Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Telma Weisz:

  • A.

    A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no mesmo patamar.

  • B.

    Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.

  • C.

    O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser preenchido pelo educador.

  • D.

    As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica esse conhecimento.

Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:

I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.

II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.

  • A.

    I e II estão corretas.

  • B.

    I e II estão incorretas.

  • C.

    Apenas I está correta.

  • D.

    Apenas II está correta.

Constituem-se procedimentos auxiliares da avaliação escolar:

  • A. Questões de identificação.
  • B. Questões de ordenação.
  • C. Entrevista, observação e fichas.
  • D. Provas escritas.
  • E. Provas orais.

A avaliação escolar numa perspectiva atual deverá ser vista como:

  • A. Ato de aplicar provas.
  • B. Atribuir notas aos alunos.
  • C. Classificar os alunos.
  • D. Parte integrante do processo de ensino e aprendizagem.
  • E. Selecionar os melhores alunos.

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.

( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos

( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.

( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico

( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

  • A.

    VVVFF

  • B.

    VFVFV

  • C.

    VFVFF

  • D.

    FVVFF

  • E.

    VFFVV

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.

( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.

( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.

( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor

A seqüência correta é

  • A.

    DFDF

  • B.

    FDFD

  • C.

    DFFF

  • D.

    DDDF

  • E.

    FDFD

Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.

I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.

II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.

III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas I e III estão corretas.

  • E. I, II e III estão corretas.

Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador

  • A.

    realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos.

  • B.

    avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual.

  • C.

    ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções.

  • D.

    oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias.

  • E.

    transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento.

A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a

  • A.

    Função de dialogar e interagir, promovendo a ética, a aprendizagem e a intervenção no contexto social.

  • B.

    Função de diagnosticar, selecionar e qualificar.

  • C.

    Função de verificar o grau em que as mudanças de aprendizagem estão ocorrendo.

  • D.

    Função de desenvolver competências e habilidades assim como aprimorar os conhecimentos existentes.

  • E.

    Função de formar cidadãos modificadores do contexto da realidade em que vivem.

Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva

  • A.

    emancipatória.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    liberal

  • D.

    organizativa.

  • E.

    transpessoal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...