Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Educação Infantil, ao se desenvolver temáticas atinentes à relação ao cuidado e às relações humanas espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos que lhes permitam ser capazes de:

  • A. Conhecer e compreender a música e a dança como arte, linguagem e patrimônio cultural da humanidade.
  • B. Desenvolver a capacidade de se auto-organizar e organizar o ambiente
  • C. Ampliar o universo sonoro, tendo acesso a um repertório diversificado que inclua vários gêneros e estilos.
  • D. Apropriar-se dos gestos, hábitos e costumes da sua cultura, significando-os.

Ao pretender abordar o campo da matemática com alunos da Educação Infantil um professor deve selecionar saberes e conhecimentos da seguinte natureza:

  • A. Percepção de fenômenos biológicos como: crescimento e envelhecimento.
  • B. Instruções e formas de resolver problemas e conflitos entre colegas.
  • C. Percepção de fenômenos químicos como: matéria, transformação, mistura, e fusão.
  • D. Utilização da terminologia da linguagem matemática.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de quatro a cinco anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Consegue usar a tesoura, corta papel.
  • B. Seu sistema visual é limitado, portanto só enxerga algum objeto ou alguém se estiver bem próximo a ele.
  • C. Abre e fecha as mãos, leva-as à boca e suga os dedos.
  • D. Fica na postura de bruços e se apoia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.

Na Alfabetização Matemática de crianças é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “Localização e Caminhos”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • A. Representar quantidades de diferentes maneiras.
  • B. Interpretar as expressões “para a esquerda”, “para a direita”, “para cima” e “para baixo”.
  • C. Associar uma quantidade de elementos à sua representação numérica.
  • D. Ler e escrever os números naturais de 0 a 10 com algarismos e por extenso

Para desenvolvimento da linguagem oral da criança o Professor de Educação Infantil poderá se valer da seguinte estratégia pedagógica:

  • A. Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição.
  • B. Tomar banho de sol.
  • C. Conhecer as principais famílias de instrumentos musicais.
  • D. Brincar de esconde-esconde (cadê? Achou!).

Na Alfabetização Matemática de crianças, ações e operações mentais como representar graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos gráficos, etc.) os objetos, situações, sequências, fenômenos e acontecimentos, estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:

  • A. Competências de nível básico.
  • B. Competências de nível operacional.
  • C. Competências emocionais
  • D. Competências de nível global.

Nos jogos, como forma de envolvimento, pode-se, antes de tudo, diferenciar as ocasiões sociais em que a criança é chamada a participar em ocasiões estruturadas e formais e em ocasiões informais. São situações em que é possível distinguir claramente entre envolvimentos dominantes e secundários. Em se tratando de envolvimento nos jogos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência correta é

  • A. I, II e III.
  • B. II, I e III.
  • C. II, III e I.
  • D. III, II e I.

São dificuldades encontradas pelo professor-moritor em utilizar o portfólio como forma de avaliação, exceto

  • A. a leitura diária.
  • B. o costume de avaliar suas próprias produções.
  • C. a preocupação em ter um "modelo" pré-estabelecido.
  • D. a compreensão do que pode e do que não pode ser incluído.

Analise a tira a seguir.

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.

  • A. Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • B. Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade merecem uma reação crítica.
  • C. Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • D. Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem sofrer uma reação crítica
  • E. Os discursos ideológicos veiculados na sociedade em nada se relacionam com a prática docente.

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

Está correto o que afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...