Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Telma Weisz:
A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no mesmo patamar.
Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.
O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser preenchido pelo educador.
As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica esse conhecimento.
Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:
I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.
II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.
I e II estão corretas.
I e II estão incorretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Constituem-se procedimentos auxiliares da avaliação escolar:
A avaliação escolar numa perspectiva atual deverá ser vista como:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:
Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.
( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos
( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.
( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico
( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.
A seqüência correta é:
VVVFF
VFVFV
VFVFF
FVVFF
VFFVV
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:
( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.
( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.
( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.
( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor
A seqüência correta é
DFDF
FDFD
DFFF
DDDF
FDFD
Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.
I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.
II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.
III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador
realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos.
avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual.
ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções.
oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias.
transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento.
A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a
Função de dialogar e interagir, promovendo a ética, a aprendizagem e a intervenção no contexto social.
Função de diagnosticar, selecionar e qualificar.
Função de verificar o grau em que as mudanças de aprendizagem estão ocorrendo.
Função de desenvolver competências e habilidades assim como aprimorar os conhecimentos existentes.
Função de formar cidadãos modificadores do contexto da realidade em que vivem.
Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva
emancipatória.
tradicional.
liberal
organizativa.
transpessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...