Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam

  • A.

    o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.

  • B.

    o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.

  • C.

    a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos

  • D.

    a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.

  • E.

    a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.

Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A educação inclusiva centra o processo de avaliação na forma como o aluno aprende e na qualidade do que é aprendido.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História

  • A.

    do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.

  • B.

    do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.

  • C.

    oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.

  • D.

    contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.

  • E.

    com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.

Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A avaliação denominada diagnóstica trata de descrição e julgamento dos alunos, expressando níveis de aproveitamento em notas ou conceitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com

  • A.

    Língua Portuguesa e Geografia.

  • B.

    Arte e Meio Ambiente.

  • C.

    Saúde e História.

  • D.

    Educação Física e Ciências Naturais.

  • E.

    Pluralidade Cultural e Matemática.

Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A avaliação somativa visa à verificação de interesses, possibilidades e problemas específicos de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam

  • A.

    orientados e condicionados.

  • B.

    observados e analisados.

  • C.

    valorizados e respeitados.

  • D.

    disciplinados e modelados.

  • E.

    incentivados e dirigidos.

Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A avaliação formativa favorece o desenvolvimento da autocrítica.

  • E. Errado
  • C. Certo

A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como

  • A.

    representação de uma simbologia africana.

  • B.

    estereótipo de diferentes grupos sociais.

  • C.

    símbolo de aculturação e recriação temporal.

  • D.

    fator de identidade de grupos e indivíduos.

  • E.

    momento de celebração social e cultural do grupo.

71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como

  • A.

    prática de resistência cultural da herança africana.

  • B.

    celebração da vitória dos mouros contra cristãos.

  • C.

    batida marcante do som da marimba e do atabaque.

  • D.

    culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.

  • E.

    levantamento do mastro para São Benedito.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...