Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue os próximos itens. A pesquisa de campo ou o estudo do meio é uma estratégia pedagógica interessante e pertinente, porém limitada, uma vez que sempre envolve despesas extras que a maioria das escolas públicas é incapaz de assumir.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto precedente, assinale a opção correta com relação à leitura e à escrita na educação infantil.

  • A. Mesmo que as crianças não conheçam nenhuma letra, é possível realizar leitura de ilustrações e acompanhar com elas um texto, graças a algumas de suas habilidades sensoriais.
  • B. O ato de contar histórias substitui a leitura do livro.
  • C. Cada leitor faz uma leitura e a entrelaça com suas próprias experiências práticas, mas sem atribuir a isso um significado.
  • D. A literatura infantil sempre esteve presente antes da escrita, mas não antes da leitura.
  • E. Cantigas de ninar, textos de brincadeiras de roda ou contações de histórias não são consideradas literatura infantil.

No Ensino da Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental, o Professor deve promover situações em que o aluno possa “compreender o sistema de escrita alfabético”. De tal forma, o aluno será capaz de:

  • A. Recitar um texto organizado em versos.
  • B. Trocar umas das letras de uma palavra e observar a mudança sonora e de sentido dessa palavra.
  • C. Relatar aos colegas a história do próprio nome.
  • D. Produzir um calendário de aniversariantes.

“O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo.” Sobre a relação oralidade e escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A prática da oralidade é uma forma de inclusão cultural e de socialização.
  • B. A oralidade é adquirida nas relações sociais do nosso dia a dia, desde o nosso nascimento.
  • C. As pessoas se alfabetizam e automaticamente incorporam a prática da leitura e da escrita.
  • D. A escrita em conjunto com a oralidade é usada nos diferentes contextos sociais básicos da nossa vida.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um aluno que estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade, sinaliza ao Professor desenvolvimento de habilidade leitora da seguinte especificidade:

  • A. Crítica e avaliação.
  • B. Localização e obtenção de informações.
  • C. Leitura de textos não ficcionais.
  • D. Interpretação e integração.

“A organização do tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada.” Acerca da rotina na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático.
  • B. Envolve os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas.
  • C. Deve ser organizada de forma em que há tempo preestabelecido para todas as atividades padronizadas.
  • D. Deve ser planejada, porém flexível devendo envolver o cuidado, o ensino e as especificidades imaginativas da criança.

Observe a imagem abaixo:

Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, o brinquedo:

  • A. Ensina e conscientiza as crianças da importância de preservar os sons da natureza.
  • B. Favorece o desenvolvimento da coordenação viso-motora, organização temporal e a motricidade fina, estimulam a imaginação das crianças.
  • C. Desperta o interesse e a sensibilidade musical nas crianças.
  • D. Amplia o vocabulário e coordenação motora das crianças.

Leia o fragmento abaixo:

No contexto educacional, o conteúdo do fragmento acima pode ser corretamente associado à seguinte estratégia pedagógica:

  • A. Combinados.
  • B. Autoritarismo.
  • C. Gestão escolar democrática.
  • D. Negligência docente.

Observe as imagens abaixo:

Brinquedos educativos como “cavalinho de balanço” (imagens I e II) auxiliam no desenvolvimento da criança e são especificamente indicados para a seguinte faixa etária:

  • A. Zero a cinco meses.
  • B. Seis meses a um ano.
  • C. Um a dois anos.
  • D. Dois a três anos.

A dinâmica do trabalho do professor é sustentada principalmente pelas relações que estão estabelecidas com as crianças e entre elas. Para que se construa um ambiente de confiança, cooperação e autonomia, as formas de agir dos professores precisam estar pautadas por firmeza, segurança e uma relação afetiva forte com as crianças. A respeito dessa dinâmica de trabalho, seguem algumas formulações. Reconheça se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, marque a alternativa que contem a resposta correta, observando a sequência.

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F, F.
  • C. F, V, V, F, F.
  • D. F, V, V, V, F.
  • E. V, V, V, F, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...