Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam
o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.
o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.
a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos
a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.
a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A educação inclusiva centra o processo de avaliação na forma como o aluno aprende e na qualidade do que é aprendido.
A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História
do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.
do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.
oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.
contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.
com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação denominada diagnóstica trata de descrição e julgamento dos alunos, expressando níveis de aproveitamento em notas ou conceitos.
Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com
Língua Portuguesa e Geografia.
Arte e Meio Ambiente.
Saúde e História.
Educação Física e Ciências Naturais.
Pluralidade Cultural e Matemática.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação somativa visa à verificação de interesses, possibilidades e problemas específicos de aprendizagem dos alunos.
O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam
orientados e condicionados.
observados e analisados.
valorizados e respeitados.
disciplinados e modelados.
incentivados e dirigidos.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação formativa favorece o desenvolvimento da autocrítica.
A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como
representação de uma simbologia africana.
estereótipo de diferentes grupos sociais.
símbolo de aculturação e recriação temporal.
fator de identidade de grupos e indivíduos.
momento de celebração social e cultural do grupo.
71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como
prática de resistência cultural da herança africana.
celebração da vitória dos mouros contra cristãos.
batida marcante do som da marimba e do atabaque.
culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.
levantamento do mastro para São Benedito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...