Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A liderança visa à consecução de um ou mais objetivos específicos: o líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela instituição. Os estilos mais comuns de lideranças são:

1. Autocrática.

2. Liberal.

3. Democrática.

4. Situacional.

Considerando os estilos de liderança, relacione adequadamente com as características citadas a seguir.

( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

( ) Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo.

( ) Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos.

( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 2, 3, 4, 1.

Oliveira (2007) “define grupo como um conjunto de pessoas reunidas para realizar objetivos, estabelecendo relações de interdependência e criando identidade própria. O objetivo em comum é o elo que orienta a formação dos grupos”. São importantes características dos grupos, EXCETO:

  • A. As forças contraditórias que regulam a coesão do grupo.
  • B. A presença de interações afetivas de inúmeras naturezas.
  • C. A necessidade de diversificação das regras para a organização do grupo.
  • D. A criação do campo grupal que garante o intercâmbio e a partilha de experiências.

De acordo com Borges (1999), a chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. As TICs oferecem uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O computador é explorado pelo professor em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo.

II. O computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se criem novos modelos metodológicos e didáticos e, principalmente, que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade.

III. O computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. A utilização do computador como a ferramenta pedagógica auxilia no processo de construção do conhecimento.

IV. A função do aparato tecnológico educacional é a de ensinar. Isso significa que o professor deixa de ser o único repassador de conhecimento; o aluno ganha a autonomia, e o computador é o instrutor do processo de desenvolvimento intelectual do aluno.

V. A utilização das TICs na escola trabalha apenas com os elementos da educação não formal, beneficiando o aspecto prático dos meios não formais. As ferramentas computacionais, especialmente a internet, podem ser um recurso rico em possibilidades.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II, IV e V, apenas.
  • D. I, II, III e IV, apenas.

A adoção Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC em sala de aula traz para os educandos muitos caminhos a percorrer e, para isso, é necessária a presença do professor, pois é ele quem irá dinamizar todo este novo processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessa ferramenta. Entre as vantagens potenciais desta modalidade na escola, está no fato desta, EXCETO:

  • A. Não vê o erro como fracasso, pois o computador não é um instrumento autônomo, precisa de comandos para poder funcionar.
  • B. O desenvolvimento do foco de atenção-concentração é prejudicado, pois o instrumento não favorece a expressão emocional.
  • C. Estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois diante de uma situação-problema é necessário que o aluno analise os dados apresentados.
  • D. Favorece o levantamento de hipóteses e estabelecimento de estratégias e seleção dados para a solução e busca de diferentes caminhos para seguir.

Existem diferentes dimensões de avaliação e todas estão envolvidas pela tomada de decisão. Considerando as avaliações do sistema, a institucional e em sala de aula, analise as características a seguir.

I. Baseada nos conjuntos dos alunos, tratados em conjunto.

II. Possui natureza classificatória e é realizada periodicamente.

III. Possui natureza formativa e somativa.

IV. Baseada na relação professor/aluno.

V. Realizada para poucos alunos, ou seja, apenas a turma na sala de aula.

Com relação à avaliação institucional, estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

Um Professor de Educação Infantil que se propõe desenvolver atividades no campo da Arte, da linguagem plástica e visual deve se atentar a que procedimento didático?

  • A. Propor atividades de culinária em que as crianças têm de ouvir o passo a passo da receita para depois desenvolvê-la.
  • B. Priorizar o trabalho com o faz de conta.
  • C. Possibilitar o acesso das crianças a livros, imagens, filmes, fotografias, cenários naturais, pinturas, colagens, esculturas, gravuras, ilustrações e desenhos.
  • D. Possibilitar que as crianças brinquem e contem sobre suas brincadeiras.

Na Educação Infantil, um Professor possibilita desenvolvimento da linguagem oral da criança através da seguinte ação pedagógica:

  • A. Identificar dados apresentados de maneira organizada na forma de tabelas e gráficos (barra e pictórico).
  • B. Ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive.
  • C. Compreender e utilizar os instrumentos convencionais e não convencionais de medida como formas de comparar quantidades contínuas e descontínuas.
  • D. Desenvolver a linguagem matemática, utilizando formas convencionais e não convencionais de registro para representar os conhecimentos matemáticos.

Com relação à didática, é correto afirmar que

  • A. desde o seu surgimento, a didática tornou fundamento da prática educativa, constituindo-se num conjunto de conhecimentos que interliga a teoria e a prática educativa.
  • B. investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino, ocupa-se dos métodos, conteúdos e organização da aula. Ela oferece embasamento para a relação ensino-aprendizagem, eliminando a dicotomia entre teoria e prática.
  • C. fundamenta a ação docente; é através dela que a teoria e a prática se consolidam de forma viável e eficaz, pois ela se ocupa do processo de ensino nas várias dimensões, não se restringindo à educação escolar, mas investiga e orienta a formação do educador na sua totalidade.
  • D. a dissociação entre teoria e prática possibilita os profissionais da educação articular a prática em proveito da teoria. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a criar a espontaneidade e a praticidade nas práticas escolares. Nesse sentido, a didática visa a contribuir para essa concepção ambígua de intera

Acerca da interdisciplinaridade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • B. Essa prática visa a eliminação de disciplinas, pois o conhecimento é um fenômeno com dimensões restritas.
  • C. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de superar a visão mecânica e linear e reconstituir a unidade do objeto, que a fragmentação dos métodos separou.
  • D. O imprescindível é que se criem práticas de ensino, visando o estabelecimento da dinamicidade das relações entre as diversas disciplinas e se aliem aos problemas da sociedade. Isso ocorrerá por intermédio da construção lenta e gradual.

Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado. 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. somativa / somativa / formativa
  • B. somativa / formativa / somativa
  • C. formativa / somativa / formativa
  • D. formativa / formativa / somativa
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...