Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere:

I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante.

II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.

III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos.

IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. II e IV.

Para que seja possível por em prática uma proposta pedagógica fundamentada em pressupostos teóricos sólidos de modo a atingir suas metas educativas, algumas diretrizes que orientam a organização do espaço e a exposição dos materiais pedagógicos seguem listadas nas alternativas, EXCETO.

  • A. O trabalho pedagógico se desenvolve no espaço de toda a escola e também fora dela (nos passeios e visitas, por exemplo).
  • B. O espaço da escola deve ser seguro e deve favorecer a ampla circulação das crianças, tanto nas salas de aula, quanto no pátio externo, na sala de refeições, banheiros, etc. é fundamental que as crianças conheçam o espaço e nele se movimentem livre e organizadamente.
  • C. A organização da sala visa, pois, viabilizar que as atividades planejadas por professores e crianças se desenvolvam de maneira flexível, criativa e cooperativa. Essa organização não é estática: novos materiais vão sendo introduzidos ou antigos são rearrumados a fim de melhor atender a esse critério. É importante, também, que as próprias crianças sejam as responsáveis pela manutenção e conservação da sala e de seus materiais.
  • D. Na sala de aula, os materiais pedagógicos precisam estar fora do alcance das crianças, para que o professor não perca o controle da turma e possa ir introduzindo gradativamente esses materiais conforme o conteúdo ministrado. É importantíssimo manter a organização e a disciplina. Por isso os materiais devem ficar dispostos em estantes, de preferência fechadas, resguardando assim a necessária autoridade docente.
  • E. O ambiente da sala deve favorecer a mobilidade e iniciativa das crianças, promovendo a realização das atividades de forma coletiva e organizada, e, simultaneamente, possibilitando a exploração e a descoberta.

Em se tratando de práticas avaliativas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, leia a formulação em destaque e identifique a alternativa que CONTRARIA o seu sentido.

  • A. Não são apenas as crianças que crescem e aprendem. Todos constroem conhecimentos e nesse processo, têm dúvidas e dificuldades, fazem progressos e reestruturam suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.
  • B. É necessário que a clássica forma de avaliar buscando os “erros” e os “culpados” seja substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o nosso trabalho.
  • C. Em nome da qualidade do processo educativo, a criança deve ser por excelência o objeto da avaliação, sem que com isso se revele a estrutura de poder e autoridade da grande maioria das instituições educativas. Deve-se considerar que é o adulto que pode avaliar as crianças por sua pouca idade, assegurando inclusive que as crianças das classes populares sejam avaliadas a partir dos modelos de classe média, atenuando a visão preconceituosa e estereotipada.
  • D. Todos são objeto e sujeito da avaliação: professores, equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha e conservação, crianças, pais.
  • E. O desempenho e as atitudes das crianças na creche ou na escola são extremamente influenciados pelas atitudes dos professores e pelo próprio contexto escolar, que é determinado pelos objetivos, normas e práticas da equipe técnico-pedagógica.

Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências, o planejamento assumiu uma função essencialmente burocrática e de controle do trabalho alheio, tanto no âmbito da organização dos sistemas de ensino, quanto no interior de nossas escolas. Esse modelo de planejamento burocratizado se sustenta

  • A. na divisão do trabalho, na fragmentação da ação educativa e em concepções de caráter predominantemente instrumental e técnico do planejamento.
  • B. na gestão democrática da educação que implica no planejamento participativo e no fortalecimento dos processos mais que dos produtos.
  • C. no conhecimento técnico-político dos procedimentos de organização e em práticas participativas para aprovação do plano proposto.
  • D. na concepção neoliberal da educação e da escola que zela pela construção da liberdade profissional e autonomia institucional.
  • E. na perspectiva da função de mediador e articulador do trabalho coletivo na educação, em seus diferentes níveis, empoderando os agentes.

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Modelo piramidal e rede de tópicos são elementos da organização dos conteúdos de ensino: o primeiro permite selecionar componentes diversos em torno de um projeto concreto; o segundo tem, na estrutura curricular, uma base comum para todos os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Para desenvolver as competências e as habilidades desejadas nos alunos, o professor deve utilizar os objetivos de ensino presentes no planejamento de conteúdo como um guia de ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. A ação de planejar é crucial para o trabalho do professor. Uma fase árdua do planejamento do ensino é a delimitação dos objetivos, momento em que não há a participação dos alunos, visto que essa tarefa cabe unicamente ao professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Plano, programa e projeto são documentos componentes do planejamento sistematizado: o projeto é o mais abrangente deles e engloba o plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue os itens que se seguem. Para obter êxito com a utilização dessa metodologia, o pesquisador deverá ser originário do grupo investigado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Acerca dessa ciência, assinale a afirmativa correta.

  • A. A experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência do professor.
  • B. Na aprendizagem são sensíveis a estímulos da natureza externa, mas são os fatores de ordem interna que os motivam para a aprendizagem.
  • C. A motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de estímulos externos ao sujeito, como é o caso das classificações escolares e das apreciações do professor.
  • D. A disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como fundamento critérios e objetivos internos à lógica escolar, ou seja, a finalidade de obter êxito e progredir em termos escolares.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...