adaptação.

  • D.

    A tarefa da escola é explorar e aprofundar os gêneros textuais que os alunos dominam e dar relevância aos de caráter privado.

  • E.

    É papel do docente mostrar que cada gênero textual é caracterizado por uma estrutura mais ou menos convencional, o que supõe um planejamento.

Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:

  • A.

    proporciona melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas, às distâncias e à escala.

  • B.

    desenvolve um tipo especial de pensamento que permite descrever e representar o mundo físico e suas regularidades.

  • C.

    permite conhecer, de forma prática, regras para a solução de problemas que se aplicarão, futuramente, ao estudo de equações.

  • D.

    possibilita a construção de conceitos que preparam para a aprendizagem de sistemas numéricos em seus diferentes tipos.

  • E.

    está adequada às demandas sociais e possibilita a compreensão de representações que estão presentes no cotidiano.

Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?

  • A.

    Maior ênfase aos conteúdos relativos a números e operações do que aos conceitos geométricos.

  • B.

    Variedade de conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes blocos de conteúdos.

  • C.

    Seqüência linear dos blocos de conteúdos por sua composição lógica.

  • D.

    Trabalho que privilegie o sistema numérico decimal, em função de sua prevalência na vida prática.

  • E.

    Equilíbrio e equanimidade na seleção de conteúdos, para que não haja pesos diferenciados.

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A metodologia de projetos oportuniza aos alunos fazer planejamentos, analisar dados e tomar decisões na condução do projeto em conjunto com o professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A escolha da temática, os objetivos de aprendizagem, a organização do grupo, as fases de desenvolvimento, os recursos e a avaliação do trabalho são etapas do projeto de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

Os recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, tais como livro didático, giz, quadro, televisão e computador, garantem mudanças na forma de ensinar e de aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

São elementos constitutivos do planejamento os procedimentos didáticos, os recursos de ensino, a temática a ser trabalhada. Os objetivos a serem alcançados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida integram o planejamento de uma escola, o qual prescinde da indicação de recursos de ensino a serem utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...