Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

Estudiosos da avaliação afirmam que, além da realização de provas mensais ou bimestrais, outros instrumentos de avaliação podem ser aplicados, de forma conjugada às provas, para auxiliar o professor na verificação da aprendizagem dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

O professor deve especificar e operacionalizar os procedimentos do planejamento de ensino em sala de aula diariamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

A avaliação diagnóstica é de fundamental importância para o pedagogo conhecer as características pessoais dos estudantes, por isso, deve ser aplicada no final do segundo bimestre do ano letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.


I.  Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II.  A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III.  Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.


Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas II e III estão corretas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:

  • A.

    à série de transformação da sociedade, especialmente a expansão escolar para um público culturalmente diversificado, com a intensa relação entre os estudantes com as informações difundidas pelos meios de comunicação, com as contribuições pedagógicas e com propostas pedagógicas que defendem trabalhos de natureza interdisciplinar.

  • B.

    às transformações das concepções de ensino e das políticas públicas no contexto educacional brasileiro que buscam a (re)qualificação transdisciplinar para o ensino de Historia.

  • C.

    à necessidade de que cada sujeito tenha compreensão do "eu" e a percepção do "outro", do estranho, que se apresenta como alguém diferente de forma a permitir a identificação das diferenças no próprio grupo de convívio, considerando os jovens e os velhos, os homens e as mulheres, as crianças e os adultos.

  • D.

    à necessidade de divulgação da própria cultura de forma a preservar a identidade cultural, as especificidades de linguagens, de representações de mundo, de valores, de relações interpessoais e de criações cotidianas no contexto da sua comunidade.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

O risco apontado refere-se a estimular, orgânica e equivocadamente, o exercício da autonomia de cada instituição escolar, mesmo em uma política sistêmica de gerenciamento educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano

  • A.

    Recursos, conteúdos, objetivos, metodologia e avaliação

  • B.

    Cronograma, bibliografia, dados de identificação e objetivo.

  • C.

    Conteúdo, estratégia, justificativa, material e introdução.

  • D.

    Objetivo geral, objetivo específico, estratégia, recurso e avaliação.

  • E.

    Dados de identificação, objetivo específico, assuntos estratégias e cronograma.

Interdisciplinaridade é corretamente definida como

  • A.

    qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.

  • B.

    resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.

  • C.

    interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.

  • D.

    justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.

As medidas de adaptações curriculares devem considerar alguns aspectos. Quanto a esses aspectos, analise os itens abaixo:

I- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno, sem levar em consideração sua competência acadêmica.

II- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas para integrar o acervo documental do aluno.

  • A.

    Apenas I está correto.

  • B.

    Apenas II está correto.

  • C.

    Ambos estão corretos.

  • D.

    Ambos estão incorretos.

Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.

  • B.

    O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.

  • C.

    Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.

  • D.

    Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...