Questões sobre Planejamento de Ensino

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Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:

  • A. analisar o desempenho e condições evidenciadas pelo aluno ao final de uma etapa escolar.
  • B. auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver, colaborando para a regulação da aprendizagem.
  • C. fornecer aos professores e especialistas os elementos que permitem identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • D. identificar características do aluno e fazer a análise da situação em relação ao que se espera dele no decorrer do período de formação.
  • E. identificar os esquemas existentes para partir da situação do aluno ou relacionar novos conhecimentos com os já existentes para construir novos saberes.

A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):

  • A.

    instrumento de julgamento da aquisição dos conhecimentos previstos pelo professor.

  • B.

    instrumento de verificação do aproveitamento escolar e de controle dos alunos.

  • C.

    meio de controle da qualidade de ensino pela medição dos resultados.

  • D.

    busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores.

  • E.

    prática avaliativa que confere legitimidade à prática pedagógica.

Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:

  • A.

    inovação dos instrumentos de avaliação tradicionalmente adotados pelas escolas, de modo a provocar uma mudança radical no funcionamento didático e pedagógico.

  • B.

    integração do caráter sistêmico das práticas nas estratégias de mudança, questionando o conjunto de equilíbrios frágeis dos sistemas didático e de ensino.

  • C.

    elaboração de novos contratos pedagógicos e didáticos que possibilitem a participação dos alunos nas notações sobre sua aprendizagem.

  • D.

    modificação das escalas de notação, da construção de tabelas, do regime das médias e do espaçamento entre as provas.

  • E.

    fixação das mudanças na relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino.

A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.

 Essa afirmação explica o significado

  • A. da função classificatória da avaliação.
  • B. de avaliação como julgamento de valores.
  • C. do caráter punitivo da avaliação.
  • D. de avaliação como aferição de notas.
  • E. da função diagnóstica da avaliação.

"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.

Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:

  • A.

    priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.

  • B.

    lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.

  • C.

    organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.

  • D.

    aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.

  • E.

    adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.

Observe os procedimentos abaixo.

I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.

II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.

III - Controle de freqüência dos alunos.

 IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.

Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV

Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.

  • A.

    Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas.

  • B.

    Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas.

  • C.

    Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo.

  • D.

    Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes.

  • E.

    Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado.

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

As estratégias e os recursos didáticos não devem manter uma relação de interdependência com a competência ou a habilidade a ser desenvolvida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

Aprender a lidar na prática com os conceitos internalizados é uma das etapas de um procedimento de aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

A metodologia investigativa do conteúdo possibilita ao aluno desenvolver o seu pensamento teórico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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