Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
O apoio propiciado ao aluno e à sua família.
A dinâmica familiar.
As possibilidades e pautas educacionais.
As orientações éticas e morais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As alternativas abaixo apresentam considerações sobre a Avaliação Escolar no Processo de Construção do Conhecimento. Assinale a que está incorreta
É um processo em si mesmo, que busca o domínio da aprendizagem e as competências adquiridas.
Deve assumir um caráter coerente com a concepção que orienta a ação educativa
É considerado como elemento de diagnóstico permanente.
Os resultados da avaliação devem favorecer a reorganização do processo de ensino-aprendizagem.
Deve tornar-se uma situação de encontro entre o aluno e o objeto do conhecimento mediado pelo professor
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A aula expositiva dialogada é ainda hoje muito utilizada pelos professores. ZÓBOLI (2004) nos apresenta alguns procedimentos que devemos considerar. Analise as afirmativas abaixo indicando (V) Verdadeiras e (F) Falsas
( ) Estabelecer claramente seus objetivos.
( ) Procurar manter os alunos numa atitude de reflexão.
( ) Explorar as vivências dos alunos para enriquecer a exposição.
( ) Utilizar uma linguagem, compatível com sua formação, afinal os alunos precisam aprender a falar
( ) Deve ser usada na educação infantil de modo prioritário.
Assinale a seqüência correta:
VVVFF
VVFFV
FVFVV
FFVVV
FVVVF
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo:
1. Definir os objetivos de forma mais específica.
2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens.
3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas.
4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação.
Assinale a alternativa correta
somente as alternativas 1, 2 e 3 auxiliam a prática do professor.
somente as alternativas 1, 2 e 4 auxiliam a prática do professor
apenas a alternativa 4.
apenas a alternativa 3.
apenas a alternativa 2.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as afirmativas abaixo que tratam de questões relativas à aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Problemas na família do aluno, tais como: alcoolismo, má nutrição, ausência paterna ou violência familiar provocam, necessariamente, dificuldades de aprendizagem na escola
São características comuns do aluno com dificuldade de aprendizagem: nível de inteligência muito abaixo da média e deficiências de ordem visual ou auditiva.
Muitos problemas de aprendizagem poderiam ser chamados de problemas escolares já que resultam da má qualificação do professor, de dificuldades de relacionamento entre colegas ou mesmo da resistência às normas escolares
Cabe, exclusivamente, aos pais e especialistas a busca de soluções para as dificuldades de aprendizagem.
O aluno com dificuldade de aprendizagem é aquele que apresenta problemas em todas as áreas do conhecimento.
Na visão de Jussara Hoffman sobre a avaliação mediadora, indique a alternativa correta.
A avaliação mediadora está baseada numa relação dialógica, em que professores e alunos constroem seus conhecimentos, na medida em que confrontam seus pontos de vista, trocam idéias e reorganizam seus pensamentos com base nos saberes empíricos e científicos.
A influência teórica e a prática vivenciada pelos graduandos, durante o seu processo de formação, nos cursos de licenciatura, não se constituem em modelos e, portanto, não interferem na prática da avaliação desenvolvida por estes professores, quando atuam em suas áreas.
A avaliação mediadora está baseada nos princípios da psicologia comportamentalista da aprendizagem, na qual se enfatizam os resultados
A avaliação mediadora é diagnóstica, processual e classificatória. Neste sentido, os alunos precisam dominar os conteúdos básicos necessários para atingir os objetivos do processo ensino-aprendizagem, demonstrando competência e habilidade.
Em seu livro, Avaliação Mediadora, Jussara Hoffman (2001) aborda a questão da subjetividade no processo de construção do conhecimento e na prática da avaliação. Com base na visão da autora, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando as questões sugerem uma resposta pessoal do aluno, opiniões, considerações, dissertações sobre determinado assunto, o professor terá de interpretar (subjetivamente) a resposta para considerá-la certa ou errada... a subjetividade é inerente, também, à interpretação da questão pelo aluno.
II. Na prática da Avaliação Mediadora, as tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino puderam estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de debruçar-se sobre sua produção de conhecimento para compreender em que momento se encontra, qual a dimensão do seu entendimento.
III. O trabalho em grupo permite uma melhor avaliação da aprendizagem, uma vez que é possível observar se o aluno compreendeu e desenvolveu o seu conhecimento, defendendo seus pontos de vista no grupo, com base em suas experiências e descobertas, sendo esta uma excelente forma para o professor avaliar seus alunos, observando o seu desenvolvimento individual e coletivo.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I e a II estão corretas.
Em seu livro, Pedagogia da autonomia, Freire aborda os saberes necessários à prática educativa. Analise as afirmativas a seguir.
I. Para Paulo Freire, a consciência de que somos seres inacabados é o que coloca homens e mulheres como sujeitos históricos que buscam e necessitam da educação para intervir na sociedade.
II. A curiosidade ao mesmo tempo em que é conhecimento, é também elemento fundamental no processo de produção do conhecimento, seja esta empírica ou epistemológica.
III. Freire faz referência à questão da Reforma Agrária, destacando que esta é uma invenção de falsos brasileiros interessados em se apropriarem das terras alheias.
Assinale a alternativa correta.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:
I- Definição do tema.
II- Escolha do problema principal a ser investigado.
III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.
IV- Estabelecimento das intenções educativas.
V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudantes.
As etapas corretas são:
I, II, III e IV.
I, III, IV e V.
II, III. IV e V.
II, III e IV.
Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.
O estabelecimento de objetivos, em um planejamento educacional, deve estar alicerçado em uma única filosofia. Entretanto, quando se trata de estabelecer as técnicas avaliativas, pode-se fundamentá-las em diversas filosofias, de modo a possibilitar variedade de avaliações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...