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Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
Estudiosos da avaliação afirmam que, além da realização de provas mensais ou bimestrais, outros instrumentos de avaliação podem ser aplicados, de forma conjugada às provas, para auxiliar o professor na verificação da aprendizagem dos estudantes.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
O professor deve especificar e operacionalizar os procedimentos do planejamento de ensino em sala de aula diariamente.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
A avaliação diagnóstica é de fundamental importância para o pedagogo conhecer as características pessoais dos estudantes, por isso, deve ser aplicada no final do segundo bimestre do ano letivo.
Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.
I. Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II. A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III. Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:
à série de transformação da sociedade, especialmente a expansão escolar para um público culturalmente diversificado, com a intensa relação entre os estudantes com as informações difundidas pelos meios de comunicação, com as contribuições pedagógicas e com propostas pedagógicas que defendem trabalhos de natureza interdisciplinar.
às transformações das concepções de ensino e das políticas públicas no contexto educacional brasileiro que buscam a (re)qualificação transdisciplinar para o ensino de Historia.
à necessidade de que cada sujeito tenha compreensão do "eu" e a percepção do "outro", do estranho, que se apresenta como alguém diferente de forma a permitir a identificação das diferenças no próprio grupo de convívio, considerando os jovens e os velhos, os homens e as mulheres, as crianças e os adultos.
à necessidade de divulgação da própria cultura de forma a preservar a identidade cultural, as especificidades de linguagens, de representações de mundo, de valores, de relações interpessoais e de criações cotidianas no contexto da sua comunidade.
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
O risco apontado refere-se a estimular, orgânica e equivocadamente, o exercício da autonomia de cada instituição escolar, mesmo em uma política sistêmica de gerenciamento educacional.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano
Recursos, conteúdos, objetivos, metodologia e avaliação
Cronograma, bibliografia, dados de identificação e objetivo.
Conteúdo, estratégia, justificativa, material e introdução.
Objetivo geral, objetivo específico, estratégia, recurso e avaliação.
Dados de identificação, objetivo específico, assuntos estratégias e cronograma.
Interdisciplinaridade é corretamente definida como
qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.
resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.
interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.
justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.
As medidas de adaptações curriculares devem considerar alguns aspectos. Quanto a esses aspectos, analise os itens abaixo:
I- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno, sem levar em consideração sua competência acadêmica.
II- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas para integrar o acervo documental do aluno.
Apenas I está correto.
Apenas II está correto.
Ambos estão corretos.
Ambos estão incorretos.
Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.
Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.
O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.
Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.
Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.
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